segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco no Palácio Guanabara: "Que a paz esteja convosco"


papa discursoRecepção oficial de boas-vindas do Brasil ao Papa Francisco tem a participação de 650 convidados. Do lado de fora, o governo da cidade colocou 1.500 homens e veículos blindados. A presidente Dilma Rousseff, o governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes fizeram as honras da casa e, em seguida, o Papa se dirigiu a uma área do Palácio. Foram tocados o hino do Vaticano e do Brasil, este último acompanhado pelos convidados, enquanto o Pontífice permaneceu de cabeça baixa.
“Com grande alegria, Papa Francisco, dou-lhe as boas-vindas ao Rio de Janeiro e ao Brasil. É uma honra recebê-lo. Uma honra redobrada por se tratar do primeiro Papa latino-americano”, disse a presidente Dilma Roussef, no início do discurso. “Sabemos que temos diante de nós, um líder religioso sensível”, também afirmou. Dilma disse que há semelhanças entre as lutas do Papa e dos povos que combatem a exclusão. Citou uma passagem de uma análise do Papa sobre a realidade dos mais pobres e os jovens e garantiu que, nessa questão, está unida ao Pontífice.
Dilma elogiou a parceria com as pastorais católicas no combate as injustiças e a defesa das crianças, jovens e dos direitos de outras sofredores. A presidente contou ao Papa que o Brasil tem colaborado com vários países da África no combate a fome e a pobreza e que esse tipo de iniciativa pode ter ainda mais força na construção de uma aliança global de solidariedade. “Santidade: nós, brasileiros, somos mulheres e homens de fé”, declarou a presidente mesmo considerando que é a fé está além da fé religiosa. A presidente lembrou o Papa que a realização de manifestações dos jovens nas ruas do Brasil são frutos do avanço político do país, dizendo que democracia gera mais democracia. Reconheceu que os jovens, cansados da violência, querem dar um basta às discriminações e estar engajados nas grande lutas mundiais. Dilma considerou que a Jornada Mundial da Juventude é oportunidade de renovar o compromisso dos jovens com a transformação. E, por fim, saudou o Papa e os jovens do mundo inteiro pedindo que todos se sentissem “em casa”.papa noite6
Papa Francisco, serenamente, tirou os óculos, cumprimentou a todos e considerou que quis Deus que sua primeira viagem apostólica ao Brasil. “Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro, é preciso entrar no portal do seu coração”. Disse que pede licença para passar uma semana com o povo brasileiro e que não traz “nem ouro e nem prata”, mas a Jesus Cristo e desejou a paz de Cristo. Cumprimentou as autoridades e diplomatas e dirigiu uma palavra de afeto aos bispos, lembrando que essa sua visita outra coisa não quer do que confirmar os irmãos na fé como é a missão do bispo de Roma. “Estes jovens vindos de diversos continentes, falam línguas diferentes” e, em Cristo, encontram as respostas para suas aspirações. “Cristo bota fé nos jovens!” disse, com ênfase, o Papa. E complementou: "também os jovens botam fé em Cristo!”.
O Papa lembrou o dito brasileiro de que os filhos são a “menina” dos olhos dos pais. Abrir espaços para o pleno desenvolvimento, dar-lhes valores sobre os quais possam construir a vida e oferecer horizonte de transcendência, foram algumas atitudes que o Papa pediu que todos ofereçam os jovens. Para finalizar, pediu empatia para estabelecer um bom diálogo com todo o Brasil lembrando que o “abraço do Papa” envolve o País inteiro

Por: CNBB

Papa e o povo nas ruas do Rio de Janeiro


papa rua2Papa Francisco, bem disposto depois de uma viagem longa desde Roma, a bordo do papamóvel sem blindagem realizou um passeio de mais de um quilômetro pelo centro da cidade do Rio de Janeiro. Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, também esteve no carro especial do Papa. Exposto, com visível desespero dos homens de segurança, o Papa saudou milhares de pessoas que estiveram nas imediações da Catedral e do Teatro Municipal. Desde as 9 horas da manhã, vários grupos já se posicionaram em algum ponto das ruas por onde o Papa passou.
A avenida Rio Branco, uma dos cenários das maiores manifestações recentes do povo no Rio de Janeiro, foi percorrida, em parte, pelo papamóvel. A Polícia Militar estimou que mais de 10 mil pessoas estavam presentes nas ruas por onde o Papa passou e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, pediu que a população usasse transporte público para facilitar a organização da passagem do Pontífice. Essa é a primeira vez que esse veículo é levado para fora do Vaticano para viagem de um Papa. Esse carro costuma ser usado pelo Papa nas audiências públicas na Praça São Pedro. Estima-se que o carro voltará a ser usado por mais 11 vezes durante essa visita ao Brasil. 998223 509736679102030 1277363417 n
Acenando para as pessoas dos dois lados da rua e até no alto dos prédios, o Papa permaneceu sempre simpático e sorridente. Chuvas de papel picado, muitas bandeiras, cantos e saudações tomaram as ruas e o Papa voltou a acolher e beijar várias crianças. Uma senhora que furou o esquema de segurança e tentou se aproximar do carro também foi cumprimentada pelo Papa. Um mar de celulares apontado para o papamóvel o aguardava ao lado do prédio do Teatro Municipal de onde ele desceu para tomar o mesmo carro que o trouxe até a Catedral.Foi levado para uma base para tomar o helicóptero que o levou ao Palácio Guanabara para seu primeiro pronunciamento no Brasil.
1004090 421116348008147 1249611469 n 












Por: CNBB

Presidente da CNBB acolhe o Papa Francisco em sua chegada ao Brasil


Papa no Brasil
  

O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis acolheu o Papa Francisco e recebeu dele um afetuoso abraço, na chegada do Santo Padre ao Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira, 22 de julho, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). O Papa desembarcou na base área do Galeão exatamente às 16h. Em sua chegada ao Brasil, foi recebido pela Presidente da República, Dilma Roussef, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes e representantes do Governo Federal. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta também cumprimentou o Papa Francisco.
O Sumo Pontífice seguirá de carro fechado até a Catedral Metropolitana, no Centro do Rio. Deste ponto, a partir das 17h, o Papa fará um trajeto em carro aberto pela Avenida República do Chile, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Graça Aranha, Avenida Nilo Peçanha e novamente na Avenida Rio Branco em direção ao Teatro Municipal. Depois do trajeto em papamóvel, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre fará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo.

por: CNBB

Pastoral da AIDS realiza Encontro Regional em Campina Grande


Coordenadores diocesanos e agentes da Pastoral da AIDS de todas as dioceses do Regional NE 2 da CNBB estarão em Campina Grande para discutir o incentivo ao diagnóstico precoce da doença. O Encontro regional será realizado neste fim de semana, de 19 a 21 de julho, no Centro Diocesano de Treinamento no bairro do Tambor. O assessor nacional da Pastoral da AIDS, Frei Luís Carlos Lunardi, da Arquidiocese de Porto Alegre, estará em Campina para o evento.
No encontro, será feito um estudo sobre os aspectos técnicos do HIV, como sua história, dados atualizados dos infectados e o que há de novidade no tratamento e prevenção. Durante o evento, os participantes irão discutir sobre a importância do diagnóstico precoce além de estudar qual a maneira mais eficaz de levar ao público as informações necessárias. Os tipos de teste, esclarecimentos sobre as formas de infecção, desmistificação da doença, o acompanhamento aos infectados e as obrigações do poder público também estarão em pauta. Para auxiliar nas discussões, foram convidadas Patrícia Valéria, coordenadora do CTA Municipal (Centro de Testagem e Aconselhamento), e Maria do Socorro Farias, coordenadora do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).
Em Campina Grande, a Pastoral da AIDS vem, há 2 anos, no trabalho de aconselhamento e acompanhamento dos infectados, atuando também no campo da prevenção. “Percebemos que, ainda hoje, o número de óbitos em decorrência da AIDS é muito alto devido à falta de diagnóstico precoce e acompanhamento adequado”, explica Socorro Nóbrega, coordenadora da Pastoral na diocese.
Só em 2012, na Paraíba, foram registrados 341 casos de AIDS, sendo 240 do sexo masculino e 101 do sexo feminino. Nos 3 primeiros meses deste ano, 38 pessoas já morreram vítimas da doença. Existem 5.153 casos de AIDS notificados o Estado, contabilizados desde 1985, quando houve o primeiro registro, incluindo as pessoas que já vieram a óbito.

Pascom Diocesana

Dom Delson na Missa de abertura da Semana Missionária: “Não tenham medo de Jesus


Com a Catedral lotada, foi iniciada a Semana Missionária na Diocese de Campina Grande. Jovens de várias Paróquias participaram da Santa Missa presidida por Dom Delson na noite desta terça-feira (16). A concelebração, que teve um clima festivo, teve a participação de alguns padres e dos diáconos da diocese.
As réplicas dos símbolos da JMJ, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, foram entronizados no início da celebração. Eles percorreram todas as Paróquias da Diocese, que realizaram o “Bote Fé” Paroquial, movimentando a juventude para a Semana Missionária e para a Jornada. Os símbolos chegaram à Catedral no último dia 7 de julho e estarão com os jovens no encerramento da Semana Missionária, próximo dia 20.
Em sua homilia, Dom Delson falou aos jovens sobre a tristeza que é uma vida sem Jesus. “Jovens, não tenham medo de Jesus! Tenham medo de uma vida sem Ele, sem a Sua misericórdia, sem o Seu amor, sem a Sua compaixão...”, disse o Bispo.
No final da celebração, a empresa Correios e Telégrafos fez o lançamento o selo nacional da JMJ.

SEMANA MISSIONÁRIA

A partir desta quarta-feira a programação da Semana Missionária acontece nas Paróquias. Serão feitas visitas, encontros, estudos e celebrações.  No sábado, dia 20, o encerramento será no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Catolé. Lá acontece a Missa e os shows da Banda Caminhar, Lívian Farias e Sussa de Monteiro.

Pascom Diocesana

sábado, 13 de julho de 2013

Encerrado o Retiro Anual do Clero de Campina Grande

Os padres e diáconos da diocese de Campina Grande viveram momentos de oração e reflexão durante o Retiro Anual do Clero, realizado de 8 a 12 de julho em Fortaleza (CE). Eles ouviram as pregações de Dom Zanoni Demettino (ES) e foram acompanhados por Dom Manoel Delson, bispo diocesano.
Após os dias de retiro, o sentimento entre o clero era de renovação, como expressou o Pe. João Paulo, da Paróquia de Bom Jesus dos Martírios, em Boa Vista. “podemos dizer que, a partir do exemplo de São Paulo, podemos ir descobrindo os valores de nossa vocação, mesmo quando o sofrimento quer tirar de nós o brilho da resposta ao chamado do Senhor”, disse o padre em seu perfil no facebook.
Cientes de suas fragilidades humanas, constantemente os padres pediam aos seus paroquianos que rezassem por eles. “Rezemos por todos esses padres e diáconos para que eles sejam sempre guiados pela Luz do Espírito Santo”, escreveu o Pe. Luciano Guedes, da Paróquia de N. Sra. das Mercês, em Cuité.
Para Dom Zanoni, o retiro é uma oportunidade de aprendizado mútuo. “Estes encontros sempre nos enriquecem e nos fazem aprender uns com os outros”, disse ele em entrevista a Pascom. O bispo de São Mateus, no Espírito Santo, deixou também o seu agradecimento. “Agradeço a oportunidade de poder contribuir com a Igreja de Campina Grande nesse caminho de busca por, sempre mais, está unida a Cristo. Deus abençoe a todos”, concluiu.
Nesta sexta, o clero volta de viagem, retornando às suas atividades normais no fim de semana. Dom Delson vai para Natal, onde participa das solenidades do 50º aniversário de ordenação sacerdotal de Dom Matias Patrício, arcebispo emérito de Natal e bispo de Campina Grande nos anos 2000 a 2003.

Pascom Diocesana

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hoje, 11 de julho é Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013


jmj2013 rioDom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB faz um convite a todos as pessoas, especialmente aos jovens, para um dia de oração pela JMJ Rio 2013. “Como uma grande família cristã, vamos juntos, neste dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor”.
Confira a mensagem:


Campo Grande, 07 de julho de 2013.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo.
“A fé não é refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida”
(Papa Francisco, Encíclica “Lumen Fidei”)

Com a mesma fé no amor de Deus pela juventude, que nos guiou até aqui, queremos viver este momento ímpar de nossa vida com a JMJ Rio 2013. Ao acreditar que a Jornada é obra divina e, portanto, projeto do coração de Deus para todos nós, renovamos nosso agradecimento a Ele por tão precioso presente. Esta fé fez com que muitos sonhassem a Jornada em nosso meio e se empenhassem na sua construção para o benefício de todos. E é com esta mesma fé que, agora, tão próximos deste Encontro, nos voltamos intensa e coletivamente a Deus agradecendo-lhe por aquilo que já foi construído e vivido, bem como pedindo-lhe renovadas forças, bons resultados e abundantes frutos.
“Nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé sólida e generosa”, afirmou-nos o papa em sua recém publicada encíclica. Assim como ele, nós também acreditamos que este é um momento forte de exaltar e viver a verdadeira fé no Senhor que nos chama, nos transforma, nos capacita e nos envia; somente Nele encontramos o sentido, o gosto e a direção da vida. É um momento especial não só para os jovens, mas para toda a Igreja e para o Brasil que a recebe.
Como uma grande família cristã, vamos juntos, no dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor. Há muita coisa no ar! Há muita sede de vida! Há muito discernimento a fazer, projetos a assumir, bens a desenvolver e males a combater. A oração verdadeira nos aproxima de Deus e dos Seus filhos, nossos irmãos. Rezar, portanto, sustenta nossa relação com Aquele que nos ama por primeiro e gratuitamente, desenvolvendo em nós o precioso dom do Amor que, por mandato divino, se abre para o bem do nosso povo.
Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do “Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”. Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós. A maternal presença de Maria seja mais intensamente percebida nestes dias e nos auxilie a retornarmos para nossas casas e comunidades com renovado entusiasmo cristão, ardor vocacional, compromisso missionário.

Deus nos abençoe a todos e todas neste tempo de Graça.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

Dom Delson dará catequese durante a JMJ Rio 2013


Dom Manoel Delson está entre os mais de 250 bispos de diferentes nacionalidades que vão fazer pregações  na JMJ Rio2013 nas três manhãs de catequese. Os bispos foram selecionados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), e serão alocados cada dia em um ponto de catequese diferente. De acordo com o diretor do Setor Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin, esta alocação não será divulgada. “Nós queremos que esse contato entre o jovem e o bispo aconteça como uma surpresa nessas manhãs”.
As catequeses, que acontecem de quarta a sexta, têm três temas diferentes. No dia 24 de julho, o tema abordado será “sede de esperança, sede de Deus”. No dia 25, será “ser discípulo de Cristo”. Já no dia 26, os bispos vão meditar sobre “ser missionário, Ide!”.
No voucher de inscrição, cada peregrino será destinado a um local de catequese. Além de receber formação, ele vai pegar o kit café da manhã, para os que fizeram opção por alimentação. “Nas catequeses nós teremos um número de acesso restrito. Cada catequese foi pensada para um determinado grupo de peregrinos e então evitaremos, da maneira possível, a superlotação. Também nós queremos ter em conta que o número de kits de café da manhã disponíveis em cada uma das sedes também seja suficiente para os peregrinos que já estão destinados a cada um dos pontos”, explica padre Leandro.
As catequeses serão realizadas sempre pela manhã, entre 9h e 13h, e finalizam com a Missa presidida pelo bispo catequista. Durante a manhã, os peregrinos podem confessar-se e fazer perguntas ao bispo.

Veja a lista de bispos do Brasil que darão catequese na JMJ

Confira aqui os bispos de outras nacionalidades (download PDF)

Fonte: Jovens conectados (com alterações da Pascom)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vaticano concede indulgências para participantes da JMJ Rio2013



 Papa Francisco lança decreto que concede indulgência aos participantes da Jornada Mundia da Juventude (JMJ Rio2013). De acordo com o texto do decreto, a indulgência pode ser recebida por todos que viverem a JMJ, mesmo que espiritualmente. Para isso, os jovens precisam rezar pelas intenções do Sumo Pontífice, confessar-se e comungar. O decreto foi assinado em 2 julho pela Penintenciária Apostólica.
>>> Veja abaixo a íntegra do decreto

PENITENCIARIA APOSTÓLICA
RIO DE JANEIRO
DECRETO

Concede-se o dom das Indulgências por ocasião da “XXVIII” Jornada Mundial das Juventude”, que será celebrada no Rio de Janeiro durante o corrente Ano da Fé.

O Santo Padre Francisco, desejando que os jovens, em união com os fins espirituais do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, possam obter os frutos esperados de santificação da “XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará de 22 a 29 do próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro, e que terá por tema: “Ide e fazei discípulos por todas as nações (cfr Mt 28, 19)”, na Audiência concedida no passado 3 de Junho ao subscrito Cardeal Penitenciário-mor, manifestando o coração materno da Igreja, do Tesouro das satisfações de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Beatíssima Virgem Maria e de todos os Santos, estabeleceu que todos os jovens e todos os fiéis devidamente preparados pudessem usufruir do dom das Indulgências como determinado:

a.- concede-se a Indulgência plenária, obtenível uma vez por dia mediante as seguintes condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) e ainda aplicável a modo de sufrágio pela almas dos fiéis defuntos, pelos fiéis verdadeiramente arrependidos e contritos, que devotamente participem nos ritos sagrados e exercícios de piedade que terão lugar no Rio de Janeiro.
Os fiéis legitimamente impedidos, poderão obter a Indulgência plenária desde que, cumprindo as comuns condições espirituais, sacramentais e de oração, com o propósito de filial submissão ao Romano Pontífice, participem espiritualmente nas sagradas funções nos dias determinados, desde que sigam estes ritos e exercícios piedosos enquanto se desenrolam, através da televisão e da rádio ou, sempre que com a devida devoção, através dos novos meios de comunicação social;

b.- concede-se a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem durante o mencionado encontro, sempre que, pelo menos com alma contrita, elevem fervorosamente orações a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude, e devotas invocações à Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, bem como aos outros Patronos e Intercessores do mesmo encontro, de modo a que estimulem os jovens a se fortalecerem na fé e a caminharem na santidade.
Para que os fiéis possam mais facilmente participarem destes dons celestes, os sacerdotes, legitimamente aprovados para ouvir confissões sacramentais, com ânimo pronto e generoso se prestem a acolhê-las e proponham aos fiéis orações públicas, pelo bom êxito desta “Jornada Mundial da Juventude”.
O presente Decreto tem validade para este encontro. Não obstante qualquer disposição contrária.
Dado em Roma, na Sede da Penitenciaria Apostolica, no dia 24 de Junho do ano do Senhor de 2013, na solenidade de São João Batista


Manuel Card. Monteiro de Castro
Penitenciário-mor

Mons. Krzysztof Nykiel
Regente

Missa e momento de adoração ao Santíssimo marcam o 2º dia do retiro do clero


Segue em Fortaleza (CE), o retiro do clero da diocese de Campina Grande. Nesta terça-feira (9), segundo dia do retiro, os padres participaram de pregações e momentos de reflexão, silêncio , interiorização e celebrações.
Dom Zanoni, bispo de São Mateus (ES) e pregador do retiro, presidiu a Missa da tarde com a concelebração de Dom Delson e todos os padres. “Momentos como este nos ajudam a lembrar que somos uma Igreja viva, e que apesar de nossas diferenças, somos mais fortes na unidade”, refletiu Pe. Adeildo, da Paróquia Sagrada Família. Ele ainda reforçou a importância da celebração ao lado dos irmãos. “A missa com todo o clero nos comunica esperança e confiança em Deus, sabendo que é ele quem nos capacita e prepara para os desafios do Ministério”, concluiu.
Outro momento significativo aconteceu à noite com a adoração e bênção do Santíssimo. Na oportunidade, os padres rezaram e fizeram preces pelos Zonais e pelas pessoas que se dedicam aos trabalhos nas pastorais, grupos e movimentos.
O retiro está acontecendo casa de retiros Nossa Senhora de Fátima das Irmãs Doroteias, em Fortaleza – CE. A programação se estende até a próxima sexta, dia 12.

Pascom Diocesana

Aniversário natalício de Dom Manoel Delson

Neste dia 10 de julho de 2013, celebramos o aniversário de 59 anos do nosso Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson, que pastoreia esta diocese há pouco mais de 9 meses e que foi recebido de braços abertos nesta Igreja Particular  de Campina Grande.
Nesta data especial, o parabenizamos e fazemos votos de muita saúde e paz. Que Cristo, o Bom Pastor, sob a intercessão de Nossa Senhora da Conceição e São Francisco, o mantenha firme na vocação e derrame abundantes bênçãos e graças sobre sua vida.
São os mais sinceros votos de toda comunidade diocesana: Padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas, agentes pastorais e todo povo de Deus.

Jovem, envie sua foto ao Papa!


Rio de Janeiro (RV) - Os jovens peregrinos de todo o mundo que estão se preparando para ir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) poderão mostrar o dia a dia de seus grupos para o Papa Francisco. Através do site www.pope2you.net, eles poderão enviar suas fotos para o Santo Padre.
O projeto foi idealizado para a JMJ Rio2013 pelo Conselho Pontifício das Comunicações Sociais. Segundo o Pe. Paolo Padrini, promotor do projeto, as fotos enviadas podem ser dos próprios jovens, de seus grupos ou movimentos religiosos. Eles deverão mostrar como estão se preparando para ir à Jornada.
Padre Paolo Padrini explicou ainda que todo o material de vídeo e de fotografias será coletado e depois enviado ao Papa Francisco. “É um belíssimo modo de dizer como estão se preparando para este importantíssimo evento espiritual! Será um modo também, para quem não poderá ir ao Rio, poder fazer sentir a própria presença espiritual”, destacou.
As fotos do “Diário do Rio” também serão divulgadas na rede social fotográfica Pinterest no endereço http://pinterest.com/pope2you/. Haverá fotos do Santo Padre e dos jovens que estão presentes no Rio de Janeiro.
As fotografias recolhidas nos dias da JMJ serão carregadas no site www.pope2you.net. A partir dele, as imagens são reunidas para compor vários mosaicos. Além disso, poderão ser enviadas aos amigos e compartilhadas através das redes sociais.
Página Pope2You: www.pope2you.net

Link da pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/popetoyou.pccsvatican?ref=tn_tnmn(jmj-cm)

Fonte: Rádio Vaticana

Material do estudo do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

Paróquia Nossa Senhora das Mercês - Cuité

Estudo do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

2, 3 e 4 de Julho de 2013

                                  Com Van Victor Carvalho de Sousa – seminarista

PRIMEIRA PARTE - SOBRE O ESTUDO DOS EVANGELHOS EM GERAL

Alguns pressupostos
Falar muito sobre a Bíblia sem lhe dar a palavra...
Não nos interessa o estudo pelo estudo da Bíblia, mas sua ligação com nossa vida: O que fazer para que Jesus seja a luz que oriente nossa vida?
Muitas casas têm a Bíblia... Porém, ainda é pouco lida, pouco meditada

1. O que é o Estudo do Evangelho?
Estudo meditado, orante e engajado
Continuado e progressivo
Estudo, não simples leitura
Não é investigação árida, seca
Gosto, tempo, ambiente, programação
Bíblia, caderno e caneta
Como em todo estudo, surgem dificuldades, mas não se deve desanimar: está ligado ao rumo que queremos dar em nossa vida

2. Destinatários
É para todos que querem ser seguidores/as de Jesus Cristo
Deve ser base toda atividade pastoral
Cristãos e cristãs engajados em grupos, equipes de serviço, pastorais, movimentos, comunidades

3. Motivações
Por que fazer o estudo do Evangelho? Por quais motivos?
a) Porque a nossa vida precisa de um sentido. Qual este sentido?
b) Porque Jesus Cristo, apesar de muito falado, é pouco conhecido em sua profundeza... Criam-se imagens deturpadas de Jesus, cada um com seu Jesus
c) Porque a tarefa principal da pastoral é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo
d) Porque nossas pastorais precisam de maior comunhão e maior respeito às diferenças. Perigo de desintegração
e) Porque corremos o perigo de cair no ativismo ou na acomodação. É o Evangelho quem nos dá a justa medida
f) Você se lembra de algum outro motivo?

4. Finalidades
a) “Tenham em vocês os mesmo sentimentos que havia em Jesus Cristo” Filipenses 2, 5
b) Ser mais humano vivendo o Evangelho
Tornar presente em nossa vida a pessoa de Jesus Cristo
Jesus nosso Mestre e Senhor: Ele questiona, ilumina e aponta caminhos
O Evangelho nos dá confiança quando nos diz: ‘Levante-se e ande’ Lc 5, 23

5. Atitudes necessárias
A atitude é decisiva nas minhas relações... fechamento, abertura, prevenido, recalcado, alegre, entusiasmado
Quais atitudes devo ter ao estudar o Evangelho?
a) Atitude de confiança
Sem acanhamento de sem bloqueio.
Abertura
Aprendo com o meu grupo, ninguém sabe de tudo
No grupo cada pessoa se esforce ao máximo, dê tudo de si
Respeito ao grupo: pontualidade, perseverança, preparação antes da reunião, acolhida alegre e fraterna do grupo na própria casa, entrosamento com o restante da família
b) Atitude Existencial
Colocar a existência da vida humana em primeiro lugar
Ir ao evangelho com nossos anseios, preocupações, sonhos, lutas, derrotas, vitórias
c) Atitude de fé
É Palavra escrita inspirada por Deus para nossa fé
Deus nos fala
Silêncio, escuta, oração, meditação, partilha fraterna, esperança, adesão livre e corajosa aos apelos de Deus
d) Atitude de discípulo/discípula
Fazer de Jesus nosso Mestre e Senhor
e) Atitude de conversão
Deixar-se iluminar e questionar, abrindo-se aos apelos de Deus
Conversão é para todo ser humano
Conversão: processo dinâmico e permanente
A pior desgraça não é falhar, mas não reconhecer a falha
f) Atitude de compromisso solidário
A leitura comprometida do Evangelho leva a assumir um compromisso com os irmãos
g) Atitude de comunhão eclesial
A Igreja nos ilumina a viver segundo o Evangelho
h) Atitude de Esperança
Ter os pés no chão, mas olhar sempre para frente
Superar medos, barreiras, bloqueios, preconceitos, desânimo e acomodação
6. Como se faz
1. Oração
2. Meditação atenta
3. Perguntar-se:
a) Quais sentimentos, atitudes, posturas e opções aparecem em Jesus no texto que acabamos de ler?
b) O que fazer concretamente, para seguir a este Jesus aqui e agora, a partir de nossas situações concretas?
4. Fazer orações espontâneas a partir dos chamados e apelos que sentimos

SEGUNDA PARTE – SOBRE O EVANGELHO DE SÃO LUCAS
Antes de começar:
Entrar com fé nos Evangelho de Lucas com a certeza de encontrar aí a presença de Jesus de Nazaré
No evangelho reconhecê-Lo e vivenciá-Lo
Jesus não é para ser discutido demais, e sim conhecido, amado e seguido
Dando uma olhada geral no texto
Não podemos mais conversar com o autor do texto... Ele morreu a mais de mil e novecentos anos...
O que fazer então? Ir ao texto, transformando-o em cena viva, focalizando nas pessoas, situações
Ler o texto como se estivéssemos lá: observando, escutando perguntando, perguntando, aprendendo
Dar uma olhada geral no texto, deixando os detalhes para depois
Ver os títulos, subtítulos, a divisão em capítulos
Os capítulos foram divididos há cerca de 1000 anos e os versículos há cerca de 500 anos. Por quê?
Lucas tem 24 capítulos com 1.149 versículos. Quase o dobro do Evangelho segundo Marcos e tem 81 versículos a mais que Mateus

QUEM É O AUTOR DESTE EVANGELHO?
Ler:
Colossenses 4,14
2 Timóteo 4,11
Filêmon 24
Será esse Lucas, companheiro de Paulo, o mesmo autor do Evangelho?
Provavelmente um grande admirador de Paulo
Nunca se fala no Evangelho o nome de Lucas, nem dos demais evangelistas
Tradição do ano 150 d. C.
Não era da Palestina. Não conhecia o ambiente, para ele, tudo era Judeia: Jesus pregando nas sinagogas da Judeia (4,44); sua fama na Judeia (7,17)... Tudo isso era na Galileia...
Pessoa culta, capacidade de pesquisa (1,4)
Convertido, proveniente de religiões pagãs do mundo greco-romano
Prosélito: adorador de Yahweh, mas sem ser de origem judaica
De prosélito a cristão

PARA QUEM LUCAS ESCREVEU SEU EVANGELHO?
Lucas não diz claramente, mas podemos deduzir...
Pessoas e comunidades de grandes cidades
Com fortes contrastes sociais
Excluídos e marginalizados
Culturas diferentes
Mulheres sem dignidade
Pessoas com dúvidas acerca de Jesus
Dúvidas sobre as celebrações, oração, fim do mundo, engajamento nas realidades sociais
Lideranças
Missionários, sobretudo os desanimados (Lc 24,13-35)

QUAIS OS OBJETIVOS?
Responder às seguintes perguntas:
Quem é Jesus de Nazaré para nós? (4,14-9,50)
Que fazer concretamente, aqui e agora, para seguir a esse Jesus de Nazaré? (9,51-19-28)

QUANDO E ONDE FOI ESCRITO?
Provavelmente entre 80 e 90 – cinqüenta a sessenta anos depois da ressurreição e ascensão de Jesus
Talvez em Antioquia da Síria, Éfeso ou Filipos – Nos At, o autor demonstra conhecer bem essas cidades

QUAL A SUA PREOCUPAÇÃO?
Não em contar fatos históricos, sua preocupação é teológica
Três visitas diferentes a Nazaré da Galileia em uma só (4,14-30)

COMPARANDO LUCAS, MATEUS E MARCOS
a) Marcos é o texto mais antigo; serviu de fonte para Mateus e Lucas
Dos 680 versículos de Mc, 424 estão em Lc, quase dois terços
Por que Lc não copiou tudo de Mc?
b) Lucas e Mateus utilizaram outra fonte em comum
Citam ditos e discursos de Jesus -  “Q”
Lc 4,2-13 e Mt 4,2-11
Lc 6,20-49 e Mt 5,1-7,27
Lc 11,37-52 e Mt 23,2-36
c) Lucas utilizou fonte própria
Cerca de 500 versículos que não foram tirados nem de Mc nem de Q
REPARANDO NOS DETALHES E INSISTÊNCIAS DO AUTOR...
1. Qual a palavra chave em...
4,43
10,1
8,4
5,12 estes não podiam entrar nas cidades (Lv 13,45-43)
A palavra CIDADE aparece 40 vezes em Lc; 26 em Mt e 8 em Mc
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
2. Qual a palavra chave em...
1,51-53
3,10-14
6,20-26
16,19-21
12,16-20
21,1-4
Aparecem forte CONTRASTES SOCIAIS...
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
3. Qual a palavra chave em...
14,42
5,1.3.15.19.29
8,42
MULTIDÕES/POVO é citado 39 vezes por Lucas; em Mt 33 vezes e em Mc 31 vezes
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
4. Qual a palavra chave em...
9,12-17
12,16-19
12,42
16,19-21
21,11
Sente-se o cheiro do alimento em todo evangelho de Lucas. Muita fome e muito banquete
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
5. Qual a palavra chave em...
4,38-39
7,11-17
8,43-48
10,38-42
As MULHERES em Lucas têm lugar de destaque, não são para mero deleite do homem, para olhar, usar e abusar. São protagonistas (Maria, Isabel, a profetisa Ana)
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
6. Qual a palavra chave em...
3,21
5,16
6,12
11,1
18,9-14
22,41-43
O tema da ORAÇÃO, sobretudo em meio às dificuldades
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
7. Qual a palavra chave em...
2,11
4,21
5,26
13,33
22,43
A palavra HOJE em oposição a certo comodismo
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
8. Qual a palavra chave em...
Com relação aos pecadores: 5,29-32
Aos samaritanos: 9,52-56
Aos pagãos: 7,1-10
Aos pobres: 19,19-28
Aos necessitados: 6,21
Aos doentes: 6,18-19
Aparecem as palavras MISERICÓRDIA/ MISERICORDIOSO/ COMPAIXÃO/ COMPADECER ao todo 14 vezes
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
9. Qual a palavra chave em...
Por que ele insiste nesse tema? Seria por acaso? O que há por detrás disso? Que mensagem ele quer passar?
5,31-32
10,8-12
A palavra é CONVERSÃO

A DIVISÃO EM QUATRO GRANDES BLOCOS
O anúncio da nova história (1,1-38)
Os pobres reconhecem a ação de Deus (1,39-80)
Nasce o Messias Salvador, o Senhor (2,1-24)
Luz para as nações e glória de Israel (2,25-52)
João prepara o caminho de Jesus (3,1-20)
Jesus se prepara para a missão (3,21-4,13)
O programa da vida de Jesus (4,14-30)
Jesus liberta dos demônios (4,31-44)
Jesus não age sozinho (5,1-16)
Jesus cura o mal pela raiz (5,17-39)
A lei maior é salvar o homem (6,1-16)
O anúncio da grande libertação I (6,17-36)
O anúncio da grande libertação II (6,37-49)
Jesus é a visita de Deus (7,1-23)
A gratidão demonstra o perdão (7,24-50)
O Reino vai triunfar (8,1-21)
Jesus restaura a vida de todos (8,22-56)
Jesus sacia a fome do povo (9,1-17)
O Messias de Deus (9,18-50)
O caminho da libertação (9,51-10,24)
O amor é o centro da vida (10,25-42)
O catecismo da oração (11,1-13)
Quem não está com Jesus está contra Ele (11,14-54)
Não tenham medo (12,1-34)
Convertam-se, enquanto é tempo (12,35-13,9)
Jesus liberta do fardo da falsa religião (13,10-35)
Jesus inverte os valores (14)
Jesus convida para a festa do Pai (15)
Ou Deus ou o dinheiro (16)
Cristão = servo sem valor (17,1-19)
O julgamento e o Reino (17,20-37)
Sejam como as crianças (18,1-30)
A iminência do grande julgamento (18,31-19,28)
Chegou o Messias pobre que liberta (19,29-20-8)
O povo pertence ao Deus da vida (20,9-47)
O horizonte da história (21)
O grande confronto (22,1-38)
Quem é Jesus? (22,39-71)
Jesus é um homem perigoso (23,1-25)
“Pai, em tuas mãos, entrego o meu espírito” (23,26-56)
Jesus está vivo (24,1-12)
Jesus está nos caminhos dos homens (24,13-35)

O início de um novo tempo (24,36-53)

terça-feira, 9 de julho de 2013

50 anos da Encíclica Pacem in Terris são celebrados com debate sobre problemas e implicações no Brasil


080713Dom Leonardo 2O secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner participou nesta segunda-feira, 8 de julho, de uma audiência pública que refletiu os 50 anos da Encíclica Pacem in Terris (Paz na Terra). O documento foi assinado pelo Papa João XXIII em abril de 1963, no auge da chamada guerra-fria entre os Estados Unidos e a então União Soviética. O evento foi iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Dom Leonardo Steiner destacou que a encíclica já apontava para temas urgentes e necessários para reflexão no momento atual do país como educação, cultura e liberdade ao trabalho e, que o ser humano, deve ser colocado “sempre em primeiro lugar”. “Estamos preocupados com as questões da humanidade, da sociedade, juntamente as diversas igrejas e religiões que estão muito inseridas neste trabalho. Todas elas preocupadas com o ser humano”, lembrou o secretário. Ainda sobre a Encíclica Pacem in Terris, dom Leonardo lembrou que “é um texto que remete para os pobres”. 080713Dom Leonardo 1
A encíclica tem 171 parágrafos. Em um deles, afirma que “...a justiça, a reta razão e o sentido da dignidade humana terminantemente exigem que se pare com essa corrida ao poderio militar”. O Papa João XXIII recordou na encíclica que “a paz na terra, anseio profundo de todos os homens de todos os tempos, não se pode estabelecer nem consolidar senão no pleno respeito da ordem instituída por Deus”. A encíclica foi bastante debatida no Concílio Vaticano II e é considerada um marco da Doutrina Social da Igreja Católica.

Confira o texto completo da Encíclica "Paz na Terra".

11 de julho é Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013


jmj2013 rioDom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB faz um convite a todos as pessoas, especialmente aos jovens, para um dia de oração pela JMJ Rio 2013. “Como uma grande família cristã, vamos juntos, no dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor”.
Confira a mensagem:
Campo Grande, 07 de julho de 2013.
Queridos irmãos e irmãs em Cristo.
“A fé não é refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida”
(Papa Francisco, Encíclica “Lumen Fidei”)
Com a mesma fé no amor de Deus pela juventude, que nos guiou até aqui, queremos viver este momento ímpar de nossa vida com a JMJ Rio 2013. Ao acreditar que a Jornada é obra divina e, portanto, projeto do coração de Deus para todos nós, renovamos nosso agradecimento a Ele por tão precioso presente. Esta fé fez com que muitos sonhassem a Jornada em nosso meio e se empenhassem na sua construção para o benefício de todos. E é com esta mesma fé que, agora, tão próximos deste Encontro, nos voltamos intensa e coletivamente a Deus agradecendo-lhe por aquilo que já foi construído e vivido, bem como pedindo-lhe renovadas forças, bons resultados e abundantes frutos.
“Nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé sólida e generosa”, afirmou-nos o papa em sua recém publicada encíclica. Assim como ele, nós também acreditamos que este é um momento forte de exaltar e viver a verdadeira fé no Senhor que nos chama, nos transforma, nos capacita e nos envia; somente Nele encontramos o sentido, o gosto e a direção da vida. É um momento especial não só para os jovens, mas para toda a Igreja e para o Brasil que a recebe.
Como uma grande família cristã, vamos juntos, no dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor. Há muita coisa no ar! Há muita sede de vida! Há muito discernimento a fazer, projetos a assumir, bens a desenvolver e males a combater. A oração verdadeira nos aproxima de Deus e dos Seus filhos, nossos irmãos. Rezar, portanto, sustenta nossa relação com Aquele que nos ama por primeiro e gratuitamente, desenvolvendo em nós o precioso dom do Amor que, por mandato divino, se abre para o bem do nosso povo.
Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do “Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”. Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós. A maternal presença de Maria seja mais intensamente percebida nestes dias e nos auxilie a retornarmos para nossas casas e comunidades com renovado entusiasmo cristão, ardor vocacional, compromisso missionário.

Deus nos abençoe a todos e todas neste tempo de Graça.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB