quinta-feira, 1 de julho de 2021

Pe. João Paulo é empossado novo pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

 



Em solene celebração eucarística, que contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas, autoridades constituídas e fiéis leigos, o Pe. João Paulo Souto Victor foi acolhido na noite de ontem (30 de Junho), como 28° padre da bicentenária Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité. Na ocasião, também foi apresentado a comunidade o diácono Joselino Mendes, recém ordenado, que passará a fazer uso de ordens na referida paróquia, além da comunicação da transferência do Pe. Bruno Costa, atual vigário paroquial, para a Paróquia de São José, em Parari, no cariri paraibano. Virá substituí-lo o Pe. Fabiano Cruz, que atualmente reside na Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Queimadas.

Em sua bela homilia, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, após saudar a todos, fez importantes reflexões sobre a liturgia do dia, exortando os presentes a sempre confiar em Jesus, pedindo que ele jamais se afaste de nós, pois sem ele “nada somos, nada podemos, nada esperamos”. Em seguida, explicou a comunidade, de forma muito didática e bonita, a função do sacerdote em uma paróquia, levando os presentes a refletir sobre a importância, a alegria e o “dom” de ter um padre presente na comunidade, pois, por meio deles, chega até nós a Sagrada Eucaristia. Os padres são “servidores da Igreja para o povo de Deus”, sendo expressão significativa do amor dEle, que quer salvar. Proferiu ainda, que como não pode estar aqui todos os dias, os padres são seus representantes na comunidade. Também pediu aos fiéis para que rezem para que Cristo seja mais amado, conhecido e adorado, e que os nossos padres sejam “o amor do coração de Jesus”, e a exemplo de São João Maria Vianney, possam ser “pregadores ambulantes da palavra e as ações que santificam a vida do mundo.”

 A liturgia da Santa Missa de Posse é muito simbólica e bonita: uma verdadeira catequese aos presentes. Após a acolhida da assembleia e a leitura da provisão canônica, a celebração seguiu seu curso de acordo com o ritual, e o padre empossado fez sua profissão de fé e seu juramento de fidelidade conforme as normas da Igreja. Recebeu ainda, do bispo, as chaves da Matriz e do Sacrário, foi conduzido à pia batismal, além de receber a estola roxa, como sinal de seu ministério de escuta na confissão. Todas estas coisas dizem respeito aos sacramentos e funções que o sacerdote vem exercer na comunidade. Ao final, o padre foi acolhido pela secretária municipal de Saúde, a Enfermeira Adriana Selis, representando a Prefeitura Municipal de Cuité, por Thiago Ramos Balbino, agente de pastoral, representando as comunidades da paróquia e pela secretária paroquial Marié Dantas. Em seguida, o padre empossado saudou os presentes e aos que acompanhavam a Santa Missa pelas redes sociais. Agradeceu a acolhida, colocando sua pessoa a disposição da comunidade e destacando a importância de caminhar junto ao povo ao construir a história. Falou ainda sobre suas expectativas para este novo momento. O diácono Joselino também cumprimentou a todos, agradeceu a confiança do bispo e as boas vindas da comunidade, pedindo a oração da assembleia. Em seguida, o Pe. Rodolfo Lucena, chanceler da Cúria Diocesana, fez a leitura da Ata de Posse do Pe. João Paulo, e o bispo deu a benção, encerrando este momento tão importante para a vida da comunidade.

Sobre o Pároco:


 

O Padre João Paulo Souto Victor é natural de Pocinhos-PB. Ingressou no seminário propedêutico Santa Teresinha, em Areia-PB, em 2003, tendo cursado Filosofia e Teologia entre os anos de 2004 e 2009. É mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma (2019/2021). Ordenou-se diácono em fevereiro de 2010, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, tendo sido ordenado sacerdote em 04 de agosto do mesmo ano, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Campina Grande. Sua primeira Paróquia foi a do Bom Jesus dos Martírios em Boa Vista, onde ficou até fevereiro de 2015. Também passou pelas paróquias de Massaranduba (2015/2017) e Esperança (2017/2019).  Foi Vigário Episcopal para a Pastoral, entre os anos de 2015 e 2019. Em abril de 2021, foi nomeado por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Campina Grande, o 28º pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité, onde tomou posse em solene liturgia celebrada na noite do dia de 30 de junho de 2021.

Sobre o Diácono:



Joselino Mendes Gonçalves é da paróquia de São Judas Tadeu, que fica no bairro das Nações, em Campina Grande, ele ingressou no Seminário Diocesano no ano de 2010 onde passou pelo propedêutico e, posteriormente, cursou as graduações da Filosofia e Teologia. As paróquias onde atuou prestando serviço pastoral foi a Paróquia São Miguel Arcanjo (Barra de São Miguel-PB), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Aroeiras-PB), Paróquia de Nossa Senhora do Desterro (Boqueirão-PB) e fez estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, sendo esta com sede na cidade de Baraúnas-PB.






Fotos: Pascom Diocesana (Rafael Augusto)
Textos: Pascom paroquial (Dandara Virgínia) e Pascom Diocesana (Rafael Augusto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário