segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bento XVI anuncia contagem regressiva para JMJ Rio 2013

BENTOXVIApós a oração mariana do Angelus este domingo, 29 de julho, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que daqui um ano, exatamente neste período, se realizará a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

“Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”

No Rio de Janeiro, termina neste domingo a pré-Jornada “Preparai o caminho” – uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013. A programação deste dia inclui as presenças do Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova. A pregação será feita pelo padre Reginaldo Manzontti, seguida pela apresentação de Marcos Frota Circo Show. À tarde, segue o show do padre Omar – que lança CD em parceria com Diogo Nogueira – e a Missa de Encerramento.

No sábado, centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. “Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito prazer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falou sobre a importância da Consagração dos jovens à Nossa Senhora e, na ocasião, também e recordou que o título de ‘Padroeira do Brasil’ foi dado a Nossa Senhora em 1931, na cidade do Rio de Janeiro. “Se estivermos juntos com Maria, estamos juntos com Jesus, pois a missão de Nossa Senhora é nos apresentar Jesus, essa é a missão da Padroeira. Se estivermos perto dela, nós estaremos perto de Jesus. Nós temos fé que a Jornada Mundial da Juventude será um grande sucesso porque a Mãe Aparecida está com a juventude”, disse o reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
 
Fonte: CNBB

“Preparai o caminho”: começa contagem regressiva para a JMJ Rio 2013


Na noite desta sexta-feira, 27 de julho, o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) iniciou a contagem regressiva para o evento que receberá milhões de jovens de todo o mundo, no Rio de Janeiro, em julho de 2013. O show “Preparai o Caminho” reúne neste final de semana os grandes nomes da música católica, momentos de pregações, celebrações e testemunhos no ginásio do Maracanãnzinho, na capital carioca.

A abertura do “Preparai o Caminho” contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Dom Giovanni d’Aniello, e do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis, além do presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
Para dom Giovanni, que presidiu a missa de abertura do evento, a preparação para a JMJ tem um sentido de descoberta. “Conhecendo o Brasil como já conheço, sei que o que virá no próximo ano será muito maior”. Ele também partilhou da satisfação em estar pessoalmente em uma Jornada pela primeira vez. “Sempre acompanhei de longe. Se Deus me permitir, essa será minha primeira Jornada”.
Após a Missa, dom Orani fez a abertura da campanha de arrecadação de recursos para a JMJ, com a presença da madrinha da campanha, a atriz Myriam Rios. Com o nome de “Compartilhe a sua Fé”, a campanha vai recolher doações através de conta bancária (Bradesco: agência 0814 - Conta Corrente 80001-5). “Muita gente tem me falado que quer contribuir. A partir de hoje, contamos com a participação e colaboração daqueles que já podem ajudar a JMJ”, afirmou o arcebispo.
Para Myriam Rios, é de grande importância a doação das pessoas para que a Jornada aconteça e alertou que todos os recursos irão para a organização da estrutura da JMJ. “Estamos pedindo para fazer também uma doação financeira, dentro da possibilidade de cada um, com o objetivo de ajudar na estrutura física para que se possa ter uma acolhida bastante calorosa e organizada dos milhares de jovens de todo o mundo aqui no Rio”, explicou.
Neste sábado, o tema das reflexões do “Preparai o caminho” será o compartilhamento, convidando cada jovem para discernir e compartilhar o seu dom e o seu tempo para a JMJ acontecer. As atividades começam com a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. No domingo, o tema será a acolhida, lembrando que os brasileiros acolherão de norte a sul do país os jovens do mundo inteiro.

Fonte: CNBB

domingo, 29 de julho de 2012

Semana Bíblica paroquial

1° noite foi presidida por : PE. Paulo Sergio
2° noite foi presidida por : Diácono Hebet
3° noite foi presidida por : Seminarista Thiago
4° noite foi presidida por : Júnior Oliveira
seguem abaixo fotos







Segue baixo as palestras do  Diácono Hebert e de Júnior Oliveira

  

Bíblia, livro da Igreja e da fé em Jesus Cristo

Popularmente escutamos muitas vezes que a Sagrada Escritura é a Palavra de Deus; porém, podemos questionar: será que toda a Palavra de Deus é a Bíblia? Vejamos o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica, “As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus e, por serem inspiradas são verdadeiramente Palavra de Deus” (CAIC135). Portanto, a Bíblia é uma Palavra de Deus, mas Deus não iria restringir toda sua Palavra na Bíblia, daí concluímos que a Palavra de Deus está além das Sagradas Escrituras.
Na nossa exposição hoje, vemos que a Bíblia é livro da Igreja, ou seja, ela é filha da Igreja, a Igreja fundada por Jesus Cristo, na fé dos Apóstolos, é firmada no “tripé” da Tradição, do Magistério e Palavra de Deus. Quanto à Sagrada Tradição ela “transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo para que, sob a luz do Espírito de Verdade, eles, por sua pregação, fielmente a conservem, exponham e difundam” (DV9). E ainda “o ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo” (DV10). Por conseguinte, podemos deduzir que a interpretação do depósito da fé (Tradição e Palavra de Deus) foi confiado ao Magistério, à totalidade da Igreja. Portanto, a nossa fé não é só firmada nas Sagradas Escrituras, mas com Ela, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério; é este o “tripé” que assegura nossa fé em Jesus Cristo e em sua Igreja.
Muitas vezes somos questionados pela Bíblia sobre nossa fé em Jesus Cristo, na sua Igreja; daí podemos pensar, será que a Bíblia é contra a doutrina da Igreja? Primeiramente, os livros contidos nas Sagradas Escrituras são Palavra de Deus, porque a Igreja assim os atestou, ou seja, a Bíblia é filha da Igreja, portanto, não pode ser interpretada por esta ou aquela pessoa, mas a Igreja como Mãe é que deve admoestar-nos acerca das Sagradas Escrituras, daí a Bíblia não é contra o que a Igreja ensina, porém Palavra de Deus e doutrina da Igreja caminham juntas.
Um último aspecto que queremos abordar é a leitura das Sagradas Escrituras, podemos assegurar que nossa fé em Jesus Cristo é também alimentada pela meditação e contemplação da Palavra de Deus; por isso a Igreja pede-nos insistentemente para nos habituarmos cada vez mais com a leitura das Sagradas Escrituras (LECTIO DIVINA). Temos sempre que termos presente que toda a Bíblia quer nos apresentar uma pessoa: Jesus Cristo; para assim o conhecermos e experienciarmos em nossas vidas. Por conseguinte, findo este texto com as palavras de São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”.
Referências:
·         Catecismo da Igreja Católica.
·         Constituição sobre a Palavra de Deus do Concílio Vaticano II “Dei Verbum”.

Diácono Hebert Pereira Guedes.

Júnior Oliveira
SEMANA BÍBLICA
TEMA: BÍBLIA, LIVRO DO DISCIPULADO E DA MISSÃO.
Palestrante: Francisco de Assis S. O. Júnior (Comunidade Kênosis).
Passagem central: Isaias 61,1.

1.       Nosso Senhor Jesus Cristo quando convoca os discípulos, primeiro os forma para depois enviá-los em missão. Com isso, aprendemos que Nosso Senhor, antes de nos chamar a ser missionários, nos convoca a ser discípulos. Um grande equívoco é pensarmos que não precisamos passar pela escola do discipulado, que podemos sair por ai falando de Jesus sem antes termos tido uma experiência concreta e pessoal com Ele. A convicção do nosso anúncio nasce da intimidade com aquele que anunciamos.       

2.       Jesus tinha uma grande multidão o seguindo, mas poucos discípulos. Existe uma grande diferença entre seguir Nosso Senhor como multidão e segui-lo como um discípulo. A multidão segue a Jesus pelo entusiasmo do momento, sem procurar conhecê-lo profundamente, o seguem por aquilo que ele pode lhes dar, o seguem pelos milagres, pelas curas, pelo pão, pelos bens materiais, mas depois de estarem saciados o abandonam. A multidão não tem compromisso sério com a Palavra do Senhor, mas uma curiosidade superficial, buscando nela a solução para os seus problemas.  Por outro lado, o discípulo segue a Jesus, por saber quem ele é, e não por aquilo que ele tem a oferecer. O discípulo tem um compromisso de fidelidade com a Palavra do Senhor, ele se aprofunda e se deixa formar por ela para que pouco a pouco a sua vida vá se configurando a do seu Mestre. Esse é o nosso grande desafio: sair da realidade de multidão e seguir Nosso Senhor como verdadeiros discípulos.    

3.       No Evangelho segundo São Marcos Jesus dá uma ordem a Igreja: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16...). A Igreja de Cristo tem a missão de evangelizar, mas quem é a Igreja? A Igreja é o Corpo de Cristo. Cada pessoa batizada é a Igreja de Cristo. Você é membro desse corpo místico de Jesus Cristo, então a missão de evangelizar também é de sua responsabilidade. Uma vez que todo o Povo de Deus é um povo “enviado”, (...) a missão de anunciar a Palavra de Deus é dever de todos os discípulos de Jesus Cristo, em conseqüência do seu batismo. Nenhuma pessoa que crê em Cristo pode sentir-se alheia a esta responsabilidade que deriva do fato de ela pertencer sacramentalmente ao Corpo de Cristo.”(Exortação VERBUM DOMINI). A missão de evangelizar não cabe somente aos Bispos, Padres e Religiosos, mas a todos os batizados, sem exceção. No Batismo o Senhor me elege, me ungi e me envia. Todos são enviados a anunciar Nosso Senhor Jesus Cristo, mas cada um tem um chamado específico (Casados, Sacerdotes, Religiosos), cabe a cada um ser fiel ao seu chamado e onde o Senhor lhe enviou. 

4.       Para que o nosso anúncio seja eficaz e tenha credibilidade, ele precisa ser acompanhado por nosso testemunho de vida. As Sagradas Escrituras não podem ser vistas como uma bela filosofia ou utopia, mas antes como uma realidade que se pode viver e que faz viver. “Há uma relação estreita entre o testemunho da Escritura, como atestado que a Palavra de Deus dá de si mesma, e o testemunho de vida dos crentes. Um implica e conduz o outro” (Exortação VERBUM DOMINI). É preciso anunciar Jesus Cristo com a vida, mais do que com as palavras. Anunciar a Palavra de Deus é anunciar uma pessoa que se chama Jesus Cristo, a quem eu amo, em quem eu creio, com o qual me relaciono e por viver em comunhão com ele, quero que outros o conheçam, o acolham, o amem e o sigam.

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia Sagrada, Ed. Pastoral;
Exortação Apostólica Pós-Sinodal VERBUM DOMINI (Papa Bento XVl).


sábado, 21 de julho de 2012

Divulgada a programação do II Mutirão Diocesano de Comunicação

Faltando apenas 2 semanas para a realização do II Mutirão Diocesano de Comunicação, a equipe de coordenação do evento informa que as inscrições estão em ritmo acelerado. As oficinas e os minicursos, que tem públicos direcionados, têm vagas limitadas. Estão sendo oferecidas as oficinas de Fotografia, Cerimonial e Organização de Eventos, Produção e Apresentação de Programas de Rádio, Multimídia no Trabalho Pastoral e Como Falar em Público.
O minicurso Media Training, que será minitrado pelo Pe. Manoel (jornalista e coordenador da Pascom da Arquidiocese de Salvador e Ir. Élide fogolari, coordenadora nacional da Pascom)é oferecido exclusivamente para o clero, religiosos (as) e seminaristas. O minicurso Manual de Redação, que será ministrado pelo jornalista Pe. Rafael Vieira (assessor de imprensa da CNBB) é direcionado aos jornalistas e estudantes de comunicação.
Mais informações e as fichas de inscrição estão disponíveis no blog da Pascom.

Dom Orani é membro titular no Conselho de Comunicação Social


Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, é um dos membros do Conselho de Comunicação Social previsto no artigo 224 da Constituição como órgão auxiliar do parlamento brasileiro. Ele é um dos cinco representantes da sociedade civil. O Congresso Nacional aprovou  a nova composição do colegiado nesta terça-feira, 17 de julho. Entre suas funções está avaliar questões ligadas à liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação e emitir pareceres e recomendações ligadas à produção e programação de emissoras de rádio e TV.
Nota da Agencia Senado sobre o fato recorda que o Consellho é composto por 13 titulares e 13 suplentes e também deve opinar, quando consultado, sobre propagandas de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. O colegiado também pode avaliar as finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da programação das emissoras de rádio e televisão e deve prezar pela regionalização da produção cultural, artística e jornalística.

Outros temas que podem passar por análise do Conselho são propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e outorga e renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Esta será a terceira composição do Conselho, regulamentado pela Lei 8.389/1991. A primeira foi aprovada em 2002 e a segunda, em 2004. O órgão inclui representantes dos veículos de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil.

Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional. Cada membro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. De acordo com a lei, o Conselho de Comunicação Social deve eleger seu presidente e vice-presidente dentre os representantes da sociedade civil, e as despesas do colegiado são pagas pelo Senado.

Fonte: CNBB

Fórum das Coordenações Diocesanas

:07 |

Será realizada neste sábado, dia 21, o Fórum das Coordenações Diocesanas. O evento acontece no Centro Diocesano do Tambor das 8h às 13h. São convocados para o Fórum todos os padres, diáconos, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e associações religiosas. Para este fórum também são convocados 2 representantes de cada Paróquia que sejam ligados aos trabalhos da Iniciação Cristã. Cada participante deve contribuir com uma taxa de R$ 15,00.

Pascom Diocesana

Tem início o 3º Encontro Nacional da Pascom


Uma missa e uma videoconferência marcaram a abertura das atividades desta sexta-feira, 20 de julho, do 3º Encontro Nacional da Pascom, promovido pela CNBB no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). A missa foi presidida por dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP) e referencial para a Comunicação no Regional Sul 1. A celebração ocorreu no auditório padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário.
Em sua homilia, o bispo enfatizou a importância de o cristão ter consciência de viver a ética em seu significado original. “Que possamos crescer na busca de trabalhar com senso crítico, fé e profissionalismo”, enfatizou dom José.
Em seguida, por meio de videoconferência, falou aos participantes do evento diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, cardeal Cláudio Maria Celli. Ele iniciou sua mensagem, considerando a concorrência que há entre o anúncio da Verdade e o testemunho cristão.
“Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. A sociedade atual exige muito de nós, especialmente com seus graves problemas de justiça, da ecologia e da economia. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”.
Dom Celli enfatizou que ao mesmo tempo em que comunicamos uma mensagem, levamos comunicamos a nós mesmos. “Há uma dupla dimensão comunicativa: comunicamos também os nossos interesses, nosso estilo de vida. Não podemos ser ‘falsos profetas’, como diz Jesus no evangelho de Mateus. Não podemos servir a dois senhores”.
Em nome dos participantes do Encontro, dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, agradeceu as palavras do cardeal, e convidou a todos a sauda-lo com o cântico de parabéns, já que dom Celli é aniversaria hoje. Em seguida, teve início a mesa redonda da manhã, com o tema Pascom: identidade e missão.
A cobertura do evento também disponibiliza matérias para televisão e rádio, nas páginas WebTV Redentor e da Rede Católica de Rádio.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Encontro da pastoral do Dizimo

Neste último sábado (14)aconteceu o encontro anual da pastoral do Dízimo                                                      houve  palestras falando da importancia do Dízimo na nossa vida,
de inicio veio o seminarista Arimateia Júnior onde falou sobre  a importancia do Dízimo, após veio a senhora Josimar Bezerra que também se pronunciou sobre o que  representa o Dízimo para os fieis,
é pra implementar o pároco Pe:Luciano Guedes veio falando sobre partilha
também foi servido aos agentes(a) um café da manha e ao meio dia foi servido o almoço.
Esse encontro visa o conhecimento dos agentes(a) sobre a importancia do Dízimo.

segue as fotos abaixo









sexta-feira, 13 de julho de 2012

Plano Pastoral Paroquial 2012-2015


PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
“Comunidade de comunidades em missão”
“Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na
Comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. (At 2,42)
OBJETIVO GERAL
Evangelizar
A partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como a igreja discípula, missionária e servidora, alimentada pelas palavras de Deus e pela eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10) rumo ao reino do Céu.

URGÊNCIAS

1° - IGREJA E ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a boa-nova a toda criatura!
Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,15)
Objetivo Específico:

Realizar as “missões populares”, como identidade de uma paróquia em estado permanente de missão.
Pista de ação
.  Assumir a missão popular como “estado” e não como “evento”
.  Promover missões contínuas nos bairros da cidade,
.  Intensificar a animação missionária na zona rural.
.  Fortalecer a experiências dos retiros missionários  paroquiais
.  Valorizar e promover o ministério da visitação nas casas e famílias.
.  Criar o ministério dar esperança cristã.
.  Promover visitas missionárias às escolas.
.  Incentivar a participação de todos os grupos e pastorais no agir a missionária da igreja.
.  Fortalecer a equipe de coordenação missionária paroquial-COMIPA
.  Promover continuamente a pastoral do dizimo, como fruto da participação, partilha e apoio material ao serviço missionário da paróquia.
.  Fortalecer pascom, como instrumento eficaz de articulação paroquial, oportunizando recursos humanos e técnicos para este fim.
2°- IGREJA ,CASA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÂ
“ Paulo e Silas anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares”(At 16,32s)

Objetivo especifico
Cuidar formação catequética e sacramentado , através de recursos, semanas temáticas e escola da Fé, para tornar possíveis e claros os programas de iniciação à vida cristã.
Pista de ação:
.  Enriquecer a experiência da escola da fé,como espaço aperto e populas para o estudo, aprofundamento e compreensão  dos conteúdos das revelação cristã.
.  Criar o catecumenato, como grupo permanente de acolhida e acompanhamento dos adultos, à iniciação cristã.
.  Valorizar a RICA – rito de iniciações de Cristãos adultos.
.  Favorecer em todo os momentos de formação, a “espiritualidade”,de modo a suscitar força no anúncio,aos que deles participam.
.  Capacitar os catequistas periodicamente e promover a co-participação das famílias nos processos de educação  na fé, quando à catequese de jovens e crianças.
3°- IGREJA,LUGAR DE  ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL
“toda escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar,para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça “(2Tm 2,16)
Objetivo especifico
Criar é identificar os círculos bíblicos e os programas regulares de formação bíblica na escola da fé.
Pista de ação:
. Estimular o continuo contato com as sagradas escrituras , implantado a lectio divina e o catecumenato , de forma a iluminar batizados e não-batizado.
. Apoiar aos leigos quanto à participação no curso livre de Teologia oferecido pelo seminário diocesano.
.    Facilitar ao povo o acesso à bíblia e o seu estudo acompanhado pela comunidade.
.  Valoriza ações intensiva de estudo e celebração de D e u s ,  c o m o  s e m i n á r i o s  e
S e m a n a s   t e m á t i c a s
4°-IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES
“ Às igreja da Galácia, a vós graças e paz da parte de Deus, nosso pai, e do senhor Jesus Cristo”(Gl 1,2s)
Objetivo especifico
Fazer da reunião em comunidade, porta para a experiência do encontro pessoal com Jesus cristo e com os irmãos .

Pista de ação:
. Vivenciar o retiro anual para todos os agentes pastorais, a fim de aprofundar a espiritualidade, fraternidade, comunhão necessária.
.   Realizar Assembléia paroquial,anualmente, para estudo e avaliação do plano pastoral .
.   Acompanhar regularmente as ações através do concelho pastoral.
. Promover encontros mensais e gerais para articulação pastoral do agentes.
.  Oferecer  a formação “especifica” por dimensões, agrupando setores e pastorais relacionados .
.   Incentivar a pastoral vocacional , como instrumento de reconhecimento comunitário dos diversos dons e caríssimas, a serviços da família e da igreja .
.   Incentivar e acompanha a implantação do ECC-encontro de casais com cristo,como experiência eclesial das famílias na paróquia.
.   formar e fortalecer as equipes de acolhida, para mais atenção e servir às assembléias do povo de Deus.
5°-IGREJA PROFETICA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS
“Eu vim  para que todos tenham vida e a tenham em abundancia “ (Jo 10,10)
Objetivo especifico
Criar espaços de articulação  das pastorais sociais e movimentos populares, promovendo  constante diálogo e colaboração da igreja com a sociedade.
Pista de ação:
.  Delegar à Cáritas Diocesana  o acompanhamento  e formação dos representantes da Paróquia nos conselhos  Paritários.
.  Apoiar as iniciativas de prevenção á dependência química e discernir as possíveis parcerias com os poderes públicos, municipal e estadual.
. Favorecer as iniciativas como Campanhas, Semana da vida, da cidadania para abordagem dos temas como aborto, abandono e exploração de crianças e pessoas idosas, perda do sentido da vida, violência no trânsito, etc.
.  Fortalecer o caráter transformador e responsável do Evangelho , na ação social da igreja,
evitando o assistencialismo dependente.
.  Apoiar e promover o serviço  da Pastoral Carcerária.
.  Implantar a Pastoral da Criança nas comunidades da paróquia onde não existe este serviço .
. Buscar e assumir parcerias com instituições governamentais ou federadas para qualificação profissional de pessoas e grupos .
.   Instalar o serviço da Cozinha Comunitária com apoio da Comunidade e órgãos.
.   Intensificar a participação material dos fieis nas Campanhas da fraternidade, Missionária e da evangelização, lhe apresentando com objetividade os projetos propostos pela Igreja, nos níveis nacional  e local.
DESTAQUES

1 JUVENTUDE
.  Criar os grupos de juventude nas comunidades
.   Fortalecer atividades que articulem a espiritualidade, a convivência e a formação para os jovens .

2 LITURGIA
“a Igreja, como casa da palavra, deve,antes de tudo privilegiar  a liturgia , pois esta e o âmbito privilegiado onde Deus fala e o seu povo escuta e responde. Cada ação litúrgica está, por sua natureza, impregnada da escritura sagrada.” (DGAE 2011-2015, 54)
ORGANIZAÇÃO  PASTORAL E ADMINISTRATIVA
PAROQUIA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
Rua Caetano Dantas,84-Centro-fone (83) 3372-2362
paroquiadasmerces.blogspot.com
1        SETOR CIDADE
1.igreja Mariz Nossa senhora das Mercês –centro
2. Capela Nossa Senhora da Conceição-aliança
3. Capela Nossa Senhora da Graças- 25 de janeiro
4. Capela de Santo Antonio-Castelo Branco
5. Capela de São Francisco – eucalipto
6. Capela São José – Bela Vista
7. Comunidade de Nossa Senhora Aparecida – tambor
8. Missão santa Teresinha do Menino Jesus – Ulisses Guimarães
9. Capela de São Pedro – povoado de bujari – 06 km


2-SETOR MURALHAS

10. Capela de Nossa Senhora Aparecida-Muralha-18 km
              11. Capela de são Roque-Campo comprido-06 km
              12. Oratório de Nossa Senhora de Nazaré - fazenda jacu -18 km
3-SETOR MELO
13. Capela de São Jose - Distrito do melo/Grossos-17 km
             14. Comunidade Nossa Senhora das Graças-curral do meio-23 km
             15. Capela de São Pedro - mares pretos-21 km
4-SETOR SERRA
16. Capela de São Francisco  - serra do bombucadinho-27km
            17. Capela do sagrado Coração de Jesus-canoinha-36 km
            18. Comunidade Nossa Senhora Aparecida – gameleira-30 km

5-SETOR CABAÇAS
19. Capela de Santa Luzia – cabaças -16 km
           20. Capela de São Francisco-cabaças-17 km
           21.Capela de São José –assentamento batentes/retiro-22km
           22. Missão São Sebastião- jucá -18 km
                            
6-SETOR TREVO
23. Capela de Santa Rita – Santa Rita- 29 km
           24. Capela de São Luiz Gonzaga – assentamento são Luiz- 33 km
           25. Capela de São João Batista – algodão dos Inácios – 24 km
           26. Capela da virgem dos pobres – algodão dos paulinos-26 km
           27. Capela de São Miguel arcanjo –são Miguel- 27 km
7-SETOR SOSSEGO
28. Capela de santo Antonio- sossego – 42 km
           29. Capela de São José-bomsucesso-39 km
           30. Capela de nossa senhora de Fátima - assentamento Santo Antonio-46 km
ORGANISMOS E FUNÇÕES
Pe . Luciano Guedes da Silva
pároco
Diácono Hebert Pereira Guedes
Estagiário
Francisco de Assis sena oliveira júnior
Secretario paroquial

CONSELHO PASTORAL
1.PE. Luciano Guedes da silva
2. Dalva Lucia dos Santos Monteiro
3. Marineide Gomes do nascimento costa
4. Thiago Ramos Balbino
5. Francisco de Assis sena oliveira júnior
6.Emanuel Ferreira de Souto
7.Natanael paulino dos santos
8.Clarice silva Pereira
CONSELHO ECONÔMICO
1.PE. Luciano Guedes da Silva
2. Nilda Dantas Da Rocha
3. Maria da Guia Cordeiro de Vasconcelos
4.Maria da Luz Sousa
5.José Hiran Macedo Costa
6.Ivaneide Casado da Costa
7. Aldineide Fernandes de Araújo Mendonça
8. Josimar Bezerra de Lima
PASTORAIS MOVIMENTOS E GRUPOS

1. Apostolado da oração-Dona Nilda
                       2.Terço dos homens-Hiran e Walter
                    3.Associação dos 72 discipulos-chico pontes
                        4. infância missionária-cici
                        5.grupo adorai - Manoel do Ó
                           6.grupos Kénosis- Junior oliveira
                         7.grupo dos Coroinhas-vanusa
                         8.pastoral da criança – Natanael
                         9.pastoral familiar – Luiz e Graça
                       10.pastoral caceraria-Doraci
                        11.pastoral Universitaria-prof. Júlia
                       12.pastora da comunicação-thiago balbino
                           13.pastoral do Dizimo-Aldineide e ivaneide
                           14.ECC-Demésio e silvanira
                            15.liturgia - Da Luz e Dinha
                            16.ministério de musica sal da terra - Hosana e João Paulo
                            17.ministério Jesus ressucitado-thiago e Cristiane
                       18.catequese de crianças - Dedé Teixeira
                        19.catequese de adultos- Bernadete frasinha
                         20.pastoral da crisma- Denis e Eldamira