sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMUNICADO

Comunico a todos os fiéis da Paróquia de Cuité, aos amigos e ao povo em geral, que o Velório e homenagens à nossa irmã REGINA GUILHERME, será celebrado na Capela de Nossa das Graças - 25 de Janeiro, Cuité - a partir das 17hs e o sepultamento amanhã Sábado, às 08 horas da manhã.
Programação das Exéquias:
* 17h - Chegada/Recepção
* 21h - Vigília Exequial - presidida pelo Pe. Luciano Guedes
* 07h30 de amanhã - Ultima Recomendação - Pe. Luciano.
Peço aos grupos, pastorais e movimentos de toda comunidade paroquial de Cuité, para se disporem durante as próximas horas, para este momento de nossa comunhão e esperança! Muito Obrigado.

Pe. Luciano Guedes.

Nota de pesar



A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, expressa seu profundo pesar pelo falecimento de nossa amiga e irmã, Regina Maria Guilherme, ocorrido na última quinta-feira (23).
Agradecemos a toda comunidade as manifestações bonitas de apoio, carinho e fraternidade. Sempre será lembrada por toda a Paróquia de Cuité, a colaboração dada por ela em nossa comunidade em vida.
Ademais, agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, e que ele a conceda o descanso eterno.

sábado, 18 de agosto de 2012

Observatório Social do Nordeste terá novas ações, afirma Dom Jaime Vieira Rocha


Publicação de anais e de dois livros são as próximas ações previstas para serem realizadas pelo Observatório Social do Nordeste. A informação é do presidente do Conselho Superior do Observatório, Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal (RN).  Segundo o arcebispo, a instituição publicará os Anais do Encontro de Bispos do Nordeste, realizado em 2006, em Campina Grande (PB), que teve o objetivo de resgatar a história do primeiro Encontro de Bispos do Nordeste, ocorrido em 1956, também em Campina Grande, articulado por dom Hélder Câmara.
“O Encontro, em 1956, contou com a participação do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. O resultado foram 16 decretos do Governo Federal com medidas e ações concretas em benefício do Nordeste”, explicou dom Jaime. Segundo ele, os anais estão quase prontos e serão impressos na gráfica da Universidade Estadual da Paraíba, uma das instituições que compõem o Observatório Social.
Outra ação prevista para ser concretizada em breve será o lançamento da autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros e, também, a publicação, em forma de livro, da dissertação de mestrado de dom Jaime Vieira, intitulada: “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: o arauto da dignidade humana no sertão nordestino”. Dom Jaime é mestrando em Ciências da Religião, na Unicap, em Recife (PE), e defenderá a dissertação no próximo dia 6 de setembro. “Tudo isto acontecerá dentro do contexto do centenário de nascimento de Otto de Brito Guerra, um leigo que se destacou na história da arquidiocese de Natal, e dos 50 anos do Concílio Vaticano II”, enfatizou dom Jaime.
O que é o Observatório
O Observatório Social do Nordeste é uma entidade fundada no ano de 2011, em Campina Grande (PB), como fruto do Seminário sobre a dinâmica socioeconômica e as alternativas para o Nordeste. A entidade tem a finalidade de prestar serviço e colaborar com a gestão pública, acompanhando e contribuindo com dados sobre controle social. O Observatório é composto, inicialmente, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Facisa – uma faculdade particular de Campina Grande -, diocese de Campina Grande e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, instituição da Igreja Católica, no Rio Grande do Norte.
No último dia 14 de agosto, Dom Jaime esteve na cidade de Campina Grande, onde estabeleceu contatos e audiências com diretores de algumas instituições, a fim de consolidar a participação concreta dessas entidades no Observatório Social.
“Atualmente, a sede do Observatório funciona na Facisa, e o centro de estudos para o desempenho do Observatório ficará em uma das dependências da UEPB”, conta dom Jaime. Ele ainda adiantou que o Observatório Social entrará como área de extensão acadêmica da UFPB.
No Rio Grande do Norte, o arcebispo adiantou que pretende convidar a Universidade Federal, universidades particulares e outras instituições para também integrarem o Observatório.

Fonte: CNBB

MENSAGEM AOS CONSAGRADOS E ÀS CONSAGRADAS DO BRASIL



Brasília, 06 de agosto de 2012
MOVC –C- Nº 0755/12

Amados, amadas de Deus, Irmãos e Irmãs de Vida Consagrada,
Tenho Sede!
Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil 2011 – 2015 encontramos o seguinte texto: “para uma Igreja comunidade de comunidades, é imprescindível o empenho por uma efetiva participação de todos nos destinos da comunidade, pela diversidade de carismas, serviços e ministérios. Para isso, faz-se necessário promover: (...) o carisma da vida consagrada, em suas dimensões apostólica e contemplativa, presente em fronteiras missionárias; inserida junto aos pobres; atuante no mundo da educação, da saúde, da ação social; orante em mosteiros e carmelos, comprometida a evangelizar por sua vida e missão” (DGAE 104,b).
Quando aprovamos este texto, lembramo-nos muito de vocês. E hoje, nós que fazemos a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada - PV-SAV, OSIB, CNP, CND, CRB, CNIS e SBE -, queremos unir-nos a vocês na comemoração do dia do consagrado e da consagrada, marcado na grade do mês vocacional, no dia 19 de agosto.
É nossa missão apoiar, promover, valorizar, cultivar, cuidar e animar os carismas e mistérios na Igreja, sobretudo os das pessoas de vida consagrada. A vida consagrada é comunhão, vista à luz da Santíssima Trindade. Comunhão em Deus é abertura e pericorese: o Pai está todo para o Filho; o Pai e o Filho estão todo para o Espírito Santo; e o Espírito, Senhor que dá a vida, procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Esta abertura de uma pessoa divina a outra é o espelho da comunhão de vocês na vida consagrada. A confraternidade na vida consagrada é o espaço humano, habitado pela Santíssima Trindade. A vida consagrada é, portanto, um dos rastos concretos que a Trindade deixa na história para que os seres humanos possam sentir o encanto e a saudade da beleza divina.
Vocês, amados, amadas de Deus, fazem parte da melhor e da mais perfeita forma de rede de comunidades; e também pelos carismas, apostólicos e contemplativos, vocês vivem a plenitude e a absoluta pertença a Deus, na ação e na oração. Portanto, caros e caras, permitam-nos escolher entre tantos, com o perigo que comporta qualquer escolha, os dez sinais que, a nosso parecer, melhor se adaptam ao estilo de vida que vocês levam e que mais chamam a nossa atenção, nesta homenagem que fazemos a vocês:
01. Ficamos felizes por vocês nos ensinarem a viver a leveza das nossas pesadas e letárgicas instituições eclesiais. Ensinem-nos a aliviar os pesados fardos das nossas Igrejas.
02. Agradecemos a vocês apostarem no valor da profecia e na força do profetismo, hoje bastante escasseados, até a entrega da vida no martírio. Que o testemunho de vocês ajude a nossa Igreja a redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha e o dom da vida.
03. Somos gratos a vocês por viverem o dom da virgindade consagrada, através de corações indivisos, em meio a uma sociedade erotizada. Que vocês consigam quebrar as barreiras do erotismo, do egoísmo e do individualismo, tão presentes na sociedade atual, assumindo um novo e diferenciado modo de vida, pela prática da castidade para servir, mais de perto, ao Cristo Senhor, e testemunhar que somos cidadãos e cidadãs do infinito.
04. Bendizemos a Deus por nos revelar em vocês o rosto materno de Deus e da Igreja, no cuidado dos mais pequeninos, dos restos, dos sobrantes e dos últimos. Que todos vocês, consagrados e consagradas de vida apostólica, monástica ou contemplativa, e membros dos Institutos Seculares, assumem o compromisso de dedicar a vida ao serviço do Reino de Deus, servindo aos irmãos na prática da misericórdia e da solidariedade, na luta pela justiça e na vivência do amor fraterno.
05. Louvamos pelos votos públicos de pobreza, obediência e castidade, e pela visibilidade da vivência radical destes conselhos evangélicos. Que a vida e as suas ações pastorais façam transparecer, com um sorriso no canto da boca, o rosto materno de Deus, especialmente para com os pobres, excluídos e marginalizados da sociedade.
06. Agradecemos a vocês a mística de paixão pelo Reino, em tempos complexos. Vivemos num mundo agitado e superficial. E que, neste contexto, vocês, consagrados e consagradas, cultivem a oração interior através da leitura orante da Palavra de Deus.
07. Somos profundamente gratos a vocês pela compaixão para com os pobres e pelo alegre testemunho de que somente Deus basta para dar sentido à vida e preenchê-la de alegria e de significado. É esta paixão pelo Reino que permite a vocês ouvirem a voz de Deus, deixando-O falar em todos os recantos da existência.
08. Obrigado por vocês apostarem no discipulado missionário, indo além do mundo que nos rodeia, para além das fronteiras da fé. A missionariedade está escrita no coração mesmo de toda a forma de vida consagrada. Vocês de vida consagrada são missionárias por excelência. E, por isto, devem ajudar-nos a crescer na consciência e na cooperação missionárias. E que este estilo de vida deixe transparecer a presença e a pertença ao Deus vivo, mesmo que, muitas vezes, de formas silenciosas.
09. Louvamos e agradecemos os projetos comuns, parcerias, partilhas e socialização dos dons e dos bens, em vista da missão e da evangelização. Que vocês ajudem a Igreja a manter aceso o fogo e o ardor missionários. E que vocês cultivem, cada vez mais, o amor a Jesus, apaixonados por Ele, fortalecidos pelos sagrados alimentos da eucaristia e do Evangelho da vida.
10. Enfim, profundamente agradecidos por vocês serem o que são, independentemente do que vocês fazem. Agradecemos igualmente a vocês o dom da vida doada e consagrada, com os olhos fixos em Jesus Cristo. Que vocês nos ajudem a crer que nossa pátria é o céu e que, portanto, ninguém viva, aqui na terra, como se aqui tivesse morada permanente.
Que o Divino Espírito Santo, doador dos dons e carismas e mantenedor dos serviços e ministérios, continue soprando novos e fortes ventos para despertar e suscitar novas, boas e santas vocações à vida consagrada, para o bem da Igreja e da humanidade.
Deus abençoe a vocês todos e todas, derramando chuvas de vida e de graça e fecundando os jardins de suas existências.

“Amo a todos vocês no Cristo Jesus” (1Cor 16,24).
Com minha bênção,

Dom Pedro Brito Guimarães,
Arcebispo de Palmas e
Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Paróquia prepara recepção a réplica dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude


211 Anos de História


A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, com sede na cidade de Cuité - PB, comemorou no último Domingo (12) 211 anos de sua fundação.
Forma celebradas duas missas em Ação de Graças à Deus pelo trabalho missionário desenvolvido durante esses mais de dois séculos de existência. A missa da manhã presidida pelo Padre Josandro José de Macêdo Félix - Pároco de São José em Areial - PB, que também comemorou 10 anos de Ordenação Sacerdotal, já na missa da noite o Presidente da Celebração foi o Padre José Hermes Fernandes de Macêdo - Pároco de Santo Antonio - Campina Grande - PB, ambos filhos de Cuité.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Semana Da Família terá início no próximo dia 12 em todo o Brasil

 

Terá início no próximo dia 12, a “Semana nacional da Família” que é realizada em todo o brasil. Um evento anual, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da CNBB, hoje faz parte do calendário de praticamente, todas as paróquias do Brasil.
A Semana Nacional da Família teve início em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma cosa em defesa da promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.
O tema este ano é: “A Família: O Trabalho e a Festa”. A programação se estenderá até o dia 18, e foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

Fonte: CNPF e Pascom Diocesana

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dom Delson dirige suas primeiras palavras ao povo da Diocese de Campina Grande

Caicó, 08 de agosto de 2012.
Aos Irmãos e irmãos da Diocese de Campina Grande,
Ao Reverendíssimo Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes (Administrador Diocesano) e aos membros do Colégio de Consultores,
A todos os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, ministros, missionários e agentes de pastoral,
Às autoridades civis e militares,
A todo Povo de Deus de Campina Grande,

Caríssimos irmãos: Paz e Bem!
Quero saudar com paternal afeto aos irmãos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, ministros, missionários, agentes de pastoral, membros de movimentos e pastorais, catequistas, funcionários da Diocese, paróquias e instituições da Igreja, evangelizadores, famílias cristãs, crianças, jovens, idosos, homens e mulheres de fé.
Saúdo com grande respeito às autoridades civis e militares, com sua responsabilidade de promover o bem da Sociedade,
Saúdo com todo carinho o Povo de Deus de Campina Grande e as pessoas de boa vontade.
O Santo Padre Bento XVI acaba de me nomear Bispo da Diocese de Campina Grande. A minha resposta ao Papa é sim, que significa minha adesão à vontade de Deus, manifestada na pessoa do Pontífice. Estou dizendo sim ao Papa e, através da sua pessoa, estou dizendo sim à Igreja de Jesus Cristo que está em Campina Grande.
O meu lema episcopal é: “Ide aos meus irmãos!” Estou indo aos irmãos e irmãs que estão nessa querida Diocese de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande. Levo no coração uma certeza: vou como irmão encontrar muitos irmãos e com vocês caminhar na fé, procurando viver o Evangelho de Jesus Cristo, como Igreja, nestes tempos tão desafiadores.
Ainda emocionado, tento expressar os primeiros sentimentos. Neste momento, paira sobre mim certa perplexidade. E julgo isso como sendo muito natural. Tenho dois olhares e sentimentos correspondentes: um olhar sobre Caicó e outro sobre Campina Grande. Olho para a Diocese de Caicó e o coração se aperta de saudades: deixar padres, diáconos, religiosos (as), pessoas próximas, colaboradores fieis e amigos; deixar este clima bom que a Igreja do Seridó vive; deixar trabalhos iniciados; partir para outras searas, depois de quase seis anos. Este sentimento humano é sempre vivido por todo missionário, que deixa tudo e vai em nome de Deus! Isso faz parte da missão do Bispo. Sei que tudo pertence a Deus e Ele cuida de todos. As sementes lançadas neste chão fértil de homens e mulheres de fé do Seridó potiguar vão fecundar e produzir muitos frutos. É o Senhor que vai providenciar os meios e pessoas para continuar sua obra. Acredito profundamente nisso. E isso me faz aceitar com paz e grande esperança a mudança que a Igreja me pede.
Também olho e contemplo com interesse todo particular a Diocese de Campina Grande e brotam no meu coração outros sentimentos: novas e grandes possibilidades de partilhar a vida e a missão; desejo de ir ao encontro dos irmãos e irmãs que Deus está me dando; alegria de acolher infinitas possibilidades de realização; construir amizades e agir como pastor que Deus envia para esta grande diocese. Com vocês, meus irmãos, vou fazer um caminho de fé e fraternidade. Sei que irei crescer com vocês, aprender muito e descobrir novos horizontes e possibilidades de concretizar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Agora, depois de expressar os primeiros sentimentos que me envolvem, penso nas minhas atitudes iniciais diante do mandato de ser bispo da Diocese de Campina Grande.
No início de uma nova missão as palavras mais importantes são: acolhimento, conhecimento, diálogo, caminhar juntos, na fé e no amor. Quero, movido pelo Espírito Santo, acolher a todos; conhecê-los como meus irmãos e irmãs; dialogar sobre os assuntos pertinentes à vida da Igreja; e a partir daí fortalecer os vínculos da fé, na força divina do amor.
Estou consciente da grandeza e importância da Diocese de Campina Grande no cenário da Igreja Católica e, em especial, da Igreja do Brasil. A responsabilidade do seu Bispo Diocesano é grande. Para corresponder à grandeza dessa missão e à confiança que o Papa depositou em mim, vou contar com o apoio do clero, ministros, agentes de pastoral, funcionários da diocese, membros das pastorais e movimentos, autoridades e instituições de promoção do bem comum. Vamos nos dar as mãos e trabalhar por uma Igreja viva, movida pelo Espírito Santo, no cumprimento da Palavra de Deus. São muitas as iniciativas da Igreja Diocesana de Campina Grande e vamos juntos trabalhar incrementando-as e nos empenhando em realizá-las. Na unidade, teremos forças para enfrentar os desafios que o Evangelho nos pede para os dias de hoje.
Nestes tempos complexos e de profundas mudanças, temos como Igreja muitas preocupações, entre elas: realizar uma “Nova Evangelização”. A Igreja nos pede um enfrentamento consciente e vigoroso diante dos novos desafios. Estamos inseridos num mundo em transformações, em processo de mudanças. A Igreja, depositária do dom mais precioso que Deus deu à humanidade, tem a missão de partilhá-lo com todos os homens e mulheres: a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. É decisivo o modo como apresentamos o Evangelho neste tempo tão marcado pela cultura midiática.
O conteúdo é a mensagem cristã, mas ele pode não ser acolhido se não for bem apresentado, na forma e na linguagem que as pessoas possam receber com entusiasmo. No tempo da comunicação a forma tem grande peso e termina influenciando a recepção da mensagem divina. É por isso que falamos em nova evangelização. Novos tempos, novas culturas, novas visões de mundo e, por tanto, faz-se necessário um novo jeito de anunciar Jesus Cristo.
A Conferência Nacional da Igreja no Brasil (CNBB), na Assembléia de 2011, aprovou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015), indicando as cinco urgências: “Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos”.
As dioceses já estão trabalhando nessa perspectiva de “reconhecer-se em estado permanente de missão” a fim de cumprir o mandato do Senhor de anunciar o Evangelho a todas as pessoas, centrando o foco da sua ação evangelizadora, na iniciação para a vida cristã, na animação bíblica, na vida comunitária e nos compromissos da defesa da vida plena para todos.
Está muito claro que toda ação da Igreja deve partir de Jesus Cristo como ficou expresso no objetivo geral das diretrizes: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo”. Com este fundamento, podemos articular um bonito projeto de vida eclesial, visando formar comunidades cristãs, centradas no Evangelho e no testemunho feliz dos que optam por Cristo.
Como religioso capuchinho, acompanha-me o espírito missionário, o sonho de construir fraternidade e de viver com simplicidade. Quero colocar-me a serviço da Diocese de Campina Grande com todo o meu ser, experiência de vida e conhecimentos adquiridos ao logo da minha existência. Tenho certeza de que é Deus que está me enviando a Campina Grande e que Ele me dará forças e inspiração para realizar o meu ministério episcopal.
Confio na generosidade dos padres, religiosos, religiosas, seminaristas e agentes de pastoral. Estes irmãos e irmãs formam um exército qualificado de operários a serviço da Igreja. Vou contar com a amizade e disponibilidade de cada um deles.
A Igreja diocesana é uma rede de comunidades paroquiais, movimentos, pastorais, comunidades novas e instituições. Sei que viver concretamente a fé numa comunidade é uma bênção única. Na comunidade nos identificamos como filhos e filhas de Deus e somos reconhecidos com tais. Estas comunidades serão acompanhadas com meu olhar de pastor.
As pessoas de boa vontade, independente da crença que possuem, encontrarão em minha pessoa acolhimento e as mãos estendidas para trabalhar em prol da vida e da dignidade do ser humano.
Irmãos, com estas breves palavras quero apenas apresentar-me, mostrando meus primeiros sentimentos com essa nomeação.
Com as bênçãos de Deus, a intercessão de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Campina Grande, e a oração de todos, trabalharemos para edificar a obra de Deus, que é crer em Jesus Cristo e fazer a sua santa vontade.
Abraço fraternalmente todo o Povo de Campina Grande e peço ao Senhor, pela intercessão da Imaculada Conceição, que faça descer sobre todos as bênçãos de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
Bispo nomeado para Campina Grande

Confira as datas da Peregrinação das réplicas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora nas paróquias


Teve início no dia 21 de Julho a Peregrinação das réplicas dos Símbolos da Jornada Mundial de Juventude nas paróquias da Diocese de Campina Grande.
A Cruz e o ícone de Nossa Senhora irão percorrer todas as paróquias em preparação a JMJ que acontecerá no Rio de Janeiro no ano que vem.
As Paróquias de Santa Terezinha, em Massaranduba e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Lagoa Seca já receberam e fizeram uma grande festa. Agora as réplicas estão na Paróquia de Santa Ana, em Alagoa Nova.
Segue abaixo a programação das datas em que os símbolos irão chegar a cada Paróquia:

05-12/08 – Paróquia de Santa Ana, ALAGOA NOVA
12-19/08 – São Sebastião, LAGOA DE ROÇA
19-26/08 – Nossa Senhora do Bom Conselho, ESPERANÇA
16-02/09 – Nossa Senhora da Conceição, BARRA DE SANTA ROSA
02-09/09 – Nossa Senhora das Mercês, CUITÉ
09-16/09 – São Severino Bispo, NOVA FLORESTA
16-23/09 – São Sebastião, PICUÍ
23-30/09 – Nossa Senhora da Luz, PEDRA LAVRADA
30-07/10 – São José, JUAZEIRINHO
07-14/10 – Santana, SOLEDADE
14-21/10 – Nossa Senhora da Conceição, POCINHOS
21-28/10 – São José, AREIAL
28-04/11 – Nossa Senhora do Carmo, PUXINANÃ
04-11/11 – Bom Jesus dos Martírios, BOA BISTA
11-18/11 – Nossa Senhora dos Milagres, SÃO JOÃO DO CARIRI
18-25/11 – Nossa Senhora da Conceição, SERRA BRANCA
25-02/12 – Nossa Senhora da Conceição, SUMÉ
02-09/12 – Nossa Senhora do Rosário, PRATA
09-16/12 – Nossa Senhora das Dores, MONTEIRO
16-23/12 – Paróquia São Sebastião, SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO
23-30/12 – São Pedro, CARAÚBAS
31/12-06/01/13 – São Miguel, BARRA DE SÃO MIGUEL
07-13/01/2013 – Nossa Senhora da Conceição, CABACEIRAS
14-20/01/2013 - Nossa Senhora do Desterro, BOQUEIRÃO
21-27/01/2013 – Área Pastoral de Santa Ana, BARRA DE SANTANA
28/01-03/02/2013 - Nossa Senhora do Livramento, UMBUZEIRO
04-10/02/2013 - Nossa Senhora do Rosário , AROEIRAS
11-17/02/2013 - Nossa Senhora da Guia, QUEIMADAS
18-24/02/2013 - Imaculada Conceição, LIGEIRO
25/02-03/03/2013 - São João Batista, FAGUNDES
04-10/03/2013 - Santíssima Trindade, CATOLÉ
11-17/03/2013 - Sagrado Coração de Jesus, CATOLÉ
18-24/03/2013 - Paróquia Das Graças, LIBERDADE
25-31/03/2013 - Santa Rosa de Lima, SANTA ROSA
01-07/04/2013 - Santíssimo Salvador, SANTA CRUZ
08-14/04/2013 - Sagrada Família, ROCHA CAVALCANTE
15-21/04/2013 - Área Pastoral de Nossa Senhora das Dores, ESTREITO
22-28/04/2013 - São José, SÃO JOSÉ DA MATA
29/04-05/05/2013 - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, BODOCONGÓ
06-12/05/2013 - São Cristóvão, CENTENÁRIO
13-19/05/2013 - Nossa Senhora do Rosário, PRATA
20-26/05/2013 - Nossa Senhora de Fátima, PALMEIRA
27/05-02/06/2013 - São Francisco, CONCEIÇÃO
03-09/06/2013 - São Judas Tadeu, NAÇÕES
10-16/06/2013 - São João Maria Vianey E São Sebastião, ALTO BRANCO
17-23/06/2013 - Santo Antônio, BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO
24-30/06/2013 - Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, MONTE CASTELO
01-08/07/2013 - São José, JOSÉ PINHEIRO
08-14/07/2013 - Nossa Senhora da Conceição (Catedral), CENTRO
17-20/07/2012 - Semana Missionária 2013, CAMPINA GRANDE
23-28/07/2012 - Jornada Mundial da Juventude, RIO DE JANEIRO

Fonte: http://www.diocesedecampinagrande.org/v1/noticias/6177

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saudação ao novo bispo de Campina Grande

Qua, 08 de Agosto de 2012.


cnbbA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação de dom Manoel Delson Pedreira da Cruz como o novo bispo diocesano de Campina Grande (PB). O Papa Bento XVI envia à Igreja no Brasil, mais uma vez, com particular bondade e carinho, um pastor. Ele deixa a diocese de Caicó (RN) e vai suceder dom Jaime Vieira Rocha, a quem ele sucedera também na atual diocese.
Dom Delson, como é conhecido, é baiano, capuchinho, licenciado em Letras e mestre em Comunicação social. Além desta formação acadêmica, do itinerário percorrido no ministério como sacerdote quando exerceu diversos serviços em sua ordem religiosa tanto como ministro provincial como no trabalho junto ao governo geral como Definidor Geral, ele tem sido um pastor exemplar nas comunidades para as quais foi enviado como bispo.
Seu lema episcopal, “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17), espelha disponibilidade e inspiração para todos nós, seus irmãos no episcopado, o clero e todo o povo de Deus. Fazemos, nesse espírito, os melhores votos de que esse tempo que se inaugura seja pleno de frutos para a expansão do Reino de Deus entre nós.
Unimo-nos às comunidades da diocese de Caicó que envia, com generosidade, dom Delson a outra porção da Igreja. E estamos juntos com à diocese de Campina Grande que aguardou, com esperança, a chegada do novo bispo e que, agora, celebra, com satisfação, a nomeação do seu pastor. Damos um abraço agradecido ao Pe. Márcio Henrique que tem prestado seu serviço como administrador diocesano e cumprimentamos dom Delson manifestando nossa fraterna acolhida.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Pe. Márcio Henrique fala sobre a transferência de Dom Delson para Campina Grande

Caríssimos irmãos e irmãs da Diocese de Campina Grande,

Tenho a satisfação de comunicar-lhes que, nesta manhã de 08 de agosto de 2012, o Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo dessa Diocese de Campina Grande, Excelentíssimo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, transferindo-o da Diocese de Caicó no Estado do Rio Grande do Norte.
A Diocese de Campina Grande na Paraíba acolhe com profunda exultação de alegria, a nomeação do seu sétimo Bispo, anunciado oficialmente nesta manhã de quarta-feira, dia 08 de agosto de 2012.
Nós que fazemos parte desta porção diocesana, clero, religiosos (as), agentes de pastorais e todo o povo de Deus, agradecemos de coração a Santa Sé, na pessoa do Santo Padre Bento XVI pela generosa escolha deste novo Bispo após cinco meses de vacância desde a transferência de Dom Jaime Vieira Rocha para a Arquidiocese de Natal em 26 de fevereiro deste ano.
A vinda de Dom Delson será um momento de intensa alegria para as nossas comunidades e, desde já, rezaremos pedindo ao Espírito Santo que Dom Delson tenha um ministério fecundo em nosso meio, que proporcione a todos nós em sua paterna dedicação, o entusiasmo pela missão de servir à Igreja.

Breve Histórico do novo Bispo:
Dom Delson é natural de Biritinga/BA, nasceu em 10 de julho de 1954 (58 anos), foi ordenado Presbítero em Feira de Santana/BA, na Ordem dos Frades Menores Capuchinho em 05 de julho de 1980 (32 anos de sacerdócio) e nomeado Bispo de Caicó aos 05 de julho de 2006 (06 anos). Em 24 de setembro de 2006 foi ordenado Bispo na cidade de Feira de Santana/BA e assumiu a Diocese de Caicó em 08 de outubro de 2006. Atualmente é o Bispo responsável pelo setor Comunicação do Regional. O Lema escolhido por ele foi: “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).
O novo Bispo eleito para a Diocese Campina Grande cursou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza/SP; concluindo os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Também é licenciado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Atividades anteriores ao Episcopado nos Capuchinhos
(1981) Foi formador dos aspirantes, Vigário Paroquial e Vice Guardião em Feira de Santana/BA;
(1984) Formador do Pós-noviciado; Guardião e Vigário Provincial em Salvador/BA;
(1986-1992) Ministro Provincial;
(1993) Diretor da Rádio Sociedade e Vice Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Feira de Santana/BA;
(1995) Em Roma obteve o Mestrado em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Salesiana;
(1998 - 2001) Ministro Provincial de Salvador/BA;
(2002-2006) Em Roma exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos.

Obra Escrita: Rádio Comunitária e Catequese: hipótese de um trabalho complementar (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Gregoriana).

Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Administrador Diocesano

Fonte: Pascom Diocesana

Nomeado o novo Bispo para a Diocese de Campina Grande


Cinco meses após a saída de Dom Jaime para a arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, o Papa anuncia o nome do sétimo bispo diocesano de Campina Grande: Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap. Dom Delson é bispo da diocese de Caicó (RN) desde outubro de 2006. A nomeação foi publicada oficialmente no L’Oservatore Romano ao meio dia desta quarta-feira (8), 7h pelo horário de Brasília. A informação também é divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Aqui na diocese, a informação foi anunciada por Pe. Márcio henrique, administrador diocesano, na Rádio Caturité AM.
Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza/SP e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até a data desta nova nomeação. Até o dia de sua posse em Campina Grande, Dom Delson permanece em Caicó como administrador diocesano.
Atualmente, no Regional Nordeste 2 da CNBB (AL, PE, PB e RN), Dom Delson atua como vice-presidente e bispo referencial para a Comunicação. Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).

Pascom Diocesana