sábado, 24 de dezembro de 2011

Cardeal Odilo Pedro Scherer aponta Jesus como referencial do Natal

Dom-Odilo-Pedro-Cardeal-SchererO cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, 23, na Cúria Metropolitana, no bairro de Higienópolis, na qual falou aos jornalistas sobre o Natal, avaliou o ano de 2011 e apontou perspectivas para o próximo ano. Além de reforçar seus votos de um abençoado Natal a todos, o arcebispo ressaltou a necessidade de chamar a atenção da população para o real significado do Natal cristão, ou seja, o nascimento de Jesus.
“O Natal é uma das festas maiores do cristianismo e, por isso, neste momento, quando se aproxima o Natal, a Igreja chama o povo para a reflexão, oração, para ações de solidariedade e também para participação das celebrações”.
Também de acordo com dom Odilo, é preciso, cada vez mais, ligar o Natal a Jesus Cristo, pois se percebe que “na grande opinião pública sempre mais vai acontecendo um desligamento do Natal em relação a Jesus Cristo, que é, de fato, a figura referencial do Natal”.
Neste aspecto, destacou o cardeal, outras interpretações da data tomam conta da cultura e das manifestações, deixando de lado Jesus Cristo, que, conforme lembrou dom Odilo, é um personagem da história e, portanto, não é apenas significativo para os que creem em Deus e no próprio Cristo.
Como exemplo, o arcebispo falou sobre o subsídio lançado pela arquidiocese, convidando as pessoas a viverem o Advento e Natal em Família.

Solidariedade na Favela do Moinho
Dom Odilo disse que a população de São Paulo se entristeceu com o incêndio que devastou parte da Favela do Moinho, na região central, que causou duas mortes e três feridos, na última quinta-feira, 22.
Segundo o cardeal, essa tragédia levanta diversas questões a serem refletidas nesta véspera de Natal, como a precariedade na qual ainda vivem muitas pessoas na cidade, situação essa agravada para os que perderam tudo no incêndio.
Dom Odilo afirmou que essas pessoas dependem das estruturas de assistência social da cidade e também da solidariedade social. Para isso informou que a Cáritas Arquidiocesana lançou uma campanha na qual disponibiliza uma conta bancária para arrecadação de doações. Ele também destacou o trabalho da Comunidade Aliança de Misericórdia no local, que também está se mobilizando para receber doações em gêneros.

Avaliação de 2011
Ao falar sobre a caminhada da Igreja neste ano, dom Odilo fez uma avaliação positiva. Na arquidiocese, de modo particular, foi dada uma atenção especial às paróquias, a partir de sua Carta Pastoral, “Paróquia, torna-te o que tu és”. “As paróquias são a expressão mais concreta da Igreja”, ressaltou.
Na Igreja como um todo, o cardeal não deixou de recordar a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, Espanha. “Foi um evento extraordinário, que reuniu mais de dois milhões de jovens”, lembrou.
Outro momento forte foi o anúncio do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ, de 23 a 28 de julho de 2013, com a expectativa da presença do papa Bento 16.
Dentro da preparação da próxima JMJ, dom Odilo lembrou a colhida dos símbolos peregrinos da jornada – a Cruz dos jovens e o Ícone de Nossa Senhora –, durante o evento “Bote Fé”, em 18 de setembro em São Paulo. A peregrinação neste momento segue pelas dioceses do Nordeste. “A Jornada Mundial da Juventude, portanto, está marcando a vida da Igreja no Brasil”, garantiu.

2012: ano de comemorações
Ao falar sobre as perspectivas da Igreja no Brasil e no mundo para o próximo ano, o cardeal Scherer destacou o início das comemorações dos 50 anos da realização do Concílio Vaticano 2º (1962-1965).
No Brasil, informou dom Odilo, as comemorações deste cinquentenário começarão em abril, durante a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). “Faremos a abertura de um período de quatro anos de comemorações do jubileu de ouro do concílio”, explicou.
Em Roma, conforme explicou o arcebispo, o jubileu será aberto em outubro, durante a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, outro grande evento mundial de 2012.
Este sínodo de outubro reunirá bispos do mundo todo para refletirem sobre a nova evangelização para transmissão da fé, como foi proposto por Bento XVI. “O Sínodo já está sendo preparado e temos certeza que o tema é de grande interesse para a vida da Igreja e, por isso, terá grande impacto para o futuro da vida e da missão da Igreja.
Também dentro das comemorações do jubileu do Concílio Vaticano 2º, dom Odilo lembrou a abertura do Ano da Fé, cujo anúncio foi feito pelo papa em novembro, com a publicação da carta apostólica “Porta Fidei”.
Na arquidiocese de São Paulo, 2012 também terá como destaque a comemoração do 70º aniversário do Congresso Eucarístico Nacional de 1942. “Este congresso marcou fortemente a cidade e a comunidade católica”, afirmou dom Odilo, informando que para festejar a data, será realizada uma grande concentração no centro da cidade, na solenidade de Corpus Christi, em 7 de junho.

Fonte: CNBB

Dom Fernando Saburido divulga carta-convite para o Dia Mundial dos Enfermos 2012

Através de uma carta assinada pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, que é bispo referencial da Pastoral da Saúde do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e por Vandson Holanda, coordenador regional da entidade, o Regional Nordeste 2 inicia os preparativos para o 20º Dia Mundial dos Enfermos, que acontecer no próximo dia 11 de fevereiro.
No texto da carta, dom Fernando e Vandson convidam todas as dioceses, paróquias e organizações da saúde da região a realizar atividades nas comunidades e hospitais tendo a preocupação com o doente em destaque. “Será uma grande oportunidade para refletirmos a atenção dada aos nossos irmãos fragilizados. Aquele que está enfermo deve estar no centro da nossa atenção para que nenhum deles se sinta esquecido ou marginalizado” completa texto.
Foi enviado às dioceses, paróquias e hospitais do regional, o cartaz que traz uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e espaço para as comunidades incluírem suas atividades locais. Apóiam a iniciativa a Santa Casa de Misericórdia de Recife e as Edições Paulinas.
Outras informações sobre o Dia Mundial do Enfermo 2012 podem ser conferidas nos sites: www.pastoraldasaudene2.org.br ou www.cnbbne2.org.br.

Dia Mundial dos Enfermos
A data foi instituída em 1992 pelo papa João Paulo II por ocasião da solenidade da Virgem de Lourdes. Para o papa “a pessoa doente, além de cuidados terapêuticos, deve receber também cuidados humanos que rompem a solidão e oferecem ao enfermo força para viver uma situação de grande dificuldade".
Confira na íntegra a mensagem de Natal de dom Fernando Saburido:
"Queridos irmãos e irmãs,
O Natal é a festa da Palavra. Nós, cristãos, acreditamos que uma Palavra revelou: o mundo está ‘grávido’ de Deus. O nascimento de Jesus é a manifestação desse mistério da presença divina na história. Atualmente, nossa sociedade está inflacionada por muitas palavras e imagens. Tende a tornar a comunicação uma mera publicidade comercial. Por isso, mais do que nunca, nós que cremos que a Palavra Divina se fez carne somos chamados/as a testemunhar a importância e a centralidade desta Palavra em nossas vidas e na nossa fé.
O mundo atual se debate em uma grave crise econômica, ética e cultural. Em vários países, setores da juventude têm ido às ruas e praças para pedir outra forma de organizar o mundo que não seja a partir do mercado e do lucro privado de minorias, ao custo do desemprego e do sofrimento de multidões. É uma situação de escuro, na qual não se vislumbra um futuro promissor. Como na noite do Êxodo bíblico da qual fala o livro da Sabedoria e a noite na qual nasceu Jesus em Belém, a Palavra de Deus pode ser luz e servir de orientação para que o mundo resolva seus conflitos no diálogo e no respeito ao direito de todos.
Hoje, o Natal vai além da sua importante dimensão religiosa. Serve também de ocasião para que as pessoas se confraternizem e expressem umas às outras o seu bem-querer. Isso é bom e humano. Mesmo como festejo popular e simplesmente civil, o Natal pode ser uma feliz ocasião de vivermos um encontro com as outras pessoas e isso está dentro do espírito da celebração. Afinal, damos presentes uns aos outros porque recebemos de Deus o primeiro e maior presente. Podemos viver essa troca de presentes e de cartões desejando feliz Natal sem ceder ao comercialismo que tenta fazer da festa mera ocasião de mais lucro e consumismo. O Natal pode ser uma excelente contribuição do cristianismo para toda a humanidade, se esta festa puder ser ocasião para se celebrar o diálogo e a amizade humana, sinais privilegiados de que, em cada pessoa humana, há uma dimensão divina.
Celebramos este Natal de 2011, às vésperas do início das comemorações do 50º aniversário do Concílio Vaticano II que trouxe à Igreja e ao mundo, como disse o papa João XXIII, um novo Pentecostes. Neste cinquentenário do Concílio, a nossa arquidiocese está vivendo um momento novo e fecundo. Os seis Vicariatos e as doze Comissões Arquidiocesanas de Pastoral estão elaborando para nossa Igreja particular um novo Plano de Pastoral que aplicará à nossa região as diretrizes pastorais da CNBB (DGAE) e nos ajudará a sermos cada vez mais uma Igreja discípula de Jesus e missionária, no testemunho do reino de Deus no mundo. O objetivo desse plano é assegurar que nossa palavra seja expressão da Palavra Divina que nos foi dada no Natal. O Plano de Pastoral deve fazer com que a nossa palavra seja, como diz o Evangelho, acompanhada pelos sinais concretos que realizamos (Cf. Mc 16, 20).
A encarnação de Jesus em nosso mundo aparecerá hoje se nos tornarmos, cada vez mais humanos e capazes de dialogar e de viver em comunhão. O mundo reconhecerá essa presença de Jesus no meio de nós se nossas vidas se tornarem sempre mais a serviço da humanidade. Assim, testemunharemos que, dentro de nós mesmos e nesse mundo que jaz na escuridão, há um presépio, no qual descansa não mais o menino Jesus e sim o Cristo ressuscitado, na forma dos rostos concretos das pessoas com as quais convivemos e que encontramos no hoje de nossas vidas.
Que a luz do amor divino rompa todas as escuridões, de nossos corações e das estruturas do mundo. Com este desejo imenso de viver o idioma do diálogo como cântico universal do Natal, saúdo de coração a todos os fiéis da nossa arquidiocese, a todos os irmãos e irmãs de outras Igrejas cristãs que, conosco celebram que o Verbo Divino se fez carne e a todas as pessoas de boa vontade.

A todos/as, desejo um Feliz Natal!"

Fonte: CNBB

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dom Aldo comenta transferência de Dom Jaime para Natal

“Ele teve o reconhecimento merecido por seu trabalho como pastor”. Com essas palavras, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, demonstra bastante alegria em ter recebido a notícia da nomeação de Dom Jaime Vieira Rocha, então Bispo de Campina Grande, para assumir o Arcebispado de Natal, no Rio Grande do Norte.
“Esperávamos que essa nomeação acontecesse. Dom Jaime é um homem querido por todos. Um servo de Deus que demonstra enorme capacidade de evangelizar e de unir o povo em prol das causas sociais da nossa Igreja Particular. Nascido no Rio Grande do Norte, na cidade de Tangará, Dom Jaime agora tem a oportunidade de voltar ao seu Estado de origem, com uma missão importante confiada por Bento XVI. O povo norte-riograndense pode ficar certo de que terá à frente da Igreja Católica na Arquidiocese de Natal um homem extremamente dedicado a fazer cumprir aqui na Terra os ensinamentos do nosso Pai. Aliás, isso não é novidade, pois testemunhos de tal serviço episcopal podem ser facilmente encontrados em Caicó, no próprio Rio Grande do Norte, onde foi bispo por 9 anos, e também aqui na Paraíba, onde assumiu em 2005 a Diocese de Campina Grande”, afirma Dom Aldo.
“Nossos agradecimentos também ao trabalho desempenhado por Dom Matias, que também foi Bispo de Campina Grande e que agora se torna Arcebispo Emérito”, finaliza Dom Aldo.

Fonte: Pascom Arquidiocese da Paraíba

Ação Missionaria no Bairro Antonio Mariz (tambor)

Aconteceu nesta Quarta - Feira (21) o encerramento da Ação Missinária no Bairro Antonio Mariz (Tambor), neste ano de 2011. Houve a celebração da santa missa presidida pelo Padre Luciano Guedes (Pároco) e estiveram presentes representantes de todas as comunidades, pastorais, moviementos, grupos e moradores da localidade.
A Ação Missionária  visa  organização e criaçâo de mais uma comunidade para integrar a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, durante o ano de 2012.


Fonte: Pascom Paroquial











quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nota do Regional Nordeste 2 da CNBB sobre a Nomeação do novo Arcebispo de Natal

Ao ser nomeado pelo Papa Bento XVI para assumir a Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além da expressão de alegria, conta com as preces de seus irmãos Bispos do Regional Nordeste 2, ante o novo horizonte  que se descortina  em sua vida. As experiências acumuladas em seu pastoreio nas Dioceses de Caicó e Campina Grande lhe abrem as portas para o exercício de seu ministério episcopal, diante do extenso campo de trabalho que vai encontrar na Igreja Particular de suas origens. O CONSER-NE 2, o Conselho Episcopal Pastoral (CEP) e a Presidência do Regional Nordeste 2, tendo-o como Bispo referencial da Comissão Regional de Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, desejam-lhe frutuoso pastoral, ao tomar posse, como Arcebispo de Natal – RN, no dia 26 de fevereiro de 2012.
            Ao tornar-se Arcebispo Emérito de Natal, nos termos do Código de Direito Canônico, Dom Matias Patrício de Macedo tem o reconhecimento do Regional Nordeste 2, por sua identificação com a causa da Evangelização que abraçou, com espírito missionário, nas Dioceses de Cajazeiras e Campina Grande e na Arquidiocese de Natal. O Conselho Episcopal Regional, o Conselho Episcopal Pastoral e a Presidência do Regional expressam-lhe sua gratidão, em razão de sua generosa participação em instâncias e momentos diversos da vida pastoral do Regional. Sua presença fraterna e sua participação pastoral continuarão tendo linguagem enriquecedora para todos que fazem o Regional Nordeste 2.
 
 
Recife, 21 de dezembro de 2011
 
Dom Genival Saraiva de França
Bispo de Palmares - PE
Presidente do Regional Nordeste 2
 
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz
Bispo de Caicó -RN
Vice-Presidente
 
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira - PB
Secretário

Dom Matias Patrício comunica ao fiés da Arquidiocese de Natal a nomeação do novo Arcebispo


O Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo emitiu comunicado oficial sobre a nomeação do novo Arcebispo da Arquidiocese de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, nomeado hoje, 21/12/2011 pelo Santo padre Bento XVI.

Acesse http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/not2112mensdmatias.pdf e confira a íntegra do comunicado de Dom Matias.

Fonte: Pascom Paroquial e site arquidiocesedenatal.org.br