sábado, 31 de março de 2012

Artigo: Pela cruz somos glorificados em Deus



*por Pe. Luciano Guedes da Silva
Pároco de Cuité.

Para os romanos, sinal de tortura e castigo, para os judeus um escândalo e vergonha, para os gregos, uma loucura! Para a Igreja de Jesus, afirmação da eternidade, vida que se vislumbra para além das misérias e imperfeições humanas, força que destrói o mal. Assim, a cruz, na história desponta como sinal, para todos inquietante, da realidade misteriosa e transcendental que envolve a humanidade.
A chamada “Semana Santa” em nossa tradição católica recorda exatamente esse fundamento de nossa esperança cristã. Isso porque atualiza em nosso contexto de fé, os episódios históricos que narram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, aclamado como Messias e Salvador (domingo de Ramos e da Paixão), despedida e Ceia com  os discípulos (quinta-feira), Crucifixão e Morte (sexta-feira) e  a Ressurreição, no primeiro dia da semana (domingo de páscoa).
Sendo assim, tudo o que mais celebramos em qualquer parte e circunstância do tempo, fará referência a isto: a Páscoa redentora de Cristo. Podemos assim compreender que a Igreja nasce desta fonte, fruto da “fé pascal” comunicada pelas testemunhas e discípulos do Senhor Ressuscitado.

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade

cf2012_-_cartazNo próximo domingo, dia 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.
Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.
Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.
Fonte: CNBB

Conferência Vicentina de Campina Grande completa 127 anos de fundação

Neste dia 31 de março, a Conferência Nossa Senhora da Conceição, primeira conferência vicentina instituída em Campina Grande, completa 127 anos de fundação. Para comemorar a data, será celebrada uma Missa em Ação de Graças na Catedral Diocesana, neste sábado (31) às 19:30h.
Toda sociedade é convidada a celebrar, especialmente todos os confrades e consorcias da conferência vicentina.

Pascom Diocesana

Gesto concreto da CF 2012 na diocese irá beneficiar o Lar da Sagrada Face

No próximo dia 1º de abril, Domingo de Ramos, acontece em todo Brasil a Coleta Nacional de Solidariedade da Campanha da Fraternidade. Nas missas de todas as Paróquias da Diocese as doações recebidas serão revertidas para assistência ao Lar da Sagrada Face, localizado na cidade de Lagoa Seca. A sugestão partiu do Grupo de Articulação Pastoral (GAP), e foi confirmada pela Equipe Diocesana das Campanhas em reunião com a Coordenação Diocesana de Pastoral. A decisão foi baseada no tema da CF deste ano “Fraternidade e Saúde Pública”.
A instituição escolhida para a realização do gesto concreto, o Lar da Sagrada Face, acolhe atualmente 15 idosos e se mantém exclusivamente de doações. A casa tem capacidade para abrigar 30 idosos, mas trabalha com metade de sua capacidade devido às condições precárias de instalação e sobrevivência. Localizada na zona rural de Lagoa Seca, o Lar recebe doações de toda natureza: alimentos, material de limpeza e higiene, material de construção, eletrodomésticos, utensílios de cozinha, roupas de cama, mesa e banho além de fraldas geriátricas.
COMO AJUDAR
Além da doação em dinheiro no Dia da Coleta Nacional de Solidariedade, nas missas de todas as paróquias da diocese, as pessoas podem fazer suas doações (dinheiro ou o material já citado na matéria) em dois pontos: no próprio Lar, localizado na rua Antônio Borges, 107, Lagoa Seca; ou em Campina Grande na rua Vigolvino Wanderley, 537, no Ponto de Cem Réis. Em Campina, o ponto de coleta funciona das 7h às 17h. Os telefones para contato são: (83) 3066 0568 e 3342 3061.

Pascom Diocesana

quarta-feira, 28 de março de 2012

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2012

logo_soucEntre os dias 20 e 27 de maio, cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Será uma semana muito especial, pois pessoas das mais variadas etnias e culturas estarão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade.
A SOUC, que este ano tem como tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”, baseado na carta do apóstolo Paulo, pretende contribuir para que irmãos de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração.
Acesse o blog da SOUC e saiba tudo sobre o evento, baixe o cartaz e sabia a programação de sua região. O endereço eletrônico é http://semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com.br/.
Leia abaixo uma carta assinada pelos integrantes do Conselho de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: carta das Igrejas-membro do CONIC
Brasília, 09 de março de 2012
Irmãos e irmãs da caminhada ecumênica!
cartaz_concluido-1Nós representantes das igrejas membro do CONIC, reunidos neste dia 09 de março em Brasília nos dirigimos a vocês na paz  e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.
Nos aproximamos de mais uma Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este ano, estaremos unidos/as em oração de 20 a 27 de maio, sob o lema bíblico da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Coríntios 15. 51 – 58).  Irmãos e irmãs da Polônia, país marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem no testemunho da fé, vencendo inúmeros desafios, prepararam esta semana de oração.
Convidamos a cada um/a de vocês a se unirem a este grande mutirão, que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos produz. Cada um/a é chamado/a a  transformar a realidade onde vive e a construir  um mundo melhor. Temos diante de nós muitos desafios, oremos e mostremos sinais concretos na  busca de superação!
Que a reflexão desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé alimentada na certeza que vem da vitória do Ressuscitado.
Com nossa benção e Fraterna Saudação,
Dom Maurício José Araújo de Andrade
Bispo Primaz da Igreja Anglicana

Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Dom José Belisário da Silva
Vice- Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Rev. Cacilene Aparecida Nobre
Rep. da Igreja Presbiteriana Unida

Dra. Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa
Rep. Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia

Fonte: CNBB

Bento XVI preside missa em Cuba e se encontra com Fidel Castro

“A verdade é um anseio do ser humano, e procurá-la supõe sempre um exercício de liberdade autêntica.” Palavras claras, simples e sinceras do papa Bento XVI, pronunciadas na homilia desta quarta-feira, 28/03, durante missa celebrada na manhã de hoje em Havana, capital de Cuba, diante de mais de 300 mil pessoas.

Na Praça da Revolução, o Pontífice fez a sua reflexão inspirado também pelo cenário que o cercava: o palco montado no estilo das antigas casas cubanas, em frente da estátua imponente de José Martí, tendo do seu lado esquerdo a escrita “A caridade nos une”. Também havia as duas imagens de Che Guevara e Camilo Cienfuegos, heróis da revolução, além da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre.

Se a verdade é mal interpretada, advertiu Bento XVI, leva à irracionalidade e ao fanatismo. “Não hesitem em seguir Jesus Cristo”, exortou, recordando que esta mensagem é a razão de ser da Igreja. Todavia, para difundir a Boa Nova, os fiéis precisam ser livres – termo usado 14 vezes na homilia. O Papa reconhece os passos feitos na relação entre Igreja e Estado, mas pede mais, pede que avancem ulteriormente. Uma menção também foi reservada ao sacerdote Félix Varela, filho ilustre de Havana que entrou na história de Cuba como o primeiro que ensinou seu povo a pensar – missão esta que a Igreja também reivindica nos ambientes de formação e nos centros universitários.

Depois da Missa na Praça da Revolução, Bento XVI voltou à Nunciatura Apostólica em Havana onde teve um encontro reservado com o ex-presidente cubano Fidel Castro, que no próximo dia 13 de agosto completará 86 anos. Fidel já havia encontrado duas vezes João Paulo II: em 1996 no Vaticano e, depois, em 1998 durante a histórica visita do Papa Wojtyla à Ilha caribenha.

O líder cubano Fidel Castro e o Papa Bento XVI durante encontro nesta quarta-feira (28) em Havana (Foto: Reuters/Osservatore Romano)
O líder cubano Fidel Castro e o Papa Bento XVI durante encontro nesta quarta-feira (28) em Havana (Foto: Reuters/Osservatore Romano)
Fonte: CNBB

Milhares de pessoas participam da tradicional Caminhada Penitencial em Campina Grande


Em clima de muita oração e reunidos em nome da fé, milhares de pessoas se concentraram nas mediações da Catedral Diocesana de Campina Grande para a realização da 14ª edição da Caminhada Penitencial. Em quase 5 km de percurso, os fiéis meditaram as estações da Via-Sacra, pagaram promessas e fizeram suas orações nesta preparação para a Semana Santa. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 35 mil pessoas participaram da Caminhada. A programação teve início com a Missa, celebrada às 5:30h da manhã na Catedral, pelo Administrador Diocesano Pe. Márcio Henrique Mendes. O céu nublado e a leve chuva que caiu na cidade acabaram por colaborar com a caminhada, amenizando o calor forte que vem marcando Campina Grande nas últimas semanas.

A Caminhada seguiu o percurso planejado com o auxílio do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e Rotam, que garantiram que a multidão seguisse apenas por um lado da Avenida Manoel Tavares e da BR 104, permitindo o fluxo normal de veículos e a segurança de todos. As pessoas ainda contaram com a assistência de ambulâncias do SAMU, Unimed, Hospital de Trauma e Corpo de Bombeiros.

Agentes de diversas pastorais, movimentos e serviços da Diocese colaboraram com a organização e realização da Caminhada. Pontos de distribuição de água ficaram espalhados por todo percurso e equipes garantiram a limpeza das ruas após a passagem da multidão.

“Esse momento foi muito importante, pois tivemos muitas orações. O objetivo da caminhada é converter as pessoas durante o período da Quaresma. Relembramos o sacrifício de Jesus Cristo e lembramos também dos problemas verificados no sistema público de saúde do país”. Declarou Pe. Márcio em entrevista à Rádio Caturité.

Na chegada ao Convento Santo Antônio em Ipuarana, o Administrador Diocesano fez uma breve reflexão do Evangelho e proferiu uma bênção a todos os participantes.

A programação completa da Caminhada Penitencial durou aproximadamente 4 horas.

Texto: Márcia Marques / Fotos: Andréa Brito
Pastoral da Comunicação - Diocese de Campina Grande

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bento XVI em Cuba: “Peregrino da Caridade”

papacubaApós concluir a sua visita ao México, o papa Bento XVI prossegue esta que é a 23ª viagem apostólica internacional de seu pontificado. Nesta segunda-feira, 26/03, às 16h20 (horário de Brasília), o Santo Padre chegou a Santiago de Cuba, para a visita em que está sendo chamado de “Peregrino da Caridade”.

Logo mais, às 19h30 (horário de Brasília), o papa preside a eucaristia na praça Antonio Maceo, celebrando a solenidade da Anunciação do Senhor. Na manhã desta terça-feira, 27/03, o papa faz a sua peregrinação até à Basílica-Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira do país, cujo encontro da imagem celebra 400 anos.

O ponto alto da visita está marcado para quarta-feira, em Havana. Lá, na Praça da Revolução, Bento XVI celebrará a Santa Missa diante de cerca 700 mil pessoas. No mesmo dia, o papa retornará para o Vaticano.

Membros da Igreja local afirmaram ao Programa Brasileiro da Rádio Vaticano que, sem o apoio governamental, inclusive econômico, esta visita não teria sido possível. O governo cubano disponibiliza uma página, que transmite ao vivo as cerimônias da visita. Para acessá-la, clique aqui.

Fonte: CNBB

Setor Pastoral Social da CNBB NE2 realiza XXI Assembleia

 

Foi realizada dos dias 22 a 24 de março, em Caruaru-PE, no Convento dos Capuchinhos, a XXI Assembleia Ordinária do Setor Pastoral Social da CNBB NE2 (SPS). Participaram do evento, cerca de 50 pessoas, entre membros da Coordenação do Setor; delegados/as animadores das Pastorais Sociais que atuam nas Dioceses, referendados pelos seus respectivos Bispos; e Coordenadores das Pastorais, Movimentos e Organismos de cunho regional. O Bispo referencial para o SPS, Dom Adriano Ciocca Vasino, também esteve presente durante toda a Assembleia; que neste ano teve como tema “Rumo a V Semana Social Brasileira”.

Dom Genival, Presidente da CNBB Nordeste 2
Além das discussões a respeito do tema, foi debatida durante o evento a situação das pastorais nas Dioceses; o Grito dos Excluídos; a Campanha da Fraternidade; as Eleições 2012; entre outros assuntos.

Ainda durante a Assembleia Marcos Bezerra, integrante da Cáritas Regional, foi indicado para articulador do Setor; substituindo o Pe. Alfredo Boldori, transferido para integrar o clero da Arquidiocese de Aracajú-SE. A indicação será levada por Dom Adriano para aprovação do Conser (Conselho Episcopal Regional), cuja próxima reunião será nos dias 15 e 16 de maio, na sede da CNBB NE2, em Recife.

A Assembleia também contou, na sexta-feira, 23, com a presença de Dom Genival Saraiva, Presidente da CNBB Nordeste 2 e Bispo de Palmares-PE.

Fonte: CNBB Ne2

Dom Matias será o celebrante da Missa dos Santos Óleos em Campina Grande


Dom Matias Patrício de Macêdo será o celebrante da Missa dos Santos Óleos na Catedral Diocesana de Campina Grande. A Solenidade acontece na próxima quinta-feira santa, dia 05 de abril, às 8:30h. Dom Matias foi bispo de Campina Grande nos anos 2000 a 2003 e hoje é arcebispo emérito da arquidiocese de Natal (RN).

Na Missa dos Santos Óleos, todo o Clero da diocese, formado por padres e diáconos diocesanos e religiosos, se reúne diante do bispo para renovar as suas promessas sacerdotais. Nesta celebração, o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação até a quinta-feira santa do próximo ano.

Na quinta-feira santa também acontece a celebração da Missa da Ceia do Senhor e lava-pés. O presidente da celebração, em sinal de amor, entrega e humildade, lava e beija os pés de 12 pessoas representando o gesto de Cristo, que fez o mesmo com seus 12 discípulos. A Missa da Santa Ceia também marca a instituição da Santa Eucaristia.

Fonte: Pascom de Campina Grande

Papa fala dos frutos da Missão Continental na América Latina

papa.CELEBRA.MEXICO2Em visita México, o papa Bento XVI afirmou neste domingo, 25/03, num encontro com os bispos mexicanos na Catedral de León que os frutos da Missão Continental, conclamada na  Conferência de Aparecida, já estão sendo colhidos. “Entre eles, contam-se o estudo, a difusão e a meditação da Sagrada Escritura, que anuncia o amor de Deus e a nossa salvação”.
A declaração ocorreu durante a celebração das Segundas Vésperas da festa da Anunciação do Senhor, celebrada hoje na liturgia da Igreja. A agenda do Santo Padre no domingo, entretanto, foi bastante cheia. Pela manhã, ele presidiu a eucaristia no Parque do Bicententário, um espaço comemorativo aos 200 anos da independência mexicana. De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, mais de 500 mil fiéis estavam presentes à celebração, mais de 250 cardeais e bispos, e os presidentes das 22 conferências episcopais da América Latina, entre eles o cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB.

Em sua homilia, o papa destacou como o anseio de vida plena se cumpriu realmente em Cristo. “Este é também o modo como Nossa Senhora de Guadalupe mostrou o seu divino Filho a São Juan Diego: não como um lendário herói portentoso, mas como o verdadeiro Deus pelo qual se vive, o Criador das pessoas, dos vizinhos e parentes, do Céu e da Terra”.

Ele também fez questão de relembrar o motivo de sua viagem, inspirada pela Conferência de Aparecida, quando os bispos da América Latina e do Caribe resolveram dar início à Missão Continental, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte e inspire a ação dos discípulos missionários.

“A Missão Continental, que agora se está realizando de diocese em diocese neste Continente, tem como objetivo fazer chegar esta convicção a todos os cristãos e às comunidades eclesiais, para que resistam à tentação de uma fé superficial e rotineira, por vezes fragmentária e incoerente. Também aqui se deve superar o cansaço da fé e recuperar ‘a alegria de ser cristão’, de ser sustentado pela felicidade interior de conhecer Cristo e pertencer à sua Igreja”, refletiu o papa.

Nesta segunda-feira, Bento XVI se despede do México ao meio-dia (horário de Brasília). Às 16h, sempre no horário de Brasília, o Papa chega a Santiago de Cuba onde preside hoje a missa na praça Antonio Maceo, e visita amanhã o Santuário de Nossa Senhora da Caridade.

Fonte: CNBB