terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bento XVI consola famílias das vítimas de tragédia em Santa Maria


A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou na manhã desta segunda, 28, o telegrama enviado pelo Papa Bento XVI ao Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, expressando seu pesar pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo em uma boate, que ocasionou a morte de 233 jovens e a internação de dezenas em estado grave. 

Leia o telegrama na íntegra: 

Exmo Revmo Dom Hélio Adelar Rubert
Arcebispo de Santa Maria

Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontíficie pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo em que confia a Deus Pai de misericórdia os falecidos, o Santo padre pede ao céu o conforto e restabelecimento para os feridos, coragem e a consolação da esperança cristã para todos atingidos pela tragédia e envia, a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediá-lo, uma propiciadora bênção apostólica.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade.


Fonte:Canção Nova

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Papa lembra figura do bom samaritano em mensagem para Dia do Doente



Arquivo
Na mensagem para o Dia do Doente, Bento XVI lembrou que o Ano da Fé é uma ocasião para intensificar o serviço da caridade nas comunidades eclesiais
A sala de imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 8, a mensagem do Papa Bento XVI para o 21º Dia Mundial do Doente, celebrado em 11 de fevereiro. O Santo Padre recorreu à figura do Bom Samaritano para lembrar o que o Senhor quer de seus filhos: que saibam cuidar uns dos outros, com especial atenção aos que mais necessitam.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa para Dia Mundial do Doente 2013


“Trata-se, por conseguinte, de auferir do amor infinito de Deus, através de um intenso relacionamento com Ele na oração, a força para viver diariamente uma solicitude concreta, como o Bom Samaritano, por quem está ferido no corpo e no espírito, por quem pede ajuda, ainda que desconhecido e sem recursos”. 

Essa atitude, segundo o Pontífice, não é só para os agentes de pastorais, mas também para o próprio doente, que pode viver a sua condição em uma perspectiva de fé.

Sobre o significado da data, Bento XVI recordou as palavras do então Papa João Paulo II, hoje beato, quando institui a data, em 1992: “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade” (João Paulo II, Carta de instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de Maio de 1992, 3).

O Santo Padre não deixou de citar o Ano da Fé, em curso desde outubro passado até novembro deste ano. Ele afirmou que esta é uma ocasião propícia para intensificar o serviço da caridade nas comunidades eclesiais, de modo que cada pessoa possa também ser um bom samaritano para o outro.

E para mostrar gestos concretos desta ação solidária, Bento XVI citou o exemplo de algumas figuras, em meio a várias outras na história da Igreja, que ajudaram as pessoas doentes a valorizar o sofrimento no plano humano e espiritual: Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, Venerável Luís Novarese, Raul Follereau, Beata Teresa de Calcutá, Santa Ana Schäffer, de Mindelstetten e a Bem-aventurada Virgem Maria.

Por fim, o Papa agradeceu a todos os envolvidos nos cuidados com os doentes, como as instituições sanitárias católicas, a sociedade civil e comunidades cristãs e encorajou-os a persistirem nesse trabalho. “Possa crescer em todos a consciência de que, «ao aceitar amorosa e generosamente toda a vida humana, sobretudo se frágil e doente, a Igreja vive hoje um momento fundamental da sua missão” (João Paulo II, Exort. ap. pós-sinodal Christifideles laici, 38)”.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nota de Pesar: Antonilton Batista, irmão do Pe. Antoniel Batista


A Diocese de Campina Grande se une em oração com os familiares do Pe. Antoniel Batista pela perda de seu irmão, Antonilton Batista. O mesmo faleceu na noite desta sexta-feira, dia 4, vítima de dengue hemorrágica.
O velório está acontecendo na Capela de Nossa Senhora das Graças, no bairro da Bela Vista na cidade de Esperança (PB). No domingo, dia 6 às 9h, será celebrada a Missa de Corpo presente e o Ritual das Exéquias, ambos na Capela. O sepultamento será em seguida no Cemitério da cidade.
O Padre Antoniel se encontra em Roma, estudando, e estará em Esperança na próxima segunda-feira para se juntar à família.
Pedimos a Deus em oração que receba este irmão cuja fé e bondade do coração só Ele verdadeiramente conheceu. Rezemos também por todos os familiares de Antonilton Batista, para que o Pai celeste acalme o coração de cada um.

“Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Pai de misericórdia e Deus de toda a consolação,
que nos conforta em todas as tribulações”.
(2 Cor 3-4)

Diocese de Campina Grande se despede de Monsenhor Antônio Lisboa


“Ele era natural do Sertão nordestino e cai uma chuva lá fora... até o céu dá sinais quando um filho amado de Deus chega à sua morada”. Palavras do Pe. Assis Pereira Soares, pároco de N. Sra. de Fátima, na despedida do Monsenhor Antônio Lisboa na tarde deste sábado, dia 05.
Dom Delson presidiu a Missa de Corpo Presente na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, onde residia ultimamente o Pe. Antônio. Centenas de fieis foram prestar sua última homenagem àquele que dedicou 62 anos de sua vida ao sacerdócio. Vários padres da diocese concelebraram demonstrando a unidade de “uma verdadeira família”, como afirmou o Pe. Assis.
Dom Delson, durante a homilia, falou sobre o desprendimento com os bens materiais do monsenhor, afirmando que ele tinha um “desapego franciscano” a tudo o que não dizia respeito à obra de Deus. “Um sacerdote que se dedicou de corpo e alma à sua missão. Durante sua vida, ajudou a muitos, especialmente aos pobres”. O Bispo ainda completou: “um homem plenamente generoso e cheio de Deus”.
Após a Missa, o Pe. Assis fez a encomendação do corpo. Todos os padres presentes aspergiram água benta no corpo do Monsenhor e o Pe. Márcio, Vigário-Geral, incensou-o.
O féretro foi acompanhado por todos até o cemitério do Monte Santo, onde o corpo do Monsenhor Antônio Lisboa foi sepultado.

MONSENHOR ANTÔNIO LISBOA DA GRAÇA
Pe. Antônio, como era chamado, dispensando o título de Monsenhor, nasceu na cidade de Teixeira, sertão da Paraíba, no dia 13 de junho de 1918. Em 30 de novembro de 1950 foi ordenado sacerdote para a Santa Igreja. Faleceu na noite desta sexta-feira, dia 4, de insuficiência respiratória após ser vencido numa batalha contra o câncer.
Na sua vida sacerdotal, prestou seus serviços no Seminário Diocesano e nas Paróquias de N. Sra. da Conceição de Pocinhos e Cabaceiras e na Paróquia de N. Sra. da Guia, em Queimadas. Nos últimos anos esteve na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

MISSA DE SÉTIMO DIA
A Missa de 7º  dia será celebrada na Paróquia de Fátima na próxima sexta-feira, dia 11 às 17h.

Pascom Diocesana

Nota de Falecimento: Monsenhor Antônio Lisboa da Graça


Com grande pesar, mas com a certeza da vitória da vida sobre a morte, a Diocese de Campina Grande comunica o falecimento do Monsenhor Antônio Lisboa da Graça. Dos 94 anos de vida, 62 deles dedicados a vida sacerdotal, o Monsenhor passou pelas paróquias de Pocinhos, Cabaceiras, Queimadas e, atualmente, estava na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Palmeira.
O corpo está sendo velado na Matriz da Paróquia de Fátima. Às 15h haverá Missa de Corpo Presente, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson. Logo em seguida, o sepultamento no Cemitério do Monte Santo.
Monsenhor Antônio Lisboa nasceu na cidade de Teixeira (PB) no dia 13 de junho de 1918 e foi ordenado sacerdote no dia 30 de novembro de 1950.
Toda comunidade diocesana, enlutada, se despede do Monsenhor rendendo graças a Deus por todo o tempo de vida deste irmão que se dedicou ao projeto da construção do Reino.
Que o Senhor o abrigue na morada celeste e que possamos estar juntos no dia da luz eterna.

Ordenado novo bispo para a diocese de Patos - PB


No último dia 27 de dezembro, em Barreiras (BA), durante a Festa de São João Evangelista, realizou-se a cerimônia de ordenação episcopal do monsenhor Eraldo Bispo da Silva. O evento aconteceu na Praça São João Batista, diante da Catedral de Barreiras. O monsenhor foi nomeado bispo diocesano de Patos (PB), no dia 7 de novembro.
A cerimônia começou com as boas vindas do bispo diocesano de Barreiras, dom Josafá Menezes da Silva. Dom Josafá registrou a presença do cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador (BA), dos arcebispos de Feira de Sant’Ana (BA), dom frei Itamar Vian, e de Goiânia (GO), dom Washington Cruz, dos bispos: dom José Geraldo da Cruz, bispo de Juazeiro (BA), vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe); dom frei Luis Flávio Cappio, bispo de Barra (BA); dom Tommaso Cascianelli, bispo da diocese de Irecê (BA), dom Ricardo Brusati, bispo de Caitite (BA), dom Waldemar Passini Dalbello, bispo auxiliar de Goiânia (GO) e dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande (PB).
Dom Josafá acolheu também o administrador diocesano de Patos, padre José Ronaldo, padres, diáconos, seminaristas e os fiéis que vieram de Patos e da Paraíba. Também estiveram presentes padres das dioceses de Barra, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Caitité, Goiânia, Salvador, Campina Grande e outros. A cerimônia contou também com a presença do padre Geraldo Lang, até março de 2012, pároco da Paróquia São Sebastião de Barreirinhas, hoje no Mosteiro de Kremsmunster, Áustria, onde estão os restos mortais de dom Ricardo Webergerger, primeiro bispo de Barreiras.
Durante a cerimônia foi lida a Bula Pontifícia, feitas as promessas e declarações do ordenado, rezada a Ladainha de Todos os Santos, a Imposição das Mãos, a Prece de Consagração, a Unção com Óleo do Crisma e depois os ritos explicativos: entrega do anel, do solidéu, da mitra e do báculo. Em seguida dom Eraldo foi acolhido pelos bispos presentes. O rito da missa prosseguiu com Apresentação das Ofertas, Comunhão e depois as palavras finais, onde dom Eraldo Bispo da Silva fez o seu primeiro discurso terminando com os agradecimentos.
Dom Eraldo escolheu como lema episcopal "Apascenta minhas ovelhas" (Jo. 21,17. Consciente do chamado de Cristo por meio da Igreja, dom Eraldo diz que confia na Graça de Deus para assumir a missão a ele confiada. O tradicional rito de prostrar-se, durante a ordenação foi marcado de emoções para os familiares e amigos de dom Eraldo.
“O bispo aparece, assim, no vértice da hierarquia ministerial, diferente nos seus três graus de intensidade do único sacerdócio. A distinção entre esses graus e o sacerdócio dos fiéis toca à essência mesma. A teologia pós-conciliar nada mais fez do que desenvolver a perspectiva do ministério, sobretudo do bispo, como expressão do sacerdócio de Cristo, que vive e intercede por nós na glória do Pai”, completou o cardeal Geraldo Majella.

Fonte: Pascom Diocese de Barreirtas

“Bote Fé” nas Paróquias chega ao Zonal Agreste


As réplicas da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símblos da Jornada Mundial da Juventude, continuam peregrinando pelas Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese.
No mês de dezembro, as réplicas passaram pelas Paróquias das cidades de Sumé, Prata, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro e Caraúbas. No dia 31 de dezembro, os símbolos chegaram à Paróquia de São Miguel, em Barra de São Miguel. A juventude local realiza uma vasta programação até o dia 10 de janeiro, quando as réplicas seguirão para a Paróquia de N. Sra. da Conceição em Cabaceiras.
A Paróquia de N. Sra. do Desterro, em Boqueirão, já está a todo vapor a espera dos símbolos, que chegam no dia 13 de janeiro. Nas redes sociais a divulgação está intensa e uma grande programação está sendo preparada, com louvores, celebrações, pregações e momentos de oração.
O "Bote Fé" nas Paróquias está acontecendo desde o dia 21 de julho de 2012, resultado do grande sucesso do "Bote Fé Campina", que reuniu milhares de jovens em Campina Grande no mês de fevereiro. Com as réplicas dos símbolos da JMJ circulando, a intensão do Setor Juventude é animar e preparar toda comunidade diocesana para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janiero, com a presença do Papa Bento XVI.

Confira o itinerário do "Bote Fé" nas Paróquias a partir deste mês de janeiro:

13 a 20/01/2013 - Nossa Senhora do Desterro, BOQUEIRÃO
21 a27/01/2013 – Área Pastoral de Santa Ana, BARRA DE SANTANA
28/01 a 03/02/2013 - Nossa Senhora do Livramento, UMBUZEIRO
04 a10/02/2013 - Nossa Senhora do Rosário , AROEIRAS
11 a 17/02/2013 - Nossa Senhora da Guia, QUEIMADAS
18 a 24/02/2013 - Imaculada Conceição, LIGEIRO
25/02 a 03/03/2013 - São João Batista, FAGUNDES
04 a 10/03/2013 - Santíssima Trindade, CATOLÉ
11 a 17/03/2013 - Sagrado Coração de Jesus, CATOLÉ
18 a 24/03/2013 - Paróquia Das Graças, LIBERDADE
25 a 31/03/2013 - Santa Rosa de Lima, SANTA ROSA
01 a 07/04/2013 - Santíssimo Salvador, SANTA CRUZ
08 a 14/04/2013 - Sagrada Família, ROCHA CAVALCANTE
15 a 21/04/2013 - Área Pastoral de Nossa Senhora das Dores, ESTREITO
22 a 28/04/2013 - São José, SÃO JOSÉ DA MATA
29/04 a 05/05/2013 - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, BODOCONGÓ
06 a 12/05/2013 - São Cristóvão, CENTENÁRIO
13 a 19/05/2013 - Nossa Senhora do Rosário, PRATA
20 a 26/05/2013 - Nossa Senhora de Fátima, PALMEIRA
27/05 a 02/06/2013 - São Francisco, CONCEIÇÃO
03 a 09/06/2013 - São Judas Tadeu, NAÇÕES
10 a 16/06/2013 - São João Maria Vianey E São Sebastião, ALTO BRANCO
17 a 23/06/2013 - Santo Antônio, BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO
24 a 30/06/2013 - Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, MONTE CASTELO
01 a 08/07/2013 - São José, JOSÉ PINHEIRO
08 a 14/07/2013 - Nossa Senhora da Conceição (Catedral), CENTRO
17 a 20/07/2012 - Semana Missionária 2013, CAMPINA GRANDE
23 a 28/07/2012 - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, RIO DE JANEIRO

Pascom Diocesana