terça-feira, 12 de junho de 2012

Abertura do Recanto dos Santos Juninos


Nesta terça-feira, dia 12 de junho, às 22h, a Diocese de Campina Grande fará a cerimônia de abertura do Recanto dos Santos Juninos. Na ocasião o Administrador Diocesano, Pe. Márcio Henrique dará a benção do espaço. Foram convidados para este momento o Prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a secretária de Cultura Eneida Maracajá, o coordenador de turismo, de comunicação, vereadores e demais autoridades municipais.
O espaço da Diocese está no Maior São João do Mundo desde 2010 com o intuito de resgatar o lado religioso do mês mais festejado no Nordeste do país.  As pessoas que visitarem a barraca da Diocese poderão conhecer a história de Santo Antônio, comemorado no dia 13 de junho, São João no dia 24, São Pedro e São Paulo que são celebrados no dia 29.
A já conhecida "Vila da Imprensa" voltou a ser o local do Recanto, que no ano passado fez parte do “Recanto da Poesia. O Recanto dos Santos Juninos ficará aberto de quinta a sábado, das 20h às 23h, e nos domingos a partir das 17h.

Fonte: Pascom Diocesana

Cardeal Scherer será o enviado do Papa para a Conferência Rio+20

enviadodopapario20O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, será o enviado especial do papa Bento XVI e chefe da Delegação da Santa Sé na Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustenstável (Rio+20), que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho (o arcebispo foi nomeado para os dias 20 a 22, quando acontece o Segmento de Alto Nível da Conferência, com a presença de diversos chefes de Estado), na cidade do Rio de Janeiro. Dom Odilo foi comunicado da nomeação pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello, por carta datada de 29 de maio. A carta do Núncio informa, ainda, que "também farão parte da Delegação da Santa Sé o Ex.mo Mons. Francis Chullikatt, Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, o Rev.do Philip J.Bené, o Ver.do Justin Wylie e o Advogado Lucas Swanepoel".
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A Conferência terá dois temas principais: "A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza"; e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Fonte: CNBB

Juventude discute comunicação da Campanha da Fraternidade 2013



Juventude_discute_comunicao_da_Campanha_da_Fraternidade_2013
 
 A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu no último fim de semana, sábado e domingo, 9 de 10 de junho, em Brasília (DF), reunião de planejamento da comunicação da Campanha da Fraternidade (CF) 2013.  O encontro teve o objetivo de elaborar as ações de promoção da CF do próximo ano, em que a Juventude será tema.
Na reunião, a juventude brasileira foi representada por jovens de Belém (PA), Brasília (DF), Manaus (AM), Paraná (PR) e Rio de Janeiro (RJ). Entre as apresentações, o padre Luiz Carlos, secretpario executivo da Campanha da Fraternidade, explicou a proposta da CF. “A campanha não é uma ação prolongada. Normalmente tem o tempo limitado em vista de uma causa bem clara. A CF coloca em pauta um tema para ser discutido pela sociedade, com o intuito sócio-transformador. Assim, queremos refletir o protagonismo juvenil na igreja e na sociedade”, disse.
Em 2013, o tema da Campanha da Fraternidade será “Fraternidade e Juventude”, com o lema: “Eis me aqui, envia-me” (Is 6,8). A CF é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica desenvolvida na quaresma em preparação para a Páscoa. A campanha tem a missão de despertar o espírito comunitário e cristão; educar para a vida em fraternidade; e renovar a consciência da responsabilidade social.
A função da equipe de comunicação será de disseminar o conteúdo do texto base da CF por meio das redes sociais, produção de vídeos e interação com os jovens de todo país para mobilizar a juventude a participar efetivamente da Campanha da Fraternidade.

Fonte: CNBB

terça-feira, 5 de junho de 2012

Base Aérea de Santa Cruz e Copacabana abrigarão eventos centrais da JMJ Rio 2013

jmj_2012A praia de Copacabana (zona sul) e a base aérea de Santa Cruz (zona oeste) são os locais escolhidos pelo Vaticano para os mais importantes momentos da Jornada Mudial da Junventude (JMJ) Rio 2013, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
Em Copacabana serão realizadas a abertura da JMJ Rio 2013, a Via-Sacra, e também será o local de recepção do papa Bento XVI, momento em que o pontícife se encontrará com os milhões de jovens de todo o mundo. Na Base Aérea de Santa Cruz acontecerá o encerramento da JMJ Rio 2013, com a Vigília dos Jovens e a Missa de Envio.
“A programação do Papa só será decidida no final do ano. O Papa costuma participar de todas as estações da Via-Sacra, mas isso só poderemos afirmar no final do ano”, ponderou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Dois lugares marcantes, de acordo com Dom Orani: “a Base Aérea tem o nome da Terra de Santa Cruz, nome que o Brasil levou desde o início. Lá também está uma cruz antiga trazida pelos jesuítas que marca o trabalho de evangelização do Rio de Janeiro. Já Copacabana leva esse nome por causa de Nossa Senhora de Copacabana. Então, teremos Maria ao pé da Cruz – recordando bem todo o mistério de salvação”.

Fonte: CNBB

Papa Bento XVI passará por vários pontos da Cidade Maravilhosa durante a JMJ

logojmj2012Apesar de a agenda oficial da visita do papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, ser divulgada apenas no fim do ano, a arquidiocese do Rio já antecipou que vai sugerir que o Pontífice visite uma comunidade carente, a Catedral Metropolitana e o Maracanã. Segundo reportagem do jornal Globo Online, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta disse, na última sexta-feira, 1º de junho, que vai sugerir ao santo padre que vá ainda ao Cristo, que é um marco religioso e de turismo da cidade. O local também foi visitado pelo papa João Paulo II.
Dom Orani acrescentou que vai sugerir ao papa que inaugure um hospital de tratamento de dependentes químicos no Rio. “O hospital de tratamento para dependentes químicos é um dos legados que a Jornada Mundial da Juventude vai deixar. Queremos conseguir um desses centros de tratamento no Rio e sugerir que o papa inaugure durante sua visita”, disse dom Orani.
O arcebispo do Rio confirmou também que a Praia de Copacabana e a Base Aérea de Santa Cruz serão os locais dos principais encontros do papa com a juventude durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
A cerimônia de abertura da jornada, no dia 23 de julho de 2013, será em Copacabana, na Zona Sul, e a missa será presidida por dom Orani João Tempesta. A via sacra também será em Copacabana e a vigília e a missa de encerramento acontecerão na Base Aérea de Santa Cruz. Os locais foram escolhidos, segundo dom Orani, pela amplitude e facilidade de visualização do palco pelos jovens.
Após a missa em Santa Cruz, os jovens permanecerão na base aérea para um show artístico que fará parte de um DVD gravado ao vivo, com transmissão mundial.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Trezenas de Santo Antônio - Convite.


A comunidade Santo Antônio, nos bairros Castelo Branco / Ulisses Guimarães, convida a todos para a realização das trezenas e comemoração de 30 anos da fundação da capela.

PROGRAMAÇÃO


01/06 - (sexta-feira) Abertura - 19:00
Comunidade / grupo responsável: Apostolado de Santo Antônio
02/06 - (sábado) 19:00
Comunidade / grupo responsável: 72 discípulos
03/06 - (domingo) 15:00
Comunidade / grupo responsável: Apostolado da oração
04/06 - (segunda) 19:00
Comunidade / grupo responsável: Grupo Adorai
05/06 - (terça) 19:00
Comunidade / grupo responsável: Pastoral da família
06/06 - (quarta) 19:00
Comunidade / grupo responsável: Nossa Senhora das Graças
07/06 - (quinta) Corpus Christi (Igreja Matriz - 15:00)
08/06 - (sexta) 19:00
Comunidade / grupo responsável: Comunidade Kênosis
09/06 - (sábado) 19:00
Comunidade / grupo responsável: São José
10/06 - (domingo) 15:00
Comunidade / grupo responsável: Centro
11/06 (segunda) 19:00
Comunidade / grupo responsável:  Nossa Senhora da Conceição
12/06 (terça) 19:00
Comunidade / grupo responsável: São Francisco
13/06 (quarta) 18:00
Procissão saindo da Igreja Matriz para a Capela Santo Antônio e em seguida Celebração Eucarística em Ação de Graças a Santo Antônio e ao aniversário de 30 anos da fundação da capela.

"Queridos irmãos em Cristo, este é um ano de muita alegria, pois estamos vivendo os 30 anos da fundação da nossa querida capela de Santo Antônio.
Agradecemos a Deus pelas pessoas que tomaram a iniciativa da construção e a todos que passaram pela coordenação, para que pudéssemos chegar onde chegamos.
Somos eternamente gratos aqueles que nos ajudam direta e indiretamente, a todos que celebram conosco e a todas as comunidades amigas.
Que possamos comemorar mais anos com muita alegria e união."

Um forte abraço!

Giliarde Macedo e Paulina Batista (Preta)