quinta-feira, 10 de junho de 2021

 


Considerando o Decreto 41.323 do Governo do Estado da Paraíba, sobre a adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Novo Coronavírus para o período de 03 à 18 de junho

Definimos e determinamos: 

1). Concentrem-se todas as celebrações (Missas e demais sacramentos), de segunda à sexta feira em todas as paróquias desta Diocese; 

2). Providencie-se a transmissão pelos meios de comunicação possíveis para as Missas dominicais, observando a pequena equipe litúrgica e assistentes técnicos nas celebrações. 

3). Aumente-se o número das Missas, de segunda a sexta, uma vez que o povo estará privado do domingo, durante o período. 

4). Considere-se neste período, as segundas-feiras como dia para as celebrações, dando mais oportunidade aos fiéis. 

5). Observe-se rigorosamente todas as medidas sanitárias em curso: 30% da capacidade, espaçamento sinalizado entre os fiéis, higienização das mãos e dos ambientes, acesso às igrejas com o uso obrigatório das máscaras. 

Continuemos em oração, suplicando a Virgem Maria, a consolação do nosso povo. 


Campina Grande, 02 de junho de 2021. 

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Missa em ação de graças pelo pastoreio do Pe. Severino Firmino na Paróquia de Cuité

 


Padre recebe maior honraria do Poder Legislativo Municipal

O padre Severino Firmino, recebeu na manhã do último domingo, 23 de maio, a Medalha Presidente Oswaldo Venâncio dos Santos. O prêmio é concedido pela Câmara Municipal de Cuité e considerado a maior honraria do Poder Legislativo Municipal.

A solenidade de entrega aconteceu durante a missa em ação de graças pelo pastoreio do padre Severino Firmino na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Cuité, no Curimataú paraibano. A celebração foi concelebrada pelo Pe. Bruno Costa, vigário paroquial.


O autor da propositura é o vereador Ivanzinho de Joventino (Cidadania).

Diversas autoridades participaram da missa e homenagens, entre eles, o prefeito Charles Camaraense, primeira dama Erivaneide Rodrigues, vice-prefeito Renan Furtado, vereadores Dagmando Lopes (Cidadania), Rafael Pimenta (Cidadania), Ivanzinho de Joventino (Cidadania), Maria de Pituca (MDB) e Maurilio Macedo (Cidadania), Diretora da Câmara Municipal de Cuité – Márcia Tavares, secretário Municipal de Comunicação - Show Fialho, secretária municipal de Saúde – Adriana Seles, gerente da Casa da Cidadania de Cuité - Erivânia Rodrigues, gerente da 4ª Gerência Regional de Saúde – Sabrina Almeida, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó - Jailson Andrade e a médica Dra. Germínia Venâncio.

O vereador presidente Geraldo Leite (Cidadania) não compareceu por motivo superior e, foi representado neste ato por sua espora Vera Leite e o filho Ascendino Neto.

Em sua primeira passagem por Cuité, padre Severino Firmino, permaneceu no município por 11 anos, 1989 a 2000, foi transferido para a cidade de Pocinhos, onde permaneceu até 2014, retornando a Cuité, onde assumiu novamente a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, até maio de 2021, sendo transferido para a Paróquia de São Pedro, Campina Grande.

 Bastante querido no município, o padre reúne uma extensa folha de serviços prestados a comunidade, em especial aos mais pobres.

A Banda Filarmônica Municipal Professora Maria Udijagra fez uma homenagem ao padre, entoando o hino do município e outras canções na escadaria da Igreja Matriz.

A missa foi transmitida pela pagina do Facebook da Paróquia Nossa Senhora das Mercês e pelas rádios Cidade Cuité 89 FM e Comunitária Caminhando na Luz 87,9.

 







quarta-feira, 28 de abril de 2021

Carta Circular 002/2021: Transferências e Nomeações

  





DIOCESE DE CAMPINA GRANDE
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA - BRASIL




Carta Circular 002/2021
Do Bispo Diocesano de Campina Grande – PB
Dom Dulcênio Fontes de Matos
Assunto: Transferências e Nomeações

 

Campina Grande, 27 de abril de 2021.

Reverendíssimos Padres e Diáconos,
Estimados fiéis desta Diocese.

 

Considerando as necessidades pastorais da Igreja Diocesana de Campina Grande e o bem de todos os fiéis, anunciamos:

- A nomeação do Padre João Paulo Souto Victor como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité;

- A nomeação do Padre Severino Firmino da Silva como Pároco da Paróquia de São Pedro, Severino Cabral, em Campina Grande;

- A nomeação do Padre Sérgio Francisco Leite como Pároco da Paróquia de São Cristóvão, Centenário, em Campina Grande;

- A nomeação do Padre Romualdo Vieira de Lima como Vigário Paroquial da Paróquia de São Cristóvão, Centenário, em Campina Grande;

- A nomeação do Diácono Marcelo Eufrázio, com uso de ordens na Paróquia de São Cristóvão, Centenário, em Campina Grande;

- A nomeação do Padre Fabiano Melo de Oliveira como Pároco da Paróquia de Santa Ana e São Joaquim, em Barra de Santa Ana;

- A transferência do Padre André da Silva Morais para Roma, para estudos do Mestrado. 

As datas das posses serão comunicadas posteriormente às Comunidades.

Para maior glória de Deus,

 

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Campina Grande

Diocese receberá a Capela Peregrina de Santa Ana que percorrerá paróquias



 O Conselho Diocesano do Encontro de Casais com Cristo – ECC divulga a programação da peregrinação da Imagem de Santa Ana, que percorrerá algumas paróquias na Diocese de Campina Grande, com o intuito de levar os grupos do ECC a intensificarem as orações por todo o serviço do ECC e pela realização do XVIII Congresso da Região Nordeste do ECC.

“Diante da realidade do distanciamento social que estamos vivendo devido à pandemia da covid-19, todos os momentos deverão respeitar a realidade local para a participação presencial. Todavia, também contaremos com as transmissões virtuais”, informou o Padre Romualdo, Dirigente Espiritual Diocesano do ECC.

 

Confira a programação:

 

Local

Data

Programação

Soledade

05/05

Missa de acolhida da Imagem Peregrina– presidida por Pe. José Hermes Fernandes Macedo às 19h30 na Matriz de Santa Ana, com a participação do Casal Diocesano de Patos.

Barra de Santana

06/05

Espiritualidade com o Pe. André da Silva Morais às 19h30 na Matriz de Santa Ana e São Joaquim.

Congo

07/05

Missa presidida por Pe. Gustavo Ferreira às 19h30 na Igreja de Sant’Ana.

Campina Grande

08/05

Missa presidida por Pe. Luciano Guedes do Nascimento Silva às 19h30 na Catedral Diocesana.

09/05

Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos às 10h na Catedral Diocesana, com a participação do Casal Regional Nordeste 2.

Alagoa Nova

09/05

Missa presidida por Pe. Antoniel Batista dos Santos às 19h30 na Matriz de Santa Ana.

10/05

Missa presidida por Pe. Romualdo Vieira de Lima às 19h30 na Matriz de Santa Ana, com a participação do Casal Diocesano de Guarabira.

 

“Nesse momento difícil, devemos nos apegar às oportunidades que temos para transmitir aos nossos irmãos mensagens de fé e esperança, ao mesmo tempo em que alimentamos em nós mesmos esses sentimentos tão necessários, principalmente nos dias atuais”, destacou o Dirigente.

Santa Ana é a Padroeira do XVIII Congresso da Região Nordeste do ECC, que está previsto para acontecer entres os dias 31 de julho e 01 de agosto deste ano, em Feira de Santana, na Bahia.

Com informações: Conselho Diocesano do Encontro de Casais com Cristo-ECC.


terça-feira, 16 de março de 2021

Câmara de Cuité aprova Medalha de Honra ao Mérito ao padre Severino Firmino

 Medalha é a maior honraria do Legislativo cuiteense.



A Câmara Municipal de Cuité (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (15), a Medalha de Honra ao Mérito Presidente Oswaldo Venâncio dos Santos, maior honraria do Legislativo cuiteense, ao pároco de Cuité, padre Severino Firmino, pelos relevantes serviços prestados a comunidade cuiteense e ao estado, através da Associação Donos do Amanhã que atende crianças com câncer na Paraíba.

O vereador Rafael Pimenta (Cidadania) destacou que a homenagem ao padre Severino simboliza o reconhecimento dos valores e dos grandes gestos de solidariedades praticados por ele.

Para o vereador Ivan Martins Filho (Cidadania), autor da propositura, a comenda aprovada é uma iniciativa que visa homenagear nosso pároco, um servo de Deus, a serviço do reino, que desde sempre fez a escolha pelos mais pobres.

"Pe. Severino tem uma história muito forte com nossa cidade, tanto na evangelização como na parte social como todo, chegou aqui em fevereiro de 1990 para o estágio pastoral e, em setembro de 1991 foi empossado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, teve uma brilhante atuação no trabalho voltado para as crianças desnutridas, na época o índice de mortalidade infantil era muito alto, iniciou o projeto de construção de casas populares para famílias carentes que moravam casas de taipa, entre os anos de 1992 a 1995 buscou parceria com amigos da Europa para perfuração de poços artesianos na zona rural de Cuité, reforma completa da Igreja Matriz, no  mesmo período ajudou a Fundação Hospitalar Pedro Viana da Costa com doações de lençóis, material de limpeza e aparelho para exames. Em 1998 preocupado com a situação do idosos abandonados, mobilizou a comunidade cuiteense, Câmara Municipal e Prefeitura para instalação da Casa do Idoso Vó Filomena, no ano 2000 iniciou uma reforma na Cadeia Pública, onde foram restaurados banheiros, diretoria e dispensa. No retorno a nossa cidade em 2014, deu continuidade a campanha de arrecadação do leite para a Associação Donos do Amanhã, onde anualmente são entregues milhares de latas de leite para o atendimento a crianças e adolescentes com câncer, além de vários outros serviços oferecidos pela associação, também iniciou juntamente com a Dra. Cristiane Santos, o projeto Mulheres de Peito, buscando o rastreamento precoce do câncer de mama, evitando assim o aumento no número de mortes.

Existe uma frase de frase que marcou a vida de Dom Pedro Casaldáliga "Na dúvida, fique ao lado dos pobres", assim fez padre Severino Firmino, desde o início, concluiu o vereador Ivan Filho.

Portal da Serra

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Ganhador do sorteio da moto Honda Pop

Antony Rauan Costa Silva foi o ganhador do sorteio da moto Honda Pop  0 km, o número do bilhete sorteado foi 003905.  Antony é morador da cidade de Cuité.

O sorteio foi em prol da reforma da Igreja Matriz.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Paróquia de Cuité irá sortear uma moto Honda Pop 0 KM

 Ação tem como objetivo arrecadar fundos para reforma da igreja matriz.




Com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma da igreja matriz, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Cuité, irá sortear uma moto Honda Pop 0 km, no próximo dia 24 de dezembro.

 

O sorteio será realizado na Igreja Matriz, compre já seu bilhete no valor de R$ 10,00, na secretaria paroquial ou com agentes pastorais.

 

Portal da Serra