sexta-feira, 31 de maio de 2013

Encerramento do Mês de Maio

A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês encerrou nesta sexta-feira (31) as celebrações do Mês de Maio - Dedicado à Nossa Senhora.
Durante todo o mês as escolas, entidades, associações, pastorais, comunidades, grupos e serviços puderam render graças à Deus por Maria Santíssima, aquela que foi escolhida para gerar Jesus Cristo.
No encerramento, houve uma carreata com os motoristas e motoqueiros que vieram desde o Posto Jardim Planalto até a Igreja Matriz conduzindo a Imagem de Nossa Senhora. Ao chegar no pátio da Matriz o Padre Luciano Guedes abençoou os veículos e as chaves ao som da Banda Filarmônica Jovens Músicos do Programa Bolsa Família do município de Cuité, logo após aconteceu a Solene Missa de encerramento do Mês Mariano com a Coroação de Nossa Senhora.
Ao final aconteceu uma apresentação do PROJOVEM Adolescente no pátio da Igreja Matriz.

Fotos: Wandson Lima - Blog Por Trás da Serra
Fonte: Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora das Mercês

 




















quinta-feira, 30 de maio de 2013

Festa de Corpus Christi




HISTÓRIA

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do papa Urbano IV, que, na época, governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus de hoc mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

A FESTA NO BRASIL

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, em Goiás, no Brasil, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Também enfeitam-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, no Brasil, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.
O município de Matão, em São Paulo, no Brasil, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, dolomitas, serragem e flores que formam uma cruz que se estende por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e beleza. No ano de 2011, Matão realizou a 63ª edição do Corpus Christi, onde mais de 70 toneladas de materiais foram usados para compor os desenhos. A expectativa dos organizadores é que o evento atrairia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.
A cidade de Mariana, em Minas Gerais, no Brasil, comemora a festa de Corpus Christ'i' enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas.
As cidades paulistas de Jaguariúna, Monte Mor, Santo André, Santana de Parnaíba, São Joaquim da Barra, além da baiana Jacobina, também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras, a juventude da cidade promove, com sua criatividade, tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antônio até a Igreja de São Francisco de Assis, num trabalho que dura doze horas e que é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.
Em Borborema, em São Paulo, no Brasil, as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.

PROGRAMAÇÃO PARA A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

Manhã:
 Confecção dos tapetes pelas comunidades, pastorais, grupos e movimentos da paróquia.

Tarde:
16h – Celebração Eucarística da Solenidade de Corpus Christi – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, logo após Procissão pelas ruas da cidade e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Fonte: Wikipédia e Pastoral da Comunicação Paroquial.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pastoral Familiar promove formação de preparação para a Semana da Família


A Pastoral Familiar realiza, no próximo dia 9 de junho, a Formação Diocesana para a Semana Nacional da Família. O evento será no Centro de Treinamento Dom Luís Gonzaga Fernandes, Tambor, das 8h às 14h. O tema da SNF deste ano é “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”.
Para este treinamento, a Coordenação informa que cada Paróquia deve enviar 5 representantes. É solicitada também uma taxa de R$ 20,00 por pessoa. Pe. Aparecido
Camargo, que acompanha a Pastoral Familiar na Diocese, acredita que Semana Nacional da Família é uma oportunidade de toda a Igreja, em sociedade, despertar para a importância da valorização da fé no seio familiar. “Empenhados com a SNF, desejamos que as famílias despertem a fé e o amor, compreendendo e abraçando a causa da família como Igreja Doméstica que é querida por Deus, realizada por Jesus e assistida pelo Espírito Santo”.
A Semana Nacional da Família acontece de 11 a 17 de agosto com programação nas Paróquias. No Zonal Cidade (Campina Grande), será realizada a VII Caminhada das Famílias em Missão, no dia 18 de agosto, como encerramento oficial da Semana de reflexão.

MATERIAL
O subsídio “Hora da Família” já se encontra à venda na Livraria das comunidades ao valor de R$ 3,50 a unidade. Telefone para informações: 3321 5771.

Pascom Diocesana

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Equipe diocesana da Infância e Adolescência Missionária abrirá a Ano da IAM na Diocese


Uma Missa presidida por Dom Manoel Delson abrirá oficialmente, na Diocese, o Ano da Infância e Adolescência Missionária – IAM. A celebração será na Catedral de N. Sra. Da Conceição no próximo dia 26 às 10h. Todos os grupos paroquiais de IAM, assim como toda comunidade, estão convidados a participar da celebração. O ano da IAM será de maio de 2013 a maio de 2014.
Esta celebração também marca os 170 anos de existência e missão evangelizadora da IAM no mundo. A Obra nasceu em 1843 e deve seu nome à vontade de confiá-la à proteção do Menino Jesus. “Com a convicção de que as crianças podem ser uma força espiritual e social para uma real transformação do mundo, a IAM pretende suscitar um movimento de crianças cristãs dedicadas a ajudar outras crianças”.
Atualmente, a equipe diocesana da IAM vem buscando a implantação da Obra em todas as Paróquias da Diocese. Encontros de formação já foram realizados e hoje a equipe realiza as visitas paroquiais para prestar assistência na implantação ou restauração da IAM.

Pascom Diocesana

Setor Leigos e Comunidades Novas ampliam diálogo em reunião na sede da CNBB


laicato23.05.13Nesta quinta-feira, 23 de maio, aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, mais uma reunião entre o Setor Leigos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB e a Fraternidade Internacional de Comunidades Novas (Regional Brasil).
O encontro teve o objetivo de ampliar o diálogo entre as duas instituições que já dura 4 anos e a preparação do Seminário que acontecerá nos dias 23 a 26 de agosto, em Lavrinhas (SP). O seminário terá a presença de 50 fundações, que darão continuidade ao diálogo e ao estudo do Concílio Vaticano II, com o objetivo de avaliar a caminhada e os frutos que o Concílio tem proporcionado às comunidades e movimentos novos.
O encontro na CNBB teve a presença de dom Giovane Pereira de Melo, da Comissão para o Laicato; o assessor da Comissão, Geraldo Aguiar; o presidente da Fraternidade Internacional de Comunidades Novas, Gilberto Gomes Barbosa e o fundador da Comunidade Face de Cristo, Aluízio Nóbrega.

Por: CNBB

Coordenadores de pastoral refletem sobre Missão permanente e Igreja local


POMCoorPast2013Colocar a “Igreja em estado permanente de Missão”: uma das cinco urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para a Igreja no Brasil (2011-2015) é a pauta de um curso, realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF), desde a última segunda-feira, 20 de maio. Participam coordenadores diocesanos de pastoral de todo o país.
A iniciativa é da Comissão Episcopal para a Missão Continental em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM). O primeiro tema de estudo, na manhã da terça, 21 de maio, dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo de Porto Velho (RO) refletiu sobre os desafios e dificuldades que as dioceses enfrentam no trabalho de coordenação pastoral. Em sua exposição, o bispo partiu da pessoa e da missão do coordenador de pastoral.
Dom Esmeraldo esclareceu que a Missão é a alma de tudo. “Precisamos estimular e conduzir uma ação pastoral para que a diocese faça um caminho missionário. Se o coordenador não tiver um espírito missionário não vai conseguir ajudar as paróquias e comunidades a serem missionárias”.
Os participantes, reunidos em grupos, elencaram desafios e limitações enfrentadas pelos coordenadores de pastoral. O conteúdo serve de base para aprofundar a reflexão. Um dos primeiros desafios apontados é visão de Igreja. Para dom Esmeraldo, isso diz respeito à visão de fé e de como entendemos a mensagem de Jesus Cristo. A pluralidade na pastoral, como trabalhar a unidade na pluralidade, a visão missionária e o reencantamento dos presbíteros diocesanos e religiosos, foram outros desafios destacados pelos grupos.
padresidnei23052013Para o assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental, padre Sidnei Marco Dornelas, o coordenador de pastoral é uma pessoa chave na missão da Igreja local. Por isso o curso trabalha o tema em três níveis: “a pessoa do coordenador, a diocese como unidade pastoral da missão permanente e a sua capacidade de articulação no plano da Igreja local, porque é nela que se realiza e se orienta toda a ação evangelizadora”, argumenta padre Sidnei.
O tema “Diocese: unidade pastoral da missão permanente” foi o tema da palestra do padre Sidnei. Partindo da definição de diocese, o expositor destacou que cada igreja local é a Igreja inteira e tem como elemento essencial de sua eclesialidade a comunhão com as outras igrejas locais.
A programação segue nesta quinta-feira, 23, com uma reflexão sobre a Missão numa sociedade fragmentada, tema apresentado pelo padre Estêvão Raschietti, diretor do CCM. O encontro conta com a participação de 45 pessoas envolvidas na coordenação pastoral de diversas dioceses do Brasil e se estende até sexta-feira, dia 24. Os organizadores projetam uma segunda edição para o mês de novembro.

por: CNBB / POM 

Fundo Nacional de Solidariedade recebe projetos até dia 31 de maio de 2013


cflogoTermina no próximo dia 31 de maio (sexta-feira) a primeira etapa para o recebimento eletrônico de projetos de organizações, movimentos e pastorais sociais, entre outros, que queiram solicitar apoio ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2013. Os recursos vão de R$ 10 mil a R$ 50 mil, dependendo a abrangência da experiência.
Resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o FNS 2013 apóia projetos sociais em todo Brasil cujos trabalhos estejam relacionados com o tema da CF deste ano “Fraternidade e Juventude”.
O Fundo Nacional de Solidariedade é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos, dia em que cristãos e cristãs fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. Os outros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade.

Para conferir o edital completo e o roteiro orientador clique aqui.

por: CNBB / Cáritas Brasileira 

Papa Francisco receberá dom Orani Tempesta durante audiência nesta sexta-feira


domOrani15.03O Papa Francisco vai receber em audiência na sexta-feira, 24 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude.
Durante entrevista à Rádio Vaticano nesta quinta-feira, dDom Orani falou dos últimos preparativos para a Jornada, que terá início exatamente daqui dois meses: “Nós tínhamos já pensado em trazer para o Papa Francisco alguns símbolos da Jornada, por exemplo, o kit e a mochila, para colocá-lo dentro do clima da Jornada Mundial da Juventude. Conversar um pouco sobre aquilo que vai acontecer e como está a juventude do mundo, na expectativa do encontro com o Santo Padre no Rio de Janeiro. Também, trazer o abraço do Rio de Janeiro, do COL, das pessoas do Rio ao Santo Padre, dizendo o calor humano com o qual nós queremos recebê-lo e da alegria por presidir a JMJ – a primeira que ele preside – e a segunda na América Latina. Trouxemos também uma réplica da imagem do Cristo Redentor – que não podia deixar de trazer – para que o Papa possa estar cada vez mais próximo de nós, do Rio de Janeiro, do Brasil e dos jovens.”

por: CNBB

Simpatia do Papa Francisco muda ambiente na Praça de São Pedro


simpatiaA praça de São Pedro não é mais a mesma. Na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma multidão animadíssima acompanhou o Papa Francisco na audiência geral que ele concede todas as semanas.
“O Papa Francisco trouxe vida e alegria para esta cidade”, disse Antonello Franci, 42 anos, taxista. Ele conta que a esposa é membro da Ação Católica e que o Papa não é um homem de apenas palavras bonitas, mas “uma pessoa que tem sempre o objetivo de iluminar a prática das pessoas”.
O tráfego nas imediações do Vaticano fica caótico nas primeiras horas da manhã e quem quer ficar próximo dos corredores por onde Francisco passa chegam à praça antes das 7 da manhã. O Papa chega pontualmente as 10.30hs e percorre, sorridente, longos percursos para ver as pessoas, beijar as crianças e levantar os braços para o povo. “Ele é muito simpático”, diz uma senhora italiana de cabelos brancos que acompanha crianças da sua escola.
Antes da chegada do Papa, pessoas informavam ao microfone o nome das escolas que enviaram alunos. Eram muitas escolas públicas e católicas. Um jovem  passa enrolado numa bandeira brasileira, conversa com uma senhora de um grupo de Brasília e faz pose para ser fotografado. No final, a senhora sugere: “se quiser, passo a foto para você por e-mail”. Ele concorda com um sorriso largo.
O clima de gentileza e de cuidado toma conta da praça. O Papa começa a falar. Aplausos. Ele, visivelmente desconfortável em ler também porque o vento da manhã ensolarada atrapalhava, levanta os olhos, faz gestos e diz: “o egoísmo nos leva para baixo e traz a tristeza. O Espírito Santo nos leva para o alto e nos presenteia com alegria”. Aplausos.
“Francesco envia comentários breves que ficam na cabeça das pessoas”, diz um padre baiano que faz mestrado numa faculdade de Roma. “Ele tem escolhido mensagens curtas, conteúdo forte e plenos de ternura”, continua o padre. “Essa postura tem conquistado as pessoas e transformado essa praça num lugar melhor a cada semana”, conclui. Logo depois, da audiência, chove forte.

por: CNBB 

sábado, 11 de maio de 2013

Clero da Diocese participa de Curso de atualização

Teve início nessa terça-feira, dia 08, o curso de atualização do Clero da Diocese de Campina Grande. O curso está acontecendo no Centro Diocesano de Pastoral Dom Luz Gonzaga Fernandes, no Bairro do Tambor, e se estenderá até a próxima sexta, dia 10. O tema, A  Importância do Concílio Vaticano II, está norteando as palestras e discussões. A assessoria do encontro está sendo feita pelo Pe. Josenildo Tavares, que é mestre em Teologia e Coordenador de Pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife.
“Esse curso é de valiosa importância para todos nós. O Concílio Vaticano II deve ser revisitado e revisto por todos nós, sobretudo porque a realidade é dinâmica e são muitos os desafios para a Igreja na atualidade. E todos devem ser encarados à Luz do Evangelho e da Pastoralidade desse concílio.” Afirmou o assessor Pe. Josenildo.
Estão participando desse curso de atualização os padres e diáconos da Diocese e alguns padres Religiosos que atuam no território diocesano.

Pascom Diocesana

Definida a agenda do Papa Francisco no Brasil


Foi divulgada ao meio-dia desta terça-feira, 7, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.
Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).
A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.
- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.
- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.
O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.
A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.
Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa.
O Santo Padre será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.
No final da tarde no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.
No início da noite Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará.
Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.
Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.
Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela “pacificada” em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras. O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade. Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial.
Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade.
O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da comunidade. Ali o Papa fará um discurso. Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado.
Acolhida oficial
Na parte da tarde às 17 horas o Santo Padre deixará novamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.
Na sexta-feira de manhã, dia 26, Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes.
Após as confissões Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal.
O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontrará as Irmãs que trabalham na residência.
Às 12 horas o Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.
No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com S.E. Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira.
O almoço terá a duração de cerca 1 hora.
Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré.
Via Sacra
No final da tarde, às 17 hora retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará.
No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas.
Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso.
Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.
Quer mais detalhes da agendado Papa no Brasil? Acesse aqui: jovensconectados.org.br.

Fonte: Jovens Conectados

sábado, 4 de maio de 2013

Agesnda Pastoral - Maio

                                                    Maio-2013

Qua-01
Missa - São José, 19h30
Qui-02
Missa-/Adoração, 19h30 Matriz
Sex-03
Missa-Sossego, 16h; Matriz, 19h30
Sáb-04
Missa-Cabaças-Santa-Luzia, 16h
Dom-05
Missa-Matriz, 09h; Algodão dos inácios, 16h; Matriz, 19h30
Seg-06
Missa-10h Matriz
Qua-08
Missa-Santo Antonio
Qui-09
Missa/Adoração, 19h30
Sex-10
Missa-Canoinha, 16h; Damião, 19h30
Sáb-11
Missa - São Miguel, 16; Sossego, 19h30
Dom-12
Missa-Matriz, 09; Gameleira, 16h; Matriz, 19h30
Seg-13
Missa-/10h - Matriz
Qua-15
Missa - São Francisco, 19h30
Qui-16
Missa/Adoração, 19h30-Matriz
Aniversario Grupo 72 Discípulos
Sex-17
Missa-Campo Comprido, 16h
Sáb-18
Missa-Batentes (Nossa. Senhora de Fátima, 16h)
Dom-19
Missa-Matriz, 09h; Melo 16h; Matriz, 19h30
Seg-20
Missa-10h-Matriz
Qua-22
Missa-N. Senhora das Graças, 19h30
Qui-23
Missa/Adoração, 19h30-Matriz
Sex-24
Missa- São Francisco, 19h30-Cabaças
Sáb-25
Missa-Santa Rita (Festa), 16h;/Sossego, 19h
Mutirão Missionário Paroquial
Dom-26
Missa-Festa Da Santíssima Trindade, 16h-Frei Martinho
Seg-27
Missa-10h- Matriz
Qua-29
Missa-Nossa. Senhora da Conceição, 19h30
Qui-30
Missa/Adoração – 19h30, Matriz
Sex-31
Missa-Matriz, 19h30 – Encerramento Do Mês Mariano