domingo, 29 de janeiro de 2012

Vigílias de Oração marcarão a passagem dos símbolos da JMJ por Campina Grande


Nos dias 5 e 6 de fevereiro a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da jornada mundial da Juventude, passarão por Campina Grande. A programação inclui o Bote Fé, que sãos os momentos de shows e louvor e também os momentos de peregrinação e vigílias de oração.
Na noite do dia 5, domingo, após o show da banda Remidos no Senhor – show “É pra sempre o meu sim”, toda a juventude é convidada a se reunir na quadra do Instituto São Vicente de Paulo, onde os símbolos ficarão resguardados ao lado do Santíssimo Sacramento. Durante o resto da noite e toda madrugada acontece a Vigília, onde vários grupos de jovens se revezarão em orações e músicas. Serão momentos de muita graça, fé, contemplação e vivência fraterna entre a juventude desta diocese.
Quando amanhecer o dia, às 6h do dia 6, será servido um café da manhã. A partir deste momento, os jovens se organizarão para a Contemplação das 7 Dores (os símbolos visitarão 7 pontos da cidade).
Às 18h a Contemplação das 7 dores é encerrada na Catedral, onde será celebrada uma Missa em Ação de Graças. Após a missa, tem início a segunda noite e madrugada de vigília. Grupos de várias Paróquias da cidade se revezarão, como na noite anterior, em momentos de oração e música.
Às 6h será servido o café da manhã, depois é celebrada a Missa de Encerramento. Logo após a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora seguem para a diocese de Patos.

SEGURANÇA:
Nas duas noites e madrugadas de Vigília, assim como todo o momento do Bote Fé, os jovens estarão sob a segurança da Polícia Militar (no caso do Bote Fé e do Instituto são Vicente de Paulo) e sob segurança privada durante a noite na Catedral. O Samu também estará com ambulâncias a disposição, caso alguém necessite de atendimento médico.

Equipe de Comunicação do Bote Fé Campina Grande

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Durante o Carnaval a Comunidade Remidos no Senhor realiza o"Enchei-vos" 2012



Neste Carnaval venha para o Enchei-vos 2012: encontro de formação cristã. Com o tema: "Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho" (Gl 4,4). Será realizado de 18 a 21 de fevereiro na sede da Comunidade Remidos no Senhor, no Santuário da Pequena Via em Campina Grande-PB (Rua Vila Nova da Rainha, 169, Centro).
Durante o evento os participantes terão oportunidade de aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e de viver uma experiência com o seu amor. O encontro começa no sábado (18/02), às 8h30 com animação e louvor, seguidos de oração, pregação, adoração ao Santíssimo e no final da tarde encerrando com a celebração da Missa.

Estarão presentes:
Tácito Coutinho (Comunidade Javé Nissi – Pouso Alegre – MG)
Padre Francisco Reinaldo (Arquidiocese do Rio de Janeiro)
Ronaldo José (Comunidade Remidos no Senhor)
Maiores informações através do telefone (83) 3322-5403 ou pelo site www.remidosnosenhor.com.br

Fonte: Comunidade Remidos no Senhor

15ª edição do Crescer – O Encontro da Família Católica será realizada de 19 a 21 de fevereiro

A 15ª edição do Crescer – O Encontro da Família Católica, o maior encontro católico da Paraíba, será realizado neste ano entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Clube Campestre, tendo como tema a frase da madre Tereza de Calcutá, que diz que “Família que reza unida permanece unida” e como lema, “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1). Criado em 1996, o evento foi o segundo a ser realizado em Campina Grande no período do Carnaval e tem atraído milhares de pessoas que acreditam na proposta do encontro, que devido à grandiosidade, foi incluído nos calendários de eventos municipal e estadual.
Entre os participantes do Crescer deste ano, a novidade ficará por conta da participação do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) 2013, Dom Orani João Tempesta, que estará participando do encontro pela primeira vez e além da pregação, celebrará a Santa Missa de encerramento da programação da segunda-feira, 20. Também estão confirmadas as presenças do administrador diocesano de Campina Grande e arcebispo eleito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do arcebispo de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto.
Onazir Conceição, coordenador nacional do Ministério da Libertação da RCC (Renovação Carismática Católica) do Brasil, Ziad Esper, do Conselho Estadual da RCC de Goiás e Jorge Gomes de Azevedo, fundador da Comunidade Católica Kayrós também estarão presentes no Crescer, além de Derci Pereira, fundador da Comunidade Jesus Redentor. Da comunidade São Pio X estarão participando o coordenador geral do encontro e fundador da comunidade, Antonio Lucena, e o vice-moderador e o diretor geral do Crescer, Gustavo Lucena.
Além da programação no ginásio, onde acontecem as pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de oração e louvor, missas e shows musicais, o maior encontro católico da Paraíba promove atividades simultâneas, como o 2º Encontro Católico de Reabilitação de Dependentes Químicos, o 2º Encontro Católico de Redes Sociais e o 3º Encontro das Mães do Grupo AMO (Apoio às Mães Órfãs), evangelização para as crianças e palestras de formação, que serão realizadas em outras áreas do clube.
“Eu acredito na família” é a proposta do Crescer, que propõe a redescoberta da espiritualidade familiar, através da oração, explica Gustavo Lucena. “O nosso objetivo geral é evangelizar a família católica para uma vivência aprofundada da espiritualidade e solidariedade”, diz ele, acrescentando que, durante os três dias, o maior encontro católico da Paraíba proporciona às famílias católicas um ambiente agradável durante o Carnaval, promove uma cultura de solidariedade entre os cristãos e difunde a necessidade da espiritualidade nos tempos contemporâneos.
O acesso ao local do Crescer é gratuito, mas a organização pede às pessoas que doem 1 kg de alimentos não perecíveis ou fraldas descartáveis para que possam ser distribuídos com famílias carentes assistidas pelos projetos sociais da Diocese de Campina Grande. Mais informações sobre o Crescer podem ser obtidas nas redes sociais twitter: @crescer2012 e @comunidadepiox; facebook: www.facebook.com/crescer2012 ou pelo número: (83) 3341-7017.


Fonte: Comunidade São Pio X

Missa em Ação de Graças pelos 6 anos de Pastoreio de Dom Jaime à frente da Diocese de Campina Grande




No próximo dia 10 de fevereiro, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição às 19h, será celebrada Missa em Ação de Graças pelos 6 anos de Episcopado de Dom Jaime à frente da diocese de Campina Grande. O atual administrador episcopal diocesano foi eleito Arcebispo de Natal e assume sua nova missão no dia 26 de fevereiro.

Todos os padres, diáconos, religiosos, religiosas e seminaristas estarão presentes nesta concelebração. Autoridades civis e representantes da sociedade organizada também foram convidas para este momento.
Dom Jaime chegou à diocese de Campina Grande no dia 23 de abril de 2005 e, durante estes quase 7 anos como Bispo Diocesano, criou 16 paróquias, ordenou 35 padres, instalou novas pastorais, organizou o serviço de comunicação da diocese através da Pascom, contribuiu de forma direta com a realização de eventos voltados para as causas sociais, esteve presente em diversas solenidades civis e religiosas e conquistou o respeito e admiração de governantes, líderes e de toda sociedade.
Para Dom Jaime, esta Missa é uma oportunidade de “agradecer a Deus todas as graças, dádivas e compartilhar com todo o povo de Deus as conquistas, as alegrias e o crescimento e enriquecimento espiritual”.

Pascom Diocesana


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns Cuité pelo seu 75º anivesário



25 DE JANEIRO

Mês de janeiro, mês abençoado,
Nós cuiteenses, todos te saudamos;
Fizeste livre um povo escravizado...
Oh! Mês da liberdade, nós te amamos!

Puseste mês divino, em liberdade,
Nosso torrão pequeno e hospitaleiro...
Como pagar meu DEUS, tanta bondade?
Saudemos 25 DE JANEIRO!

Os filhos dessa terra pequenina,
Quer das ruas, do prado, ou da campina,
Trarão teu nome eterno, na memória...

Ninguém te esquecerá, data adorada,
E, para sempre ficarás gravada,
Nas páginas sem fim da nossa História...


Onaldo Venâncio,
Extraído do livro “Versos Guardados” p. 140.







Fonte: Pascom - Paróquia Nossa Senhora das Mercês
Fotos: Internet

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Diácono Gleidimar Nunes será ordenado presbítero na próxima sexta




No próximo dia 27 de janeiro, sexta-feira, será ordenado mais um padre na diocese de Campina grande. O Diácono Gleidimar Nunes receberá o segundo grau do sacramento da ordem na igreja Matriz da Paróquia das Graças, na Liberdade, às 19h. A celebração é aberta a toda comunidade.

Dom Jaime Vieira Rocha presidirá a celebração que contará com o clero local além de padres vindos das dioceses vizinhas e do Rio Grande do Norte, numa demonstração de fraternidade presbiteral. Com esta ordenação, chegará a 35 o número de padres ordenados por Dom Jaime na Diocese de Campina Grande.

José Gleidimar Nunes Teixeira:
O Diác. José Gleidimar Nunes Teixeira nasceu na cidade de São Miguel, no estado do Rio Grande do Norte, no dia 04 de maio do ano de 1982. Filho de Isnaldo Teixeira do Nascimento e Maria das Graças de Freitas Teixeira, foi batizado na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo no dia 26 de junho do ano de 1982.
Foi crismado na Igreja Matriz de Santa Luzia, na cidade Satélite de Samambaia, Distrito Federal, no dia 07 de maio do ano 2000. Ingressou no Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal – RN, em fevereiro de 2003 e concluiu seu período de formação no Seminário São João Maria Vianney, na diocese de Campina Grande. Ordenado Diácono no dia 27 de abril de 2011, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Campina Grande, fez o juramento e profissão de fé na Comunidade do Tambor.
O neo-sacerdote presidirá sua primeira missa no dia 30 de janeiro de 2012, em sua cidade natal, São Miguel-RN.

Pascom Diocesana

Prepare-se para a CF 2012 com os subsídios da CNBB



A Campanha da Fraternidade é lançada oficialmente com a chegada da quaresma. Neste período a Igreja vive o tema escolhido para o ano com mais intensidade. É neste período que acontecem a maioria das formações, estudos e encontros nas casas das famílias ou em grupos organizados nas paróquias e comunidades.

A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) todos os anos lança o material que auxilia a preparação e aprofundamento no tema e lema propostos para cada ano.
Em 2012, a Igreja tratará do tema “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38, 8). Os subsídios para estudo e trabalho em grupos estão listados abaixo e podem ser encontrados na Livraria das Comunidades, na rua Afonso Campos por trás da Praça da Catedral (telefone para contato: 3321 5771)

Texto Base – R$ 9,90
Manual da CF – R$ 27,00
Jovens na CF – R$ 3,00
Famílias na CF e Via-Sacra – R$ 1,40
Cartazes:
Pequeno R$ 0,36
Médio R$ 0,96
Grande R$ 1,44
Círculos Bíblicos – R$ 1,30
ABC da Fraternidade – R$ 2,00
Encontros Catequéticos para crianças e adolescentes – R$ 1,30
CD da CF 2012 – R$ 22,00
E ainda: Livretos para trabalhar nas escolas (ensinos fundamentais e médio), Vigília Eucarística, Kit Folhetos Quaresmais e adesivos.


Pascom Diocesana

Na Paraíba, contagem regressiva para o “Bote Fé Campina Grande”

Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a cidade de Campina Grande na Paraíba, será tomada pela força, alegria e pela fé da juventude! O projeto “Bote Fé” chega à cidade e promete mobilizar toda a juventude das 61 cidades que compõem a diocese de Campina Grande. Cariri, Agreste, Brejo, Sericar e Curimataú estarão juntos, através da juventude, neste grande momento de fé, ação e celebração.
Todos os grupos e pastorais que envolvem a juventude estão representados na equipe que está organizando o Bote Fé Campina Grande. Reuniões e divulgação intensa através da mídia e das redes sociais preparam a chegada da cruz e do Ícone de nossa Senhora à região. O combate as drogas será o tema discutido durante a passagem dos símbolos da jornada Mundial da Juventude. A Cruz e o ícone visitarão casas de reabilitação, hospitais, presídios, delegacias e casas de caridade.
Confira abaixo a programação que está sendo preparada para recepcionar a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Campina Grande:

DIA 05 DE FEVEREIRO
A Cruz e o Ícone virão da Arquidiocese da Paraíba e serão recepcionados, no dia 5, na Fazenda do Sol Masculina, na BR 230. O horário previsto é às 15h. Na Fazenda do Sol, a Cruz será recebida pelo Administrador Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha e terá um grande momento celebrativo preparado com os internos da casa. Saindo da Fazenda, a Cruz irá para a Avenida Brasília, onde um trio estará animando a juventude que lá estará concentrada à espera dos símbolos. A partir deste ponto, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora serão entregues nas mãos dos jovens e serão levados, acompanhados pelo trio elétrico, até o Instituto São Vicente de Paulo, às margens do Açude Velho.
Em frente ao Instituto São Vicente de Paulo terá um grande palco onde acontecerão os shows com as bandas católicas da Diocese. O principal show, previsto para as 21h, é com a banda Remidos no Senhor.  “É pra sempre o meu sim” envolve, música, oração, dança e apresentação teatral. No palco também acontecerá a Santa Missa, presidida por Dom Jaime, e uma mini palestra: “Construir um mundo sem drogas”.
A programação se estende por toda a noite, com adoração, exposição do Santíssimo e vigília até as 6h da manhã do dia 6. Estes momentos acontecem dentro da quadra do Instituto São Vicente de Paulo e serão acompanhados por vários grupos que envolvem a juventude na diocese.

DIA 06 DE FEVEREIRO
Às 6h será celebrada a Santa Missa e será iniciada a contemplação das 7 dores, onde a Cruz será levada a 7 pontos da cidade. Serão visitados presídio, hospitais, casas de caridade e delegacias. Às 18h a Cruz chega à Catedral Diocesana, onde será celebrada a Missa de Ação de Graças e, logo após, é iniciada a vigília de oração que será acompanhada por grupos das diversas paróquias da cidade.

DIA 07 DE FEVEREIRO
Com o raiar do dia, o Bote Fé Campina Grande vai se despedindo. Às 6h será celebrada a Missa de Envio e a Cruz será levada para a Diocese de Patos, no sertão do estado.
Fonte: Equipe de Comunicação - Bote Fé Campina Grande

Tem início em Natal o IX Pé e Fé na Caminhada

Tem início nesta segunda-feira, 23, o IX Pé e Fé na Caminhada, em Natal-RN. Tradicional no Regional Nordeste 2, o encontro é destinado aos seminaristas das vinte e uma dioceses que compõem a CNBBNE2 e tem como objetivo refletir sobre a caminhada e estreitar os laços de unidade. O evento, que tem como tema "A MISSÃO DO PADRE DIOCESANO ONTEM, HOJE E AMANHÃ", se estende até o dia 26 de janeiro. Já estão confirmados cerca de 70 seminaristas. 
Confira a programação:
DIA: 23/01 (segunda-feira)
18h - Acolhida e jantar
20h - Apresentação dos participantes e da programação do IX Pé e Fé na caminhada     
20h 30min - Explanação sobre História da Arquidiocese de Natal (Vídeo)
21h - Oração Final (Participação das cantoras Léa e Sônia)
21h 30min - Lanche / Repouso
DIA: 24/01 (terça-feira)
7h – Despertar
7h 45min – Laudes
8h – Café da manhã
9h – I CONFERÊNCIA: “A missão do Padre diocesano ontem” por Ir. Vilma Lúcia, FDC
10h – Lanche
10h 20min - Animação/ Retorno à conferência
12h – Almoço
14h – Saída para Missão no bairro de Mãe Luiza
18h – Jantar (Bairro de Mãe Luiza)
19h – Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Bairro de Mãe Luíza)
21h – Retorno ao Centro de Treinamento (Ponta Negra)
21h 30min – Lanche / Completas
DIA: 25/01 (quarta-feira)
7h – Despertar
7h 45min – Laudes
8h – Café da manhã
9h – II CONFERÊNCIA: “A missão do padre diocesano hoje” por  Pe. José Freitas Campos
10h – Lanche
10h20min – Oficinas (trabalhos em grupo)
11h – Animação e apresentação dos trabalhos
12h – Almoço
15h – II CONFERÊNCIA: “A missão do padre diocesano amanhã” por D. Jaime Vieira Rocha
16h – Lanche
16h30min – Partilha da experiência missionária
17h30min – Santa Missa com Vésperas (Auditório do Centro de Treinamento)
18h30min – Jantar
20h 30min – Noite Cultural
DIA: 26/01 (quinta-feira)
6h30min – Despertar
7h – Laudes
7h 30min – Café da manhã
8h – Avaliação e escolha do local da X edição do “Pé e Fé na Caminhada”
8h 30min – City Tour pela Capital Potiguar
11h – Santa Missa de Encerramento (Catedral Metropolitana de Natal)
12h30min – Almoço (Centro de Treinamento/Ponta Negra)

Fonte: Seminarista João Batisa - Arquidiocese de Natal-RN

Diocese de Guarabira divulga programação da Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Luz

Catedral de Nossa Senhora da Luz

A Catedral de Nossa Senhora da Luz divulgou na última quinta-feira (12) a programação da festa religiosa de Nossa Senhora da Luz - padroeira da cidade e da diocese de Guarabira. A festa terá início na segunda, dia 23, às 19h, com uma celebração solene presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.

O novenário de Nossa Senhora da Luz, contará com a participação de diversos sacerdotes da diocese de Guarabira e de outras dioceses, a exemplo do Mons. Ednaldo Araújo e do Pe. Severino Melo (ambos da Arquidiocese da Paraíba) que também serão pregadores em uma das noites de novena cujo início será no dia 24 de janeiro e seguirá até 1º de fevereiro, às 16h e às 19h, haverá também missa na parte da manhã, às 6h.
O primeiro dia da novena de Nossa Senhora da Luz será celebrada pelo padre José Antônio, da cidade de Areia, às 16h. A novena da noite, o padre Elias Sales (reitor do Seminário Diocesano) celebra às 19h. Os demais dias do novenário seguirá sempre nestes horários, contudo com outros celebrantes.
No dia 1 de fevereiro, a Diocese de Guarabira recebe a visita da Cruz e do ícone da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Guarabira será a primeira cidade do estado a receber a cruz, entregue pelo papa Bento XVI e que percorrerá todas as dioceses brasileiras até a chegada do evento, no Rio.
Ainda no dia 01, uma vigília será realizada com toda a juventude da região, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, presidida pela comunidade Doce Mãe de Deus, durante toda a noite, com início previsto para as 22h.
No dia 2 de fevereiro, dia da padroeira, último dia da festa religiosa, uma Santa Missa, às 8h30, será presidida pelo bispo diocesano dom Lucena e concelebrada pelos sacerdotes na Catedral de Guarabira. À tarde, a tradicional procissão percorrerá as principais ruas da cidade terminando com a Santa Missa, no largo da Catedral de Nossa Senhora da Luz.
No dia 3 de fevereiro, os jovens guarabirenses entregaram, em cerimônia solene, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora aos jovens da Arquidiocese da Paraíba (João Pessoa), na entrada da cidade de Sapé – PB. A Cruz passará pela Arquidiocese da Paraíba, dioceses de Campina Grande, Patos e Cajazeiras e depois seguirá para o estado do Rio Grande do Norte.
Fonte: Pascom da Diocese de Guarabira

sábado, 21 de janeiro de 2012

CNBB e Arquidiocese de Brasília realizam celebração e agradecem Dom Lorenzo Baldisseri

Convite_-_Dom_Lorenzo_BaldisseriA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Brasília realizam celebração da Eucaristia na Catedral Metropolitana da capital em ação de graças pelo trabalho realizado pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, durante mais de 8 anos que serviu à Igreja no Brasil. Dom Baldisseri foi nomeado no último dia 11 de janeiro, novo secretario da Congregação para os Bispos da Santa Sé.
Em entrevista a mídia católica, Dom Baldisseri considerou que sua nomeação como secretário para a Congregação para os Bispos foi uma demonstração da confiança do Papa Bento XVI em sua pessoa, responsabilidade que ele assume com a confiança de uma vida dedicada ao serviço da Igreja. O Núncio Apostólico no Brasil deve se transferir para Roma nos próximos dias. Enquanto isso, Dom Baldisseri visita as diversas arquidioceses do Brasil para se despedir pessoalmente dos membros da Igreja no país. O sucessor de Dom Baldisseri na Nunciatura Apostólica no Brasil ainda será escolhido e anunciado pelo Vaticano, algo que ele espera acontecer logo, segundo informações dadas por ele ao site da Canção Nova.
“A Nunciatura no Brasil não pode ficar vazia muito tempo. É um país muito grande. A congregação e episcopado do Brasil são os maiores do mundo, então é preciso que um núncio esteja presente, bem como frente ao Estado”, salientou.  E comunicou seus próximos planos: “Em primeiro lugar, quero me colocar à disposição do Santo Padre e do presidente da Congregação, Dom Marc Ouellet, e contribuir com minha experiência como núncio. Tenho 39 de experiência diplomática ao redor do mundo, em quatro dos cinco continentes. Isso me dá a garantia para que eu possa compreender as realidades que se apresentam nos diferentes países e continentes”, sublinhou o novo secretário da Congregação para os Bispos aos redatores da Canção Nova.
Anote:
Celebração da Eucaristia
Dia 5 de fevereiro de 2012
10 hs da manhã
Catedral Metropolitana de Brasília


A celebração em Brasília será oportunidade para participação de bispos, diplomatas, autoridades e de representantes do povo brasileiro agradecer o trabalho feito por Dom Baldisseri e rezar pela continuidade de seus trabalhos em favor da Igreja em Roma. O cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, em nota oficial, por ocasião da nomeação de Dom Baldisseri, afirmou: “Em nome do episcopado brasileiro, agradecemos profundamente a Dom Baldisseri pelo seu valioso trabalho junto ao governo e a Igreja no Brasil e asseguramos as nossas orações pelo êxito de sua nova missão a serviço da Igreja como secretário da Congregação para os bispos. Temos a certeza de que a Igreja no Brasil será sempre grata pelo seu fecundo trabalho realizado como Núncio Apostólico em nosso país”.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20 de Janeiro - Dia de São Sebastião


O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

São Sebastião, rogai por nós!

Encontram-se abertas as inscrições da 1° Eucaristia (Zona Urbana)



A Pastoral da Catequese comunica que já se encontram abertas as inscrições para a caminhada de 1° Eucaristia da Zona Urbana. As inscrições estão sendo feitas na Casa da Mãe Efinha de segunda a sexta-feira, no período da tarde, das 14 às 17 horas. Poderão ser inscritas crianças a partir dos 8 anos de idade, e é paga uma taxa no valor de R$ 3,00. Agradece a coordenação.

Fonte: Coordenação Paroquial da Catequese
Imagem: Internet

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mostra em Roma expõe documentos inéditos sobre o Concílio Vaticano II

Extramuros2O Concílio Ecumênico Vaticano II e a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Este é o tema da mostra (Sanctus Paulus extramoenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II) que será aberta na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, na Pinacoteca desta Basílica, onde em 25 de janeiro de 1959 o Concílio foi anunciado pelo Papa João XXIII.

Nesse mesmo dia, Bento XVI presidirá nesta Basílica a celebração ecumênica das vésperas, na conclusão da Semana de Oração pela Unidas dos Cristãos, no dia da festa da conversão de São Paulo.

"Justamente para recordar os 53 anos daquele dia 25 de janeiro, decidiu-se dar uma contribuição substanciosa para reviver a essência e a atualidade do Concílio no local onde ele foi anunciado", explicou o Cardeal Francesco Monterisi, Arcipreste da Basílica.

A mostra permanecerá aberta até o encerramento do Ano da Fé (que tem início em outubro de 2012 e vai até novembro de 2013), como suporte à decisão do papa de celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, no espírito da carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro passado.

Na mostra, serão expostos textos autógrafos dos discursos preparados por João XXIII para o anúncio do Concílio e para a sua abertura, em 11 de outubro de 1962, na Basílica Vaticana. Será exposto também o "passaporte de serviço para o exterior" concedido em 1963 a Karol Wojtyła — com a assinatura do então Substituto da Secretaria de Estado, Angelo Dell’Acqua —, que permitiu ao futuro Papa de participar do Concílio. Naqueles anos, o governo polonês chegou a negar o passaporte ao Primaz da Polônia, Cardeal Stefan Wyszyński.

Também poderão ser apreciados moedas, medalhas e selos daquele período, assim como paramentos e objetos litúrgicos. Já a Rádio Vaticano forneceu o áudio para a realização de um vídeo de cerca de 15 minutos com imagens de João XXIII e dos participantes do Concílio.

Fonte: CNBB

Vaticano anuncia apresentação da Mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Comunicações

dom_celli2Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais  da Santa Sé, vai apresentar, no dia 24 de janeiro, a mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano dedicada ao tema 'Silêncio e Palavra: caminho de evangelização'.
O documento, com versão portuguesa, será divulgado em coletiva de imprensa e o tema para a celebração de 2012, que se assinala a 20 de maio, tinha sido divulgado pelo Vaticano em setembro de 2011.
Na época, o arcebispo italiano disse que a escolha de Bento XVI é um "desafio" para todos e que a Igreja "deve ajudar a recuperar uma dimensão humana profunda da comunicação". D. Claudio Celli lembrou então a realização do Sínodo de Bispos, em outubro deste ano, que tem como tema 'A nova evangelização para a transmissão da fé cristã'.
"Evangelizar é anunciar a palavra, no contexto de hoje, ao homem de hoje, o que exige escuta, não só de quem recebe a mensagem, mas também de quem a propõe", observou o prelado, pedindo atenção aos "grandes temas da solidão, das dificuldades da vida, da falta de sentido, do afastamento dos grandes valores".
A mensagem do Papa vai ser conhecida, como é tradição, na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do gênero a ser instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto 'Inter Mirifica', 1963).
 
Fonte: CNBB NE2

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aplicativo “Siga a Cruz” mostra em tempo real a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo país



A Comissão organizadora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 comunicou que está disponível para download o aplicativo “Siga a Cruz”, uma ferramenta oficial da JMJ que irá possibilitar, pelo celular ou tablet, acompanhar passo a passo o trajeto dos Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o     Ícone de Nossa Senhora, pelo Brasil.

A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação da Comunidade Canção Nova, a pedido da Comissão JMJ RIO2013. O aplicativo pode ser adquirido, inicialmente, pelos usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod.
Em breve, será lançada também a versão para Tablets e Smartphones com a plataforma Android. A ferramenta tem como objetivo exibir de forma dinâmica, por meio de um mapa com recurso de geolocalização, o trajeto percorrido pelos Símbolos da JMJ. Os usuários também poderão interagir com seus amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o local onde se encontra a Cruz e acessar galerias exclusivas de fotos.

Baixe o aplicativo direto da página oficial da JMJ RIO2013, clicando aqui.


Fonte: CNBB

Tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


Começa nesta quarta-feira (18) a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o lema ‘Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo’.
A Semana de oração reúne a inumeráveis congregações, paróquias e cristãos de diferentes famílias confessionais do mundo inteiro para rezar juntos em celebrações ecumênicas especiais.
Cada ano um grupo de associados de uma região prepara um texto sobre um tema bíblico. Logo um grupo internacional de participantes protestantes, ortodoxos e católicos, assistidos pelo Conselho Mundial de Igrejas, edita o texto, que é publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos no Vaticano e o Conselho Mundial de Igrejas.
A edição final é enviada às igrejas membros e as diocese católicas romanas, convidados a traduzir o texto e contextualizá-lo para seu próprio uso.
O tema deste ano, "todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo", apoia-se na primeira epístola do apóstolo Pablo aos Coríntios, na qual se promete a transformação da vida humana, com toda sua dimensão aparente de "triunfo" e "derrota", através da vitória da ressurreição de Cristo.
Após o Ângelus do último domingo (15), o papa Bento XVI convidou todos os fiéis católicos a participarem da Semana de Oração, "tanto no âmbito pessoal como comunitário", e a unir-se "espiritualmente e, quando for possível, também virtualmente, para invocar de Deus o dom da unidade plena entre os discípulos de Cristo".

Informações: ACI Digital

Novas Comunidades já iniciam divulgação dos Retiros de Carnaval 2012



A Comunidade São Pio X e a Comunidade Remidos no Senhor dão início à divulgação dos encontros que são realizados durante o período de carnaval em Campina Grande. O Crescer, da Comunidade Pio X, chega a sua 15ª edição e traz como tema: “Família que reza unida, permanece unida”. O Enchei-vos, encontro de formação cristã da Comunidade Remidos, trabalhará o tema: "Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho" (Gl 4,4).

Campina Grande já é conhecida nacionalmente pelo “carnaval diferente” realizado na cidade. Outras denominações religiosas e o encontro ecumênico da Nova Consciência já fazem parte do calendário turístico da cidade. O Crescer, o Enchei-vos e também o Retiro de Carnaval da Comunidade Obra Nova, recebem todos os anos um grande público que busca o carisma a que mais se identifica, já que os retiros tem características próprias.
O Enchei-vos será realizado nos dias 18 a 21 de fevereiro e contará com a participação de Tácito Coutinho, da Comunidade Javé Nissi – Pouso Alegre – MG; o Padre Francisco Reinaldo, da Arquidiocese do Rio de Janeiro; e Ronaldo José, da Comunidade Remidos. O Crescer e a Comunidade Obra Nova em breve divulgarão suas informações de datas e convidados.

O leitor pode acompanhar as Comunidades nas suas páginas na internet:

Remidos no Senhor: http://remidosnosenhor.com.br/
Comunidade São Pio X: http://www.piox.org.br/site2011/
Obra Nova Coração de Maria: http://obranovacm.com.br/


Pascom Diocesana

Comissão especial realiza Assembleia Geral de Constituição e Criação do Observatório Social do Nordeste



Lançado no mês de novembro de 2011, durante o Seminário sobre Desenvolvimento Regional promovido pela Diocese de Campina Grande, o Observatório Social do Nordeste começa a ganhar contornos para sua efetiva atuação. No próximo dia 30 de janeiro a Comissão Provisória para a Constituição e Criação do OSNE convoca todos os interessados e instituições parceiras para a Assembleia Geral que definirá a criação deste organismo diocesano. A Assembleia será na Cúria Diocesana, na rua Afonso Campos no Centro de Campina às 15h.

Os presentes na Assembleia irão apreciar e votar proposta de criação do OSNE acompanhando a seguinte pauta: analisar e votar a proposta do Estatuto, eleição e posse do Conselho Superior e do Conselho Fiscal além de outros assuntos de interesse da Assembléia que possam surgir durante as discussões.
O Observatório Social do Nordeste é um organismo que irá fazer o controle das políticas públicas que devem beneficiar a população da região. De acordo com Dom Jaime Vieira Rocha, que na época do lançamento era o Bispo de Campina Grande, o Observatório “pretende contribuir para melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil, do Nordeste, especialmente a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações”. Ainda segundo o bispo, a ideia é “superar a fragmentação das diversas ações sociotransformadoras de ONGs e de outras instituições e organismos para consolidação de um processo de Desenvolvimento Regional Sustentável”.
Dom Jaime foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Natal e deixará a Diocese de Campina Grande no dia 26 de fevereiro.

Pascom Diocesana

Encontro Estadual das CEBS recebem confirmação de participação até o dia 27 de janeiro



As coordenações diocesanas das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, da província da Paraíba, estarão reunidas em Campina Grande para aprofundamento do tema da Campanha da Fraternidade de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”. O encontro será no Centro Diocesano do Tambor nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro.

Para assessorar e conduzir os momentos de formação, foi convidado o Dr. Erinaldo Guimarães, que é professor da Universidade Estadual da Paraíba e membro da Equipe Diocesana das Campanhas na Diocese de Campina Grande.
Os organizadores do encontro informam que cada pessoa deve contribuir com a quantia de R$ 40,00 para despesas com alimentação e hospedagem. Pedem também que o participante leve seu próprio copo, toalha e lençóis. Para os momentos de oração, será utilizado o Ofício Divino.
As pessoas devem confirmar presença no Encontro Estadual das CEBS até o dia 27 de janeiro através do email ecampanhascg@hotmail.com ou através dos telefones (83) 3321 4199 (de seg a sexta das 8h às 12h) e (83) 8701 6681, Maria José - coordenadora das Campanhas na Diocese de Campina Grande.

Pascom Diocesana

sábado, 14 de janeiro de 2012

Curso de formação litúrgica para o Nordeste é realizado em Crato


cratoliturgiaAcontece no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Matos, na diocese de Crato (CE), o Curso de Formação Litúrgica para o Nordeste do Brasil, comumente conhecido como “Nordestão de Liturgia”.
São cerca de 153 participantes, provenientes de seis estados do nordeste, refletindo sobre a liturgia e objetivando construir, como discípulos missionários de Jesus, um saber teológico-litúrgico, a partir de suas práticas celebrativas.
O curso acontece em três etapas, uma a cada ano, com duração de aproximadamente duas semanas, e reúne leigos, religioso, seminaristas e padres. Este ano 67 pessoas fizeram a inscrição na 1ª etapa, 48 na segunda etapa e 38 na terceira; a previsão é de que os estudos se estendam até o dia 21 de janeiro.
Este Nordestão é assessorado por dom Fernando Panico, bispo de Crato (CE), padre Hernaldo Pinto Farias, assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Marcelino Sivinski; frei Faustino Paludo; padre Joaquim Ivo, Marly Gondim, padre Josenildo Nunes, padre Ricardo Sales, padre Wesley, padre Eliomar Ribeiro, padre Alberto Reani, padre Jonilson e irmã Annete.
A metodologia destes dias de formação privilegia a mistagogia a partir do rito celebrado, marcado pela participação na construção do conhecimento em mutirão, onde todos partilham suas experiências e descobertas, na celebração do Mistério Pascal acontecendo na história.
A coordenação do curso também esteve reunida para tratar da liturgia do 13º Intereclesial das CEBs, que acontece em 2014, em Crato.

Fonte: CNBB NE2

Papa nomeia dom Lorenzo Baldisseri secretário da Congregação para os Bispos, no Vaticano


Na manhã da última quarta-feira, 11 de janeiro, o papa Bento XVI transferiu o atual Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri para a Secretaria da Congregação para os Bispos, um dos dicastérios da Cúria Romana, no Vaticano. Dom Baldisseri havia completado nove anos de nomeação para a Nunciatura Apostólica no Brasil no dia 12 de dezembro passado. Antes, ele foi núncio no Haiti (1992 – 1995), no Paraguai (1995 – 1999), na Índia e no Nepal (1999 –2002).
No Brasil, ele sucedeu a dom Alfio Rapisarda. Dom Lorenzo Baldisseri passa a responder pela Secretaria da Congregação para os Bispos que tem como prefeito, desde junho de 2010, o cardeal canadense Marc Oullet, que esteve presente e orientou o retiro espiritual dos bispos na última Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011, em Aparecida (SP). O Secretário anterior da Congregação era o ex-núncio apostólico na Espanha, arcebispo português, dom Manuel Monteiro de Castro, que será criado cardeal no próximo Consistório, de 18 de fevereiro, conforme anúncio feito pelo Santo Padre no Angelus da Epifania, dia 6 de janeiro.
A propósito da transferência do núncio apostólico, o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, emitiu, em nome da Presidência, a seguinte nota:
Saudação ao novo Secretário da Congregação para os Bispos
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) felicita Dom Lorenzo Baldisseri pela nomeação para o cargo de Secretário da Congregação para os Bispos, um dos mais importantes dicastérios da Cúria Romana. Reconhecemos, com gratidão, sua trajetória como Núncio Apostólico no Brasil, marcada pela excelente atuação tanto junto às autoridades brasileiras como representante do Papa, quanto pelo seu zelo apostólico manifestado pelas visitas pastorais realizadas a numerosas dioceses. Além disso, seus pronunciamentos, particularmente, registrados no recém-lançado livro “Ação e Missão – Um itinerário eclesial no Brasil”, sempre foram iluminadores de modo a contribuir com a CNBB no serviço da comunhão entre os bispos e com o sucessor de Pedro.
Entre suas beneméritas contribuições para Igreja no Brasil, estão a singular atenção pastoral que sempre teve para com os bispos, a presença em todas as assembleias do episcopado (no período em que exerceu sua função de Núncio), o encaminhamento de grande número de nomeações de bispos e a criação de várias dioceses. Destacamos, no entanto, com especial reconhecimento, sua decisiva participação na conclusão do acordo entre o governo brasileiro e a Santa Sé que estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, promulgado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 11 de fevereiro de 2010. Naquela ocasião, Dom Baldisseri nos lembrava que com aquele ato solene se concluía o processo deste histórico tratado internacional que “constitui a reafirmação e a consolidação das relações existentes entre o Brasil e a Santa Sé e a adequada e clara regulamentação da significativa presença e contribuição da Igreja Católica para o progresso, a harmonia e o bem comum da sociedade brasileira”.
Em nome do episcopado brasileiro, agradecemos profundamente a Dom Baldisseri pelo seu valioso trabalho junto ao governo e a Igreja no Brasil e asseguramos as nossas orações pelo êxito de sua nova missão a serviço da Igreja como secretário da Congregação para os bispos. Temos a certeza de que a Igreja no Brasil será sempre grata pelo seu fecundo trabalho realizado como Núncio Apostólico em nosso país.
Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Fonte: CNBB NE2