sábado, 30 de julho de 2011

Inscrições abertas para o concurso Vozes da Igreja

vozesdaigreja2011Estão abertas as inscrições para o concurso “Vozes da Igreja”, de canções em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Em sua 5ª edição, o concurso, realizado pela Rede Aparecida de Comunicação, traz uma novidade, que é a premiação a de um caro zero quilômetro à paróquia vencedora.
“Outra grande novidade é a nossa ‘garota-propaganda’, Dona Jandira, que fez muito sucesso com o público no ano passado e está de volta nesta edição com sua alegria contagiante”, conta o padre Josafá Moraes, diretor de programação da Rede Aparecida e diretor do programa Vozes da Igreja.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.vozesdaigreja.com, até dia 23 de setembro, período que inclui a inscrição e o envio de todos os documentos descritos no regulamento.
O “Vozes da Igreja” tem como objetivo principal unir as comunidades paroquiais para que seus músicos mostrem seus talentos e ainda concorram a um prêmio.
A final do concurso será transmitida pela TV Aparecida, no dia 3 de dezembro, com a participação das bandas pré-selecionadas de acordo com as etapas do concurso e atrações musicais do meio católico.
O projeto Vozes da Igreja nasceu a partir do Festival de Música Mariana, promovido pelo Santuário Nacional. Com a vinda do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, decidiu-se fazer um evento de maior repercussão, criando o “Vozes da Igreja”.
Dúvidas e informações entre em contato com os organizadores do evento, no endereço vozesdaigreja@tvaparecida.com.br .

Fonte: CNBB

Semana Nacional da Família 2011 ressalta a “Família, Pessoa e Sociedade”

HORA-DA-FAMILIA-2011Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Semana Nacional da Família”.
Este evento, que acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional, tem como tema, neste ano de 2011 “Família, Pessoa e Sociedade”.
Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, intitulado "Hora da Família", que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação, que completa 15 anos, traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.
Segundo dom Petrini, a Semana Naciona da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini.
Segundo o "Hora da Família 2011", os participantes do evento pretendem externar publicamente o seu apreço à família.
“O papa bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano. Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém, com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e de insegurança”, disse o arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Brandes, na apresentação do subsídio. Dom Orlando foi presidente da Comissão até maio desse ano.
Além da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, o interessado em adquirir o subsídio pode acessar o site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, no endereço www.cnpf.org.br ou no telefone: (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material também pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

7º Encontro Mundial das Famílias

O papa Bento XVI escolheu, no dia 22 de janeiro de 2009, a cidade de Milão, Itália, como sede do próximo Encontro Mundial das Famílias. O tema do evento será “A Família, o Trabalho e a Festa”.

Fonte: CNBB

terça-feira, 26 de julho de 2011

Campina Grande em Santidade: show do Ministério Adoração e vida

Como já acontece todos os anos, no mês de julho, o Ministério Adoração e Vida realiza uma turnê por várias cidades do Nordeste. Este ano a Turnê Adoração e Vida passará pela Paraíba, realizando seu mais novo show aqui em Campina Grande no próximo dia 30 de julho. Os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Bahia também estão incluídos na turnê.

Aqui em Campina o show será realizado no Spazzio, no bairro do Catolé e está previsto para as 19h. Os ingressos antecipados custam R$ 15,00 e estão sendo vendidos no Spazzio, na Banca do Orlando, Farmácia Dias, Livraria Redentorista, Livraria das Comunidades e Livraria Pão da Palavra.
O “Campina Grande em Santidade”, nome da turnê, é uma promoção da Paróquia Santissimo Salvador.

Fonte: Pascom Diocesana

Mais 6 diáconos serão ordenados Sacerdotes em Campina Grande


Diáconos Adeildo, Isaías, Naelson, Aldevan, Antoniel e Bruno

 No próximo dia 4 de agosto, quinta-feira, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Catolé, a Diocese de Campina Grande terá a graça de acolher 6 novos sacerdotes. Os diáconos Adeildo, Antoniel, Bruno, Isaías, José Aldevan e Naelson receberão o segundo grau do Sacramento da Ordem pela imposição das mãos e oração Consecratória do Bispo Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha. A Solene Celebração está marcada para as 17h e terá transmissão ao vivo pela Rádio Caturité (AM 1050 e www.radiocaturite.com.br).
A celebração se reveste de simbolismo e, para estes jovens diáconos, é uma data também muito especial, pois no dia 4 de agosto é celebrado o dia de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes e do Seminário Diocesano de Campina Grande, onde eles se prepararam durante tantos anos, tornado-se seu lar.
Os futuros sacerdotes foram ordenados diáconos no dia 6 de janeiro deste ano, ocasião em que foram celebrados os 15 anos de Ordenação Episcopal de Dom Jaime. A Diocese ainda conta com os diáconos Gleidimar e Hebert, que serão ordenados presbíteros logo em breve.

Confira onde e quando serão celebradas as primeiras missas dos neo-sacerdotes:

Pe. Adeildo da Silva Ferreira:
Igreja de Santa Terezinha – Massaranduba.
Dia 7 de agosto às 19h30

Pe. Antoniel Batista dos Santos
Igreja de N. Sra. do Bom Conselho – Esperança.
Dia 6 de agosto às 19h30

Pe. Bruno Costa de Medeiros
Igreja da Sagrada Família – Campina Grande.
Dia 9 de agosto às 19h30

Pe. Isaías Rodrigues dos Santos
Igreja Catedral de N. Sra. Da Conceição – Campina Grande.
Dia 7 de agosto às 10h

Pe. José Aldevan Guedes Pereira
Igreja de N. Sra. Do Rosário – Aroeiras.
Dia 5 de agosto às 19h30

Pe. Naelson dos Santos Moura
Igreja de Nossa Senhora das Dores – Monteiro.
Dia 11 de agosto às 19h30

Fonte: www.diocesedecampinagrande.org

26 de Julho - Dia dos Avós



S abem por que estamos aqui?
A o vovô e à vovó viemos homenagear:
L ouvamos a Deus por suas vidas,
V amos com todo o carinho os abraçar,
E lês são para nós verdadeiro tesouro!

D ia e noite aos filhos e netos se dedicam,
I ntercedendo a Deus por todos nós.
A mor de Vô e de Vó não tem igual!

D oce ternura vemos no seu olhar,
O caminho certo nos ensinam a trilhar,
S abios conselhos sempre têm para dar.

A o Senhor fazemos hoje esta petição:
V em abençoar todos os vovôs e vovós,
O coração lhes enche de alegria,
S aúde e paz dá-lhes em profusão!

Autor: (Desconhecido)

Fonte:www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=13id=1313 


Dia 26 de Julho - Dia de São Joaquim e Sant'Ana


Santa Ana e São Joaquim
 
Viveram no primeiro século e sua festa é celebrada no leste no dia 9 de setembro. A tradição dá o nome de Joaquim e Ana (significa graciosa em hebreu) aos pais da Virgem Maria (Luc 3:23) .
São João Damasceno exorta Joaquim e Ana como modelos de pais e esposos cujo principal dever era educar seus filhos. São Paulo diz que a educação dos filhos pelos pais é sagrada.
A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Anna quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado, (não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade). Um dia o padre do templo recusou a oferta de Joaquim de um cordeiro e Joaquim foi para o deserto e jejuou e rezou por 40 dias. O Pai de Ana teria sido um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Anna. Após o casamento de sua filha com Joaquim tambem ficou triste de não terem sido agraciados com netos. Ana chorava e orava a Deus para atende-la. Um dia ela estava orando e um anjo disse a ela que Deus atenderia as suas preces. Ela estava sob uma árvore pensando que Joaquim a havia abandonado(ele estava no deserto). O anjo disse ainda que o filho que teriam seria honrado e louvado por todo o mundo. Anna teria respondido; "Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida."
O anjo disse a ela para ir correndo encontrar com o seu marido o qual, em obediência a outro anjo, retornava com o seu rebanho. Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Anna deu a luz a Maria quando ela tinha 40 anos. É dito que Anna cumpriu a sua promessa e ofereceu Maria a serviço de Deus, no templo, quando ela tinha 3 anos. De acordo com a tradição ela e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim morreu logo após ver o seu Divino neto presente no templo de Jerusalém.
O Imperador Justiniano construiu em Constantinopla, uma igreja em honra de Santa Anna lá pelo anos de 550.Seu corpo foi trasladado da Palestina para Constantinopla em 710 e algumas porções de suas relíquias estão dispersas no Oeste. Algumas em Duren (Rheinland-Alemanha), em Apt-en-Provence, (França) e Canterbury (Inglaterra).
O culto litúrgico de Santa Ana apareceu no sexto século no leste e no oitavo século no Ocidente. No século décimo a festa da concepção de Santa Anna era celebrada em Nápoles e se espalhou para Canterbury lá pelos anos de 1100 DC e daí por diante até século 14, quando o seu culto diminui pelo crescente interesse pela sua filha, a Virgem Maria.

O culto a Santa Ana chegou a ser até atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, um objeto favorito dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1582.
São Joaquim tem sido honrado no Leste desde o início e no Ocidente desde o 16° século e imagens do culto a São Joaquim começaram no ocidente nas Comunas e nos Arcos em Veneza que datam do século 6°.

A Imaculada Concepção de Maria é comemorada no dia 8 de dezembro e o nascimento da Virgem Maria, nove meses depois, ou seja no dia 8 de Setembro.
A festa de São Joaquim era celebrada, no Ocidente no dia 16 de agosto.
Agora, ambos são comemorados no dia de Santa Ana - 26 de julho.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diocese recebeu, na manhã do último sábado, a imagem de N. Sra. das Neves

Na manhã de sábado dia 23 de julho, a Diocese de Campina Grande recebeu a Imagem peregrina de Nossa Senhora das neves. Ela foi trazida pelo Pe. Rui Braga, pároco da Basílica das Neves em João Pessoa, acompanhado de uma caravana de leigos e devotos.
O Bispo diocesano de Campina Grande, Dom Jaime, e o Pe Márcio, Pároco da Catedral, fizeram a acolhida e conduziram o momento de oração que ainda contou com participação do Diác. Isaias e de muitos fiéis que estiveram na catedral para acolher a padroeira da Paraíba.
A Diocese preparou uma programação na catedral para o dia todo com oração do ofício, visitação e missa as 16:00h.
Após a celebração Eucarística da tarde a Imagem segue para a Diocese de Guarabira, onde fica durante o domingo.
A Visita desta Imagem peregrina se dá pelas comemorações dos 426 anos da festa das neves na Arquidiocese da Paraíba. Como também em preparação as celebrações dos 100 anos da Arquidiocese. O dia de N. Senhora das Neves é celebrado no dia 05 de agosto.

Fonte: Pascom Diocesana

domingo, 24 de julho de 2011

Diocese organiza Campanha de Solidariedade

A Diocese de Campina Grande promove de 23 a 31 de julho, a Campanha de solidariedade aos atingidos pelas chuvas. A campanha tem como lema: “Se a chuva destrói a solidariedade constrói.” Ela será lançada oficialmente neste sábado dia 23 de julho, às 16h00, na celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha, esta celebração também marca a passagem da imagem de Nossa Senhora da Neves (Padroeira da Paraíba), por Campina Grande.
A campanha tem como meta arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados e materiais de construção. Os postos de arrecadação são as secretarias paroquiais e a cúria Diocesana, que fica na Rua Afonso Campos, 251, por trás da Catedral.  As doações serão entregues as vitimas das enchentes.
Doações em dinheiro poderão ser feitas no Banco do Brasil C/C - 11951-2; Agência - 1634-9, em nome da Mitra diocesana de Campina Grande. Mais Informações: 3321 4199.
Pastoral da Comunicação

Santa Sé divulga programa da Viagem Apostólica de Bento XVI à Alemanha


bento_viagemNos próximos dias 22 a 25 de setembro, o papa Bento XVI embarcará para a sua 21ª Viagem Apostólica e a quarta ao seu país, a Alemanha, desde que se tornou papa, em 2005. O título da viagem é “Onde estiver Deus, há futuro”.
Já foi divulgado o programa oficial da viagem. Além da capital Berlim, o Bento XVI passará pelas cidades de Erfurt, Etzelsbach, Lahr e Freiburg. Em Berlim, o papa vai aterrissar no aeroporto de Berlim Tegel, onde acontecerá a cerimônia de boas vindas. No mesmo dia 22, estão agendados encontros com o presidente da Alemanha, Cristian Wulff e com a chanceler Angela Merkel. À tarde, antes do encontro com representantes da comunidade judaica, Bento XVI visitará o Parlamento Alemão onde fará um discurso. O primeiro dia de visita terminará com uma missa no Estádio Olímpico de Berlim.
O segundo dia será marcado por um encontro com representantes da comunidade muçulmana antes da partida para Erfurt, no centro do país. Lá, o pontífice se encontrará com membros da Igreja Evangélica Alemã. Em seguida, haverá uma celebração ecumênica. No final da tarde, ele seguirá rumo à cidade de Etzelsbach, onde celebrará as Vésperas marianas. Logo depois, retornará para Erfurt.
No penúltimo dia de viagem, 24 de setembro, Bento XVI presidirá missa na Domplatz. Ao final, seguirá para a cidade de Lahr, próximo à fronteira com a França e de lá partirá para Freiburg. A primeira visita será à Catedral da cidade e, na Münsterplatz, a praça principal da cidade, o papa fará uma saudação à população. Em seguida, visitará o ex-chanceler Helmut Kohl. Na agenda estão ainda encontros com os representantes da Igreja Ortodoxa, com seminaristas, com o Conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães e, por fim, Vigília de Oração com os jovens.
No domingo, dia 25, o papa começará a se despedir da Alemanha com Santa Missa no aeroporto de Freiburg, onde também conduzirá o Angelus. Antes de voltar para Roma, recebe os juízes da Corte Constitucional. No final do dia, haverá cerimônia de despedida no aeroporto de Lahr.

Muticom: Do Rio de Janeiro para Natal


MuticomRJequipenatalO 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação já tem data e local. Será de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, em Natal, no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, ao declarar encerrado, na noite desta sexta-feira, 22, o 7º Mutirão, realizado desde o dia 17 na PUC-Rio.
A sessão de encerramento começou pouco depois das 20h, no Ginásio da PUC, após uma missa presidida por dom Orani, na capela da universidade. No início da sessão, a Irmã Maria Alba fez breve avaliação do Mutirão.
Uma grande equipe veio de Natal ao Rio de Janeiro para participar e observar a dinâmica do Muticom já se preparando para acolher o próximo encontro. O coordenador da equipe, padre Edilson Soares Lopes, assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação de Natal, recebeu das mãos de dom Orani um tablet com todas as informações do 7º Muticom.
“Estamos recebendo com alegria esta função para sediarmos o 8º Mutirão que será na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Somos conscientes de que sediar o Mutirão implica um empenho muito grande e o envolvimento de muita gente”, disse padre Edilson. Ele enfatizou que ter consciência de que a responsabilidade do Muticom é da CNBB e que a arquidiocese de Natal fará tudo pelo êxito do próximo mutirão.MuticomRJBeijaFlor
Dom Orani agradeceu aos organizadores do 7º Muticom e recordou o compromisso dos participantes. “Espero que todos levem o entusiasmo e a alegria deste Mutirão para suas comunidades. O que aprendemos aqui reverta para o bem de todos e do anúncio de Jesus Cristo”, sublinhou.
Os que ficaram para o encerramento do Mutirão foram brindados com a apresentação da bateria da escola de samba Beija-Flor.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Muticom debate imagem da Igreja na mídia

MuticomRJErlanger1O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, abriu o ciclo de debates do primeiro painel do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na manhã desta segunda-feira, 18, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O encontro começou na noite de ontem e reúne mais de 800 comunicadores de todo o país.
Erlanger fez uma análise da presença da Igreja na mídia. Ele chamou a atenção para necessidade da Igreja trabalhar sua imagem na mídia. “Qualquer trabalho de comunicação precisa fazer trabalho de imersão para saber como a gente quer ser visto”, disse. “A Igreja tem que ter um centralismo democrático. Como a Igreja quer ser vista? Isso precisa circular em todos os grupos”, acrescentou.
MuticomRJErlanger2Com dados que apontam palavras e sites católicos mais acessados, Erlanger criticou a falta de conexão entre os sites católicos.  Ele chamou a atenção também para a necessidade de que sejam corrigidos erros presentes na rede mundial de computadores em relação à Igreja.
“Erros factuais precisam ser corrigidos. A situação da Santa Igreja nas redes sociais é preocupante porque seus detratores falam sem qualquer reação da instituição”, ressaltou.
Segundo Erlanger, os sites de conteúdo católico são, em primeiro lugar, o catolico.org.br; em segundo, igreja-catolica.com; em terceiro, igrejacatolicacarismatica.org.br. “Não é o da CNBB que aparece em primeiro lugar”, criticou.
Erlanger concluiu sua intervenção insistindo que a Igreja precisa trabalhar em rede. “Precisamos aprender a fazer redes. A Igreja Católica era a maior rede do mundo”, observou.
O Muticom, criado em 1998, é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela Arquidiocese e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Este ano discute o tema “Comunicação e vida: diversidade e mobilidades”.
Fonte: CNBB

Comunidade Remidos no Senhor promove o V Levanta-te!

A Comunidade Remidos no Senhor promove nos dias 23 e 24 de julho o 5º Levanta-te, com o tema “O meu povo há de fartar-se de meus bens” (Jer 31,14b).O evento será realizado no Clube Campestre em Campina Grande-PB.
O Levanta-te é um encontro de evangelização, que busca através de pregação e oração ministrada por cura e libertação promover o encontro pessoal com Cristo levando os participantes a descobrirem o sentido de uma Vida Nova.
Além de Frei Josué (ministeriado em Cura e Libertação, da Ordem dos Frades menores conventuais da Província de Brasília-DF), o evento contará com a presença da fundadora da Comunidade Remidos, Alessandra Freitas, e do formador geral da Comunidade, Ronaldo José.
O encontro começa no sábado (23/07) às 8h30. Durante o evento acontecerão momentos de louvor, de oração, de pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Santa Missa. A entrada é franca.
E se você quer vir para o Levanta-te mas precisa de hospedagem? Ligue para (83) 3322 5403
5º Levanta-te – Encontro por Cura e Libertação
Data: 23 e 24 de julho de 2011
Local: Clube Campestre
Av.Elpídio de Almeida, 2350, Catolé
Entrada Franca
Mais informações: (83) 3322 5403

Fonte: Comunidade Remidos no Senhor

Cardeal dom Cláudio Hummes é nomeado membro da Pontifícia Comissão para a América Latina

humesclaudioO prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes ,foi nomeado nesta terça-feira, 19, pelo papa Bento XVI, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).
Além dele, o pontífice nomeou outros membros para a CAL: o arcebispo emérito de Santiago do Chile, cardeal dom Francisco Javier Errázuriz Ossa; o arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, cardeal dom Julio Terrazas Sandoval; o arcebispo de di Tegucigalpa, em Honduras, cardeal dom Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga; e o arcebispo de Lima, no Peru, cardeal dom Juan Luis Cipriani Thorne.
Bento XVI nomeou Conselheiro da CAL, o chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e Ciências Sociais, dom Marcelo Sánchez Sorondo.

Dom Cláudio Hummes
O cardeal dom Cláudio Hummes é frade franciscano e nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo.
Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, na Cúria Romana. Sua renúncia do cargo foi apresentada por limites de idade e aceita no dia 7 de outubro de 2010.

Fonte: CNBB

terça-feira, 19 de julho de 2011

A comunidade Santo Antônio convida todos os paroquianos para a Santa Missa mensal na referida capela.
Nesta Quarta - Feira 20/07, ás 19:30.
Agradecem os coordenadores.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Reunião marca uma das últimas etapas para a Jornada Mundial da Juventude

JMJ-2011Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri tiveram sua terceira reunião formativa com representantes de mais 50 embaixadas credenciadas na capital espanhola. Neste encontro os organizadores transmitiram as informações sobre os últimos detalhes da JMJ, a pouco mais de um mês da sua realização.
Representantes do Brasil, Cabo Verde, Croácia, Noruega, Gana, Islândia, Haiti e Tailândia, entre outros, participaram dessa sessão informativa, a fim de contribuir para o melhor desenvolvimento da Jornada.
"Às vésperas deste encontro, agradeço-lhes pela colaboração. O seu papel é indiscutível neste evento de caráter internacional", destacou o coordenador geral da jornada, dom César Franco, aos representantes dos países.
Até o momento, foram inscritos mais de 440 mil jovens na JMJ, de 182 países. Os 10 países com maior número de inscritos são: Itália, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Portugal, México, Polônia e Argentina. Do continente africano, os países com mais jovens inscritos são África do Sul e Nigéria; da Ásia, Filipinas; e da Oceania, a Austrália.
A internacionalidade desse evento também se reflete no site oficial da Jornada, traduzido em 13 idiomas, e nos perfis oficiais no Facebook, que estão disponíveis também em 13 línguas.

Aberto o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

MuticomRJpovoA objetividade e pontualidade marcaram a abertura do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no início da noite deste domingo, 17, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Declaro abertas as atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, pontualmente às 18h30. “Que o Cristo Redentor derrame suas bênçãos sobre todos”, acrescentou.
O mutirão deve reunir cerca de mil comunicadores de todo o país até a próxima sexta-feira. Ele é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio, com apoio do Regional Leste 1 da CNBB.
Mesa_com_participantes_2A mesa de abertura foi composta, além do arcebispo do Rio, pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli; pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; pelo reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira; pelo coordenador geral do Mutirão, padre Omar Raposo; pelo vigário episcopal para as comunicações da arquidiocese do Rio, padre Marcos Willian Bernardo; pelo diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, e pelo conferencista da noite, mons. Dario Viganò, professor da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Entoados os hinos Pontifício e Brasileiro por um grupo dos Arautos do Evangelho, houve breve saudação dos componentes da mesa. “Desejo frutuoso mutirão para todos. Renovo, mais uma vez, minha alegria de estar com vocês para compartilhar a comunhão”, disse dom Claudio Maria Celli.
O presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exortou os participantes a “escancararem as portas do coração a Cristo”, colocando-se como “discípulos missionários de Cristo para o anúncio do evangelho potencializado com os meios que estão disponíveis”.
Já o reitor da PUC destacou o papel da universidade no Mutirão lembrando a importância do mundo acadêmico. “É preciso trabalhar com racionalidade os valores do evangelho para estejam presentes em nossos processos comunicativos”, sublinhou.
Para o diretor acadêmico do Muticom, Miguel Pereira, o mutirão é resultado de um trabalho conjunto de muitas pessoas. “Aqui vamos discutir o que queremos de comunicação para a Igreja. Cada um de nós é linguagem. Se melhorarmos individualmente,podemos melhorar a sociedade”, disse o professor.
O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações e o arcebispo do Rio de Janeiro foram presenteados com um DVD e um livro do último mutirão, realizado em Porto Alegre (RS), em fevereiro do ano passado.  “Dom Claudio Maria Celli foi um grande amigo do mutirão e dom Orani, um constante incentivador”, disse padre Marcelino Sivinsk, um dos coordenadores do Muticom de Porto Alegre, ao entregar o presente.

sábado, 16 de julho de 2011

SECOBB: "Internet é um novo contexto existencial", diz especialista

A conferência “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede” foi um dos destaques nesta quinta-feira, 14, no Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil (SECOBB), que termina no próximo sábado, 16, no Rio. O conferencista, padre Antônio Spadaro, editor da Revista La Civiltà Cattolica, despertou a atenção dos bispos participantes ao apresentar a internet como espaço existencial mais que meio de evangelização.
“Internet não é meio de evangelização, é um ambiente de vida”, disse padre Spadaro. “A internet é um novo contexto existencial, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver on line e do qual se sai para entrar novamente na vida off line”, afirmou.
Para o religioso, a internet é uma revolução “com raiz no passado” por replicar “antigas formas de transmissão do saber e do viver comum”. Ele defendeu a ideia da internet como ambiente e não simplesmente instrumento de comunicação.
“Internet não é um simples instrumento de comunicação que se pode usar ou não, mas um ambiente cultural, que determina um estilo de pensar, contribuindo para definir um modo peculiar de estimular a inteligência e de estreitar as relações, e mesmo um modo de estar no mundo e de organizá-lo”, destacou.
Pe. Antônio Spadaro
Segundo padre Spadaro, neste sentido se pode dizer que a internet não é um “um novo meio de evangelização”, mas, antes de tudo, “um contexto no qual a fé é chamada a exprimir-se não por uma mera vontade de presença, mas por uma conaturalidade do cristianismo com a vida dos homens”.
O desafio para a Igreja, de acordo com Spadaro, não é o modo de usar bem a rede, “como se acreditava”, mas “como viver bem o tempo da rede”. “A Rede coloca desafios muito significativos para a compreensão da fé cristã. A cultura digital tem uma reivindicação a fazer ao homem mais aberto ao conhecimento e aos relacionamentos”, considerou.
Previsto para falar apenas na parte da manhã, Spadaro se encontrou novamente com os bispos à noite. A coordenação do Seminário mudou a programação para atender ao pedidos dos bispos que manifestaram o desejo de  aprofundar o tema debatido pela manhã com o editor da revista La Civiltà Cattolica.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Presidente da CNBB destaca importância dos meios de comunicação para a evangelização


Dom Orani presidindo a mesa de abertura (Foto: Pe. Geraldo Martins)
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância dos meios de comunicação para a evangelização na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, aberto na noite desta terça-feira, 12, no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro.
A Igreja, consciente da força e do alcance destes meios [de comunicação], os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”, disse dom Damasceno. “A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, acrescentou o cardeal.
O seminário foi aberto às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. Ele agradeceu a presença dos bispos presentes e ressaltou a importância desta iniciativa da CNBB, juntamente com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e apoio da arquidiocese do Rio.

Dom Claudio Mª Celli (Foto: Pe. Geraldo Martins)
O presidente do Pontifício Conselho, dom Claudio Maria Celli lembrou a importância da comunicação no ministério episcopal. “Ao iniciar este seminário de comunicação desejo sublinhar a importância da comunicação do ministério dos bispos e de sua transversalidade em relação à pastoral da Igreja”, disse. “É imperativo superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação”, acrescentou.
Segundo dom Celli, as novas tecnologias vão criando novas formas de socializar e novas linguagens e novas formas de relacionar-se entre as pessoas “e ao mesmo abrem horizontes e desafios à tarefa evangelizadora de cada um dos batizados”.
O Seminário prossegue nesta quarta-feira com missa às 7h, presidida por dom Celli. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná, Elson Faxina, faz a conferência “Processos e meios, uma introdução ao fenômeno da Comunicação”. Ainda pela manhã, o professor da ECA/USP, Mauro Wilton de Souza, profere a conferência “Evolução dos modelos da comunicação e a construção de sentidos”.

Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento do presidente da CNBB na abertura do Seminário.

Saudação do presidente da CNBB na abertura
do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil

Congratulo-me com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais pela feliz iniciativa de realizar este Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que contou, de imediato, com o total apoio e apreço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, nossa anfitriã. Agradeço à Sua Excelência, dom Claudio Maria Celli, por brindar nossa Conferência Episcopal com esta experiência pioneira, que se pretende repetir em outros países.
O agradecimento se estende também aos demais organizadores deste encontro e aos irmãos bispos que prontamente responderam ao convite do Pontifício Conselho e da CNBB e aqui se fazem presentes. Sua presença numerosa revela a consciência que o episcopado brasileiro tem do lugar da comunicação em nossa vida, em nosso ministério, em nossa Igreja, na evangelização.
Discutiremos neste encontro duas realidades que se interligam: comunicação e evangelização. Elas são como duas faces de uma mesma moeda a ponto de Puebla afirmar que “evangelização é comunicação” e que, por esta razão, “a comunicação social deve ser levada em conta em todos os aspectos da transmissão da Boa Nova” (Puebla 1063).
Os meios de comunicação social ampliaram de maneira incomensurável a capacidade das pessoas se comunicarem, vencendo as barreiras do tempo e do espaço. Com o advento das novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, constatamos, como previu McLuhan, que o mundo se tornou realmente uma “aldeia global”.
A Igreja, consciente da força e do alcance destes meios, os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova. Já em Medellin, há mais de 40 anos, a Igreja da América Latina compreendeu a imprescindibilidade dos Meios de Comunicação Social ao afirmar que, sem eles, não poderia cumprir sua missão de levar a Boa Nova de Cristo “até os confins da terra” (cf Mt 28,19). A Igreja reconhece que nestes meios está a “versão moderna e eficaz do púlpito”, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles.
O tema escolhido para este Seminário - Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias –, para além de sua relevância e atualidade, traz à tona uma realidade que desafia a Igreja na sua missão evangelizadora. Trata-se da nova cultura que nasce dos meios de comunicação e suas implicações no nosso cotidiano.
Na Conferência de Aparecida os bispos da América Latina e Caribe nos chamavam a atenção para este fenômeno da revolução tecnológica da comunicação, que marca o fim do Século XX e início do terceiro milênio, ao afirmarem que “a utilização dos meios de comunicação de massa está introduzindo na sociedade um sentido estético, uma visão a respeito da felicidade, uma percepção da realidade e até uma linguagem, que querem impor-se como autêntica cultura” ( DAp 45).
O papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, também faz menção a este tema ao afirmar que “as novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão”.
A Igreja no Brasil se mostra atenta às transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias. O 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que começa no próximo dia 17, aqui no Rio de Janeiro, com uma temática rica e diversa, traduz bem o esforço da CNBB de dialogar de forma aberta e plural, com o complexo e maravilhoso mundo da comunicação. O documento de estudos da CNBB - A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil -, lançado no início do ano com vistas a provocar um sadio debate sobre o fenômeno humano da comunicação e, a partir da contribuição de nossas comunidades, elaborar um Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil, é outro indicativo do quanto a CNBB leva a sério a comunicação.
Neste contexto, o Seminário que agora iniciamos se constitui numa contribuição ímpar para a Igreja no Brasil. Já posso antever seus abundantes frutos para nossas dioceses, paróquias e comunidades traduzidos no compromisso com uma comunicação que leve as pessoas à plena comunhão umas com as outras, em Jesus Cristo. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, alcance de seu Filho Jesus, comunicador perfeito do Pai, graça e bênção para todos.
Muito obrigado!
Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Fonte: CNBB

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dom Raymundo Damasceno: os meios de comunicação são aliados indispensáveis para a evangelização


Na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que teve início ontem (12) no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância e a necessidade dos meios de comunicação para a evangelização no contexto atual.
O evento conta com a presença de Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e reúne outros 80 bispos de todo o país.
O seminário foi aberto às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta quem agradeceu a presença dos bispos e ressaltou a importância desta iniciativa da CNBB, juntamente com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e o apoio da arquidiocese do Rio.
Em seu discurso aos prelados presentes, Dom Damasceno afirmou que “a Igreja, consciente da força e do alcance destes meios, os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”.  O arcebispo também citou o texto da conferência de Puebla no qual os bispos latino-americanos afirmaram que “evangelização é comunicação” e por esta razão, “a comunicação social deve ser levada em conta em todos os aspectos da transmissão da Boa Nova”.
«Já em Medellin, há mais de 40 anos, a Igreja da América Latina compreendeu a imprescindibilidade dos Meios de Comunicação Social ao afirmar que, sem eles, não poderia cumprir sua missão de levar a Boa Nova de Cristo “até os confins da terra”», ressaltou também o cardeal Damasceno.
“A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI, por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, acrescentou o purpurado brasileiro em declarações reunidas pela CNBB.
Falando sobre o tema do encontro (Comunicação e evangelização no contexto das transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias), Dom Raymundo afirmou também que “a Igreja no Brasil se mostra atenta às transformações culturais provocadas pelas novas tecnologias” e destacou iniciativas eclesiais no campo das comunicações que mostram que “a CNBB leva a sério” este tema.
Concluindo seu discurso o cardeal Damasceno afirmou sobre o evento que já podia “antever seus abundantes frutos para nossas dioceses, paróquias e comunidades traduzidos no compromisso com uma comunicação que leve as pessoas à plena comunhão umas com as outras, em Jesus Cristo”.
Por sua parte, o presidente do Pontifício Conselho, Dom Claudio Maria Celli recordou a importância da comunicação no ministério episcopal.
“Ao iniciar este seminário de comunicação desejo sublinhar a importância da comunicação do ministério dos bispos e de sua transversalidade em relação à pastoral da Igreja”, afirmou Dom Celli e acrescentou que “é imperativo superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação”.
Segundo o arcebispo italiano, as novas tecnologias vão criando novas formas de socializar e novas linguagens e novas formas de relacionar-se entre as pessoas “e ao mesmo abrem horizontes e desafios à tarefa evangelizadora de cada um dos batizados”.
O Seminário continua hoje com a missa que foi presidida por Dom Claudio Celli e segundo informou a CNBB seria seguida da apresentação do professor da Universidade Federal do Paraná, Elson Faxina, com o tema “Processos e meios, uma introdução ao fenômeno da Comunicação”. Ainda pela manhã, o professor da ECA/USP, Mauro Wilton de Souza, profere a conferência “Evolução dos modelos da comunicação e a construção de sentidos”.

Fonte: ACI Digital

sexta-feira, 8 de julho de 2011

No Retiro anual do Clero: "A Espiritualidade Sacerdotal"

Na manhã do segundo dia do retiro do Clero de Campina Grande, que teve início no último dia 4, o pregador Dom Cláudio enfatizou o tema central: "A Espiritualidade Sacerdotal". Nesta perspectiva, houve uma reflexão sobre a exigência fundamental de que o padre esteja em sua dimensão pessoal "configurado" ao Cristo, participando ativamente de Sua vida, isto é, identificando-se com Ele.
Dom Cláudio falou aos presentes: “Por outro lado, a dimensão ministerial nos diz que somos ‘mediadores’ e devemos como presbíteros assumir a missão de convidar outros e outras para vivenciarem a ralação de amor com o Cristo. O sacerdote é outro Cristo, não para tomar o lugar do Cristo, mas no sentido de ser alguém que traz em si os sinais do Cristo; não basta exercer funções, mas devemos manifestar o Cristo presente”, enfatizava o pregador.
Ele  insistiu, ainda, em sua pregação que o Cristo se manifesta primeiramente pelo anúncio da Palavra. “Antes de anunciarmos como presbíteros, temos que acolher a Palavra de Deus", disse. Lembrou ainda que o próprio Jesus se colocou em oração, ou seja, esteve sempre disposto a ouvir inicialmente o Pai. "O sacerdote é um consagrado a Palavra", e ressaltou que “não é a Palavra que nos é entregue, mas nós que somos entregues à Palavra porque ela é maior do que nós, é o próprio Deus”, frisou.
No turno da tarde a pregação continuou em torno das características da Palavra: Viva e Penetrante. Viva porque é o próprio Filho de Deus. A Palavra de Deus é viva e é vida. E penetrante pela capacidade que Jesus tem de tocar as pessoas e atingir o coração de cada um, inclusive, nos julga interiormente.
O Papa Bento XVI recorda as 4 dimensões para a interpretação da Palavra de Deus e que devem ser levadas em conta:

1. Cristológica: Porque o Cristo é a Palavra.
2. Escatológica: Porque o Cristo é a revelação definitiva de Deus, então, a Palavra do Cristo é a palavra final.
3. Penumatológica: Porque apenas na força do Espírito Santo podemos compreender a Palavra de Deus.
4. Eclesiológica: Porque a Palavra de Deus nos interpela individualmente, mas não está na posse de ninguém, pertence à Igreja. Somente em comunhão de fé com a Igreja é que é possível interpretar e compreender melhor e mais a Palavra de Deus.

Por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes - Vigário Geral

I Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude

Este ano a PJ irá realizar o 1º Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude (1º EDPJ). Este será um momento de revitalização e articulação da Pastoral da Juventude, como também um espaço de aprendizagem e formação para os jovens participantes.
Por isso faz-se necessária a presença de três jovens por paróquia que já participem da Pastoral da Juventude. Caso não haja a Pastoral articulada, os representantes paroquiais devem ser os coordenadores(as) de grupos de jovens existentes.  Buscamos fazer uma grande festa de comunhão da Pastoral da Juventude levando a Boa Nova da Civilização do Amor a todos os cantos da nossa Diocese, por isso traga em sua mochila muita fé, alegria e disposição para levar à sua paróquia a proposta dessa Civilização tão sonhada por todos os PJoteiros...
O Encontro acontecerá no dia 10 de julho (próximo domingo) no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, localizado na Rua Estelita Cruz, 307 – Alto Branco. O encontro acontecerá durante todo o dia, começando a partir das 8:00 horas se estendendo até às 17:00 horas.  Para podermos cobrir custos com alimentação e material, será cobrada uma simbólica taxa de R$10,00 por jovem.
Se você for um Jovem, que deseja se unir a esse processo de construção da Civilização do Amor, compareça e seja muito bem vindo!

Nivalter Aires dos Santos
Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude

Contatos 
Nivalter – tel. 91324790/ 96787062; e-mail: aires.nivalter@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Nayaratel. 88272190. e-mail: nayara_aires@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
e-mail: karlinhosouto@hotmail.com

Diocese realiza Assembleia das Coordenações Diocesanas

No próximo dia 17, no Centro Diocesano do Tambor, acontece a Assembleia das Coor­denações. Para este encontro, estão sendo convocados todos os membros das coor­denações diocesanas de pastorais, serviços e movimentos. A Assembleia terá início às 8h e se estende até às 16h. Cada pessoa deve contribuir com uma taxa de R$ 15,00.
O objetivo da Assembleia das Coordenações Diocesanas é fazer um balanço dos encaminhamen­tos das pistas da última Assembleia Pastoral eu aconteceu em 2008 e também refletir sobre o Ministério da Coordenação.
O encontro será assessorado pela Coordenação Diocesana de Pastoral
Todas as informações necessárias estão na carta entregue a todas as coordenações diocesanas e que estão disponíveis nos links abaixo, assim como o material de preparação. É de fundamental importância, para o bom andamento das atividades, que os membros convocados para esta Assembleia leiam todo o material fornecido.
Qualquer dúvida, entrar em contato com o Secretariado Pastoral através do telefone (83) 3321 4199 ou através do email diocese@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Material:
Carta de Preparação para a Assembleia
Carta de Convocação para as Coordenações Diocesanas
Material para auxiliar na avaliação da Pastoral, Movimento ou Serviço
Texto para reflexão: O Ministério da Coordenação
Texto para reflexão: Perfil do Evangelizador Hoje

Fonte: Pascom Diocesana

Noite Cultural anima IV FORMISE


A noite do terceiro dia do IV Formise (Formação Missionária para os Seminaristas) foi repleta de muita alegria. Os representantes dos nove estados do Nordeste realizaram apresentações culturais com danças, músicas, teatro e vídeos. O momento de lazer foi iniciado pela Professora Msa. Eneida Maracajá, Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Em sua exposição, Eneida falou sobre a utilização da arte para as evangelizações missionárias. Ela que é a idealizadora do projeto Cultura no Presídio, o qual trabalha em sincronia com a Pastoral Carcerária da Diocese de Campina Grande, testemunhou sobre sua experiência junto aos encarcerados. “A arte, em suas mais diversas expressões, também é um forte aliado na evangelização missionária. Todos os seminários deveriam, em sua formação, incentivar os seus estudantes para a aplicação desta ferramenta tão eficaz”, declarou a professora.
As atividades desta manhã começaram sob a responsabilidade de Pe. Sávio Corinaldesi e Pe. André Luiz Negreiros, Secretários das Pontifícias Obras Missionárias, com o tema “A organização missionária do seminário”. Pe. Sávio destacou a importância de que, cada seminarista, padre ou religioso, tenha a consciência de não querer estar preso a uma localidade específica, onde possa favorecer apenas a si mesmo, mas que esteja disponível para ir onde seja mais necessário. “Os seminaristas e padres não pertencem a uma diocese, pertencem ao mundo, ao chamado de Jesus Cristo para a sua missão”, afirmou. Ainda hoje, os grupos de estudo irão debater sobre tal tema e apresentarão, em plenário, suas propostas e conclusões.
O IV Formise está acontecendo no Seminário Maior São João Maria Vianney, da Diocese de Campina Grande, no período de 04 a 08 de julho.

Fonte: Assessoria do IV Formise

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Hoje é dia de Santa Maria Goretti

Santa Maria GorettiA Igreja, neste dia, celebra a virgem e mártir que encantou e continua enriquecendo os cristãos com seu testemunho de "sim" a Deus e "não" ao pecado. Nascida em Corinaldo, centro da Itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus.
Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem por várias vezes tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!"
Santa Maria Goretti, certa vez, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alexandre foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade, na confidência à sua mãe: "Sim, o perdôo... Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa... Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna".
O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que depois de sair da cadeia esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.
Santa Maria Goretti manteve-se pura e santa por causa do seu amor a Deus, por isso na glória reina com Cristo.

Santa Maria Goretti, rogai por nós!

Confiram as fotos da Assembléia Paroquial realizada no último sábado (02/07/2011)