quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Imagem Peregrina da Padroeira visita comunidades em preparação para a Festa das Mercês 2011



A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês – que tem a sua sede na cidade de Cuité/PB iniciou desde o dia 12 de Agosto a Peregrinação da Imagem da Padroeira pelas comunidades que integram a paróquia em preparação para a Festa das Mercês 2011, a primeira comunidade a receber a visita da Imagem Peregrina foi a de Sossego houve a celebração da Santa Missa, recitação do terço, ofícios. Depois a imagem ainda passou pela Capela de São João Batista – Algodão dos Inácios – onde as comunidades do setor missionário trevo se reuniram para a recitação do terço e logo em seguida foram em carreata até a cidade de Cuité onde entregara a imagem à comunidade de Santo Antonio – Bairro Castelo Branco.
Os fiéis da comunidade de Santo Antonio fizeram uma grande recepção à imagem da padroeira, onde foi celebrada a missa presidida pelo Padre Luciano, da comunidade de Santo Antonio a imagem seguiu para a Comunidade de São José, no bairro Bela Vista onde a imagem ficou durante uma semana. Houve ação pastoral e missionária realizada pelo Grupo dos 72 Discípulos além do terço, ofícios e celebrações.
Já na comunidade de Nossa Senhora da Conceição – bairro do Aliança – a Capela que é a maior da paróquia tornou-se pequena para o número de fies que recepcionaram a Imagem de Nossa Senhora das Mercês. O Pe. Luciano celebrou a santa missa na chegada da imagem à comunidade e a programação seguiu com a recitação do terço, ofícios e celebrações da palavra
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Mercês ainda passará pelas comunidades de Nossa Senhora das Graças (bairro 25 de Janeiro), São Francisco (bairro das Graças), também no dia 10/09 (sábado) a Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Mercês será conduzida para a Cidade de Natal/RN (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Neópolis) onde será celebrada uma Missa em sua homenagem e contará com a presença dos cuiteenses que moram lá.
No retorno a Imagem será levada no dia 15/09 (à tarde) para a Capela do Círio de Nazaré, no Sítio Jacu de onde seguirá para a Cidade de Cuité na noite do mesmo da para a Abertura Oficial da Programação Religiosa da “Festa das Mercês 2011”.

 
PasCom – Pastoral da Comunicação
Paróquia nossa Senhora das Mercês – Cuité-PB 
 Fotos da Visita da Imagem à Sossego/PB




No retorno para Cuité uma parada na Capela de São João no Algodão dos Inácios para a recitação do Terço 







Ao chegar na cidade de Cuité a comunidade que recebeu a Imagem Peregrina foi a de Santo Antonio - Bairro Castelo Branco








Da Comunidade de Santo Antonio a Imagem seguiu para a Comunidade de São José - Bairro Bela Vista.

 





Depois da Comunidade de São José foi a vez da Comunidade Nossa Senhora da Conceição - Bairro do Aliança - receber a Imagem da Padroeira

 










Seminário Diocesano promove o I Simpósio Bíblico

Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, mês da Bílbia, o Seminário Diocesano São João Maria Vianney realiza o seu I Simpósio Bíblico. Com o tema “A Teologia das bem-aventuranças no evangelho de Mateus”, o evento contará com a participação do Pe. Fernando Cardoso, apresentador dos programas “O Pão Nosso de cada dia” e “Páginas difíceis da Bíblia”, ambos na Rede Vida de Televisão.
Pe. Evanilson Sousa, reitor do Seminário Diocesano, explica a escolha do tema do Simpósio Bíblico deste ano: “no que diz respeito às celebrações litúrgicas, a Igreja é regida pelo calendário litúrgico-anual, isto é, o ciclo dos anos litúrgicos A, B e C; nos quais se refletem, respectivamente, os Evangelhos segundo Mateus, Marcos e Lucas.  Por estarmos celebrando o ano litúrgico A, acreditamos que o tema deste Simpósio se constitui como oportunidade ímpar para todos aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento e sua proximidade com o Verbo encarnado: Jesus Cristo”, disse.
O I Simpósio Bíblico é destinado a todos os agentes de pastoral, sacerdotes, diáconos e estudantes de teologia. Na programação estão as palestras com o Pe. Fernando Cardoso e momentos de plenária para discussão. O evento tem início às 19h30 da segunda-feira e se encerra na noite de quarta-feira, com programação nos turnos manhã e noite.


Maiores informações através do telefone 3343 4226
Pascom Diocesana

Caridade é tema da 46ª Assembleia Pastoral da CNBB Nordeste 2

Sob o tema "Na tríplice missão da Igreja: a Caridade", 21 Arquidioceses e Dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB (que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estarão reunidas no Convento de Santo Antônio, no município de Lagoa Seca, na Paraíba, para sua 46ª Assembleia Pastoral Regional. O Bispo de Emérito de Catanduva-SP, Dom Antônio Celso Queirós, será o assessor do evento, que será realizado de 01 a 04 de setembro.
“A Assembleia Pastoral Regional é a instância mais representativa da vida do Regional Nordeste 2 que, a cada ano, se vê, se questiona e planeja suas atividades, diante dos apelos e desafios da sua missão”, explicou o presidente da CNBB Nordeste 2 e Bispo de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva de França.
Dom Genival falou ainda sobre as expectativas para o evento, que, segundo ele, se beneficia por acontecer sob as luzes das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, traçadas para o quadriênio 2011-2015; e sob os efeitos benéficos da Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição, em 2013, será no Rio de Janeiro. “Temos muito a esperar da 46ª Assembleia Pastoral Regional. Vamos nos preparar, com a oração e o coração, a fim de que os frutos esperados desta Assembleia possam ser colhidos por todos”, afirmou.
A Assembleia reúne bispos, coordenadores regionais de pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais, superiores maiores de Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, representantes do presbitério de cada Diocese e coordenadores regionais das Novas Comunidades.

Serviço
46ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2
Data: 01 a 04 de setembro de 2011
Local: Convento de Santo Antônio
Rua Sítio Ipuarana
58117-000 Lagoa Seca-PB

Fonte: Assessoria de Imprensa do Regional Ne2

CNBB e Cáritas promovem a Campanha SOS África

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).
A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.
Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.
Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.
Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".
 
O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência". 
Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.

Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16
Mais informações: http://www.caritas.org.br

Fonte: CNBB

17º Grito dos Excluídos: "Pela Vida grita a Terra. Por direito, todos nós!"

Está se aproximando a Semana da Pátria e, com ela, em todo Brasil, se aproxima o 17º Grito dos Excluídos. Este ano, o tema é “Pela vida grita a terra. Por direito, todos nós”.  Aqui na Diocese de Campina Grande, o Grito acontecerá no próximo dia 6 de setembro na Praça da Bandeira a partir das 14h.
Na programação está previsto um ato público com representações de movimentos sociais organizados, como movimento negro, catadores de materiais recicláveis, trabalhadoras domésticas e pastorais sociais, além de apresentações culturais e uma celebração ecumênica que contará com a participação de Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Campina Grande.
O Grito dos Excluídos é promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), aos movimentos sociais, entidades e organizações. Surgiu no ano de 1994 ancorado no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tinha como tema “Fraternidade e os Excluídos”.
A partir de 1995 o evento toma dimensão própria e tem como 1º tema “A Vida em Primeiro Lugar”. Até os dias de hoje, o Grito aparece como um conjunto de manifestações que tentam chamar a atenção da sociedade para a desigualdade e exclusão sociais, além de preconceitos que agravam estes problemas. É um evento que chama toda sociedade a clamar por mudança.

 Fonte: Pascom Diocesana

sábado, 20 de agosto de 2011

Paróquia Nossa Senhora das Mercês comemora 210 Anos de sua fundação

A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês celebrou entre os dias 10 e 12 de Agosto o Tríduo em comemoração aos 210 anos de sua fundação. A programação teve início no dia 10 (Quarta-Feira) por volta das 18h30 no pátio da Igreja Matriz com a Solenidade de Hasteamento das Bandeiras ao som do Hino de Nossa Senhora das Mercês que foi executado pela Banda Filarmônica Municipal Jovens Músicos que integra o Programa Bolsa Família do Município de Cuité-PB. Foram hasteadas as bandeiras da Diocese – pelo Monsenhor Antonio Apolinário, da Paróquia que foi hasteada pelo Pe. Luciano – Pároco Local e a bandeira do Município que foi hasteada pela Prefeita de Cuité Euda Fabiana. Na solenidade também se fizeram presentes os Agentes de Pastorais e Movimentos, Grupos, Associações, Ministros da Eucaristia, Representantes das Comunidades da Cidade e um grande número de fiéis, marcou presença também o Pe. Josandro – natural de Cuité - que foi convidado para pregar na Celebração Eucarística.


Logo após foi celebrada a Missa de Abertura do Tríduo sob a presidência do Monsenhor Antonio Apolinário Batista e concelebrada pelo Padre Luciano Guedes e pelo Pe. Josandro, na celebração também foi colocada a Ação de Graças pelo aniversário de 50 anos de vida sacerdotal do Monsenhor Antonio Apolinário.




Ao término da celebração foi aberta ao público no Centro Pastoral Nossa Senhora das Mercês a Exposição Fotográfica e Material alusiva aos 210 Anos da Paróquia e também foi servido um coquetel no 1º andar do Centro Pastoral.



No dia 11 dando continuidade as comemorações, durante todo o dia ficou aberta para a visitação do público a Exposição Fotográfica e Material que buscou refazer o caminho da nossa querida paróquia bicentenária e recebeu um expressivo número de visitas, em especial dos alunos da rede pública e particular de ensino da cidade de cuité, a noite foi celebrada mais uma missa, dessa vez presidida pelo nosso pároco Pe. Luciano Guedes e encerrando as atividades do dia foi realizada a palestra “Paróquia de Cuité – 210 Anos de Vida, História e Missão”, proferida pelos Professores Crisólito Marques e José Pereira Sobrinho e mediada pelo Agente de Pastoral e Acadêmico de Teologia Thiago Ramos Balbino que também fez um retrospecto dos 22 padres que
desempenharam as funções de pároco na Paróquia Nossa Senhora das Mercês e do atual pároco Pe. Luciano Guedes da Silva.






 
Já no dia 12 – Dia Comemorativo da Criação da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês – durante todo o dia continuo aberta a visitação a exposição no Centro Pastoral e a noite todas as atenções se voltaram para a Igreja Matriz onde mais uma vez foram hasteadas as Bandeiras da Diocese, da Paróquia e do Município por Dom Jaime – Bispo Diocesano, Pe. Luciano Guedes – Pároco e Euda Fabiana – Prefeita de Cuité respectivamente, ao som do Hino da Padroeira que foi executado pela Banda Filarmônica Municipal Jovens Músicos. Logo após usou a palavra o Pe. Luciano Guedes para dar às boas vindas ao Bispo Diocesano, a Prefeita Municipal e uma calorosa acolhida a todas as comunidades que integram a paróquia (Zona Urbana e Rural), como também a representação da recém criada Paróquia de São Severino Bispo (Nova Floresta) que foi desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês. Logo após o Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha usou da palavra para falar da alegria de poder estar presente para celebrar junto com toda a comunidade cuiteense este marco na história do povo de Deus, nesta paróquia de 210 anos.


 
                                                                 

 
Após a Solenidade das Bandeiras, deu-se início a Solene Celebração de Ação de Graças pelos 210 Anos de Fundação da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês que foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo Pároco de Cuité Padre Luciano Guedes, pelo Pe. Anchieta – Pároco de São Severino Bispo em Nova Floresta – PB e pelo Pe. Valdir  da Arquidiocese de Natal.
Toda a comunidade católica presente, bem como as autoridades renderam graças à Deus pela história de nossa paróquia, agradecendo também pela dedicação de tantos padres e agentes de pastorais que dedicaram e dedicam uma boa parte de sua vida na construção do Reino de Deus.












Ao final da celebração o Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha e o Padre Luciano Guedes da Silva, descerraram a Placa Comemorativa ao Jubileu dos 210 Anos de Fundação da Paróquia Nossa Senhora das Mercês que foi fixada na entrada da Capela do Santíssimo Sacramento, preparada especialmente como marco para as comemorações do Jubileu Paroquial e, junto com a Prefeita Municipal Euda Fabiana, O Bispo Dom Jaime e o Pe. Luciano Guedes descerraram a Placa que a Excelentíssima Senhora Prefeita ofereceu como homenagem á Paróquia de Nossa Senhora das Mercês e receberam das mãos da Prefeita um presente de uma âmbula para a Igreja Matriz.
 


Encerrando as comemorações o Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano fez o envio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Mercês para o Setor Missionário do Sossego, a imagem ficará em peregrinação até o dia 15 de Setembro quando será aberta a Festa da Padroeira 2011.


Thiago Ramos Balbino
PasCom – Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora das Mercês
Cuité - PB