quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Confira a mensagem do Papa Bento XVI para o tempo da Quaresma


Pe. Márcio Henrique é escolhido novo Administrador Diocesano de Campina Grande

A Diocese de Campina Grande anuncia, na tarde desta terça-feira dia 28 de fevereiro, o seu novo Administrador Diocesano. Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes foi escolhido na manhã desta terça na reunião do Colégio de Consultores. O Padre assume as atividades administrativas até o anúncio e posse do novo Bispo para Diocese de Campina Grande.
Leia a carta de Pe. Márcio Henrique,novo Administrador Diocesano:

Estimados presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas,
seminaristas e todo o Povo de Deus
de nossa amada Igreja Diocesana de Campina Grande
Valho-me da presente para cumprimentar-vos e ao mesmo tempo comunicar a todos que, hoje, 28/02/2012, às 9h, ocorreu uma reunião do Colégio de Consultores da Diocese de Campina Grande, com o objetivo de escolher o Administrador Diocesano para continuar conduzindo esta Diocese, enquanto estiver vacante, aguardando a nomeação do novo Bispo.
A vacância da Diocese se deu pela transferência de Dom Jaime Vieira Rocha para ser Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte. Daí que, o Colégio de Consultores em clima de oração e reflexão, escolheu-me para essa função de Administrador Diocesano que, em comunhão com o referido Colégio, tem a tarefa de preparar a Diocese para acolher aquele que será eleito Bispo desta Igreja Particular.
Acolhi esta missão com sentimentos de humildade, co-responsabilidade e confiança na força de Deus para continuar os trabalhos que já vinham sendo realizados, sobretudo, pastoralmente. Em respeito a minha vocação sacerdotal, ponho-me na inteira disposição de Deus e da Igreja para corresponder com este ofício a mim confiado, trabalhando para que cresça a comunhão entre nós e que não haja nenhuma interrupção em nossa caminhada pastoral.
Deste modo, desejo contar nesta administração com o apoio, não só dos meus irmãos no presbitério, mas também dos religiosos, religiosas, agentes de pastoral e todo povo de Deus.
Como Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos unamos em oração invocando o Espírito Santo para que nos envie outro Bispo-Pastor. E, que a Imaculada Conceição, nossa padroeira, interceda ricas bênçãos de Deus sobre cada um de nós.
Campina Grande, 28 de fevereiro de 2012
Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Administrador Diocesano

Pascom Diocesana

JMJ: conheça um pouco mais dos bastidores e preparativos do evento

Que a Jornada Mundial da Juventude será em 2013, de 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, já não é novidade pra muita gente. O que muitos não sabem é que ela não se limita apenas a estes dias.
Logo depois do anúncio oficial feito pelo papa Bento XVI para realização da Jornada no Rio, todo o país, de forma especial a Igreja no Brasil e as 276 dioceses, nos seus 17 Regionais, já estavam trabalhando.
O Projeto “Bote Fé”, por exemplo, que tem como carro chefe a peregrinação dos Símbolos da JMJ (Cruz e o Ícone de Nossa Senhora), acontece no território brasileiro, levando aos jovens o clima que envolve este que é o maior encontro do Bento XVI com a juventude católica de todo o mundo.
E para pensar, projetar e organizar todas as atividades precedentes à JMJ Rio 2013, a Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a representação dos 17 padres referenciais do Setor Juventude, se reúne a cada dois meses para debater a JMJ e a Semana Missionária. A Semana Missionária são os dias que efetivamente preparam, de forma mais intensa, os jovens brasileiros e estrangeiros, em diversos lugares do país, para os dias da Jornada.
Na última reunião dos referenciais, foi tratado o subsídio, que será enviado a todas as dioceses com as diretrizes que vão reger os meses em preparação à JMJ, trabalhando temas específicos ligados diretamente à juventude no caráter de espiritualidade e gestos concretos.
Um dos pontos centrais da reunião foi a necessidade de formar e instruir as dioceses que acolherão peregrinos estrangeiros e a definição a programação base para toda a Semana Missionária, que ocorrerá simultaneamente em todo o Brasil.
Um dos participantes da reunião foi o represente do COL (Comitê Organizador Local) do Rio de Janeiro, padre Jefferson Gonçalves de Araújo, que abordou a logística e programação da Jornada, a fim de situar toda a equipe do andamento e preparativos de cada atividade que será realizada com os jovens na presença de Bento XVI.
Ao longo de todo o ano outras reuniões serão realizadas para ajustar o trabalho a fim de que a Comissão da CNBB, juntamente com o COL no Rio de Janeiro, possam realizar em conjunto este encontro, que será um marco para a história da Igreja no país. Sonho de João Paulo II, que se atualiza aqui. Um presente para o Brasil, maior país cristão-católico do mundo.

CNBB

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Em grande solenidade, Dom Jaime toma posse como Arcebispo de Natal.


A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, na Arquidiocese de Natal, ficou lotada para a Solene Celebração de Posse de Dom Jaime Vieira Rocha como seu sexto Arcebispo. Grande número de autoridades, representantes da comunidade civil organizada, os bispos do Regional NE 2 da CNBB e numeroso clero local e de outras dioceses estiveram presentes na conclebração, que aconteceu neste domingo dia 26.
Acompanhado do administrador Arquidiocesano de Natal, Dom Matias, Dom Jaime chegou à Catedral por volta das 8h30 onde foi recebido pelas autoridades civis e pelos bispos do Regional NE 2. A Governadora do RN, Rosalba Ciarlini, proferiu as palavras de acolhida ao novo arcebispo e a prefeita da cidade de Natal, Micarla Araujo Werber, entregou a Dom Jaime a chave da cidade. O Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, que é natural da cidade de Natal, também esteve presente na Celebração. Vereadores, deputados e senadores completaram a lista de autoridades presentes na Catedral Metropolitana.
Na chegada do novo Arcebispo, houve uma grande queima de fogos e o hasteamento das bandeiras. Em seguida, Dom Jaime entrou na Catedral para, como de costume, fazer sua oração particular diante do Sacrário. No início da celebração, Dom Matias passou para dom Jaime, durante o Rito de Posse, o báculo pastoral. Dom Jaime deu prosseguimento a celebração já como Arcebispo de Natal.

Durante a homilia, Dom Jaime lembrou os momentos fortes já vividos naquela Catedral, como sua ordenação sacerdotal e a saída de Natal como Bispo de Caicó.
No final da celebração, a assembleia ergueu faixas de boas vindas e aplaudiu calorosamente o novo Arcebispo de Natal. Dom Jaime, visivelmente emocionado, agradecia a cada gesto de carinho e acolhida dos fiéis.


Paróquia das Mercês com Pascom Diocesana

Fotos da Posse de Dom Jaime na Arquidiocese de Natal

Confira algumas fotos da Cerimônia de Posse de Dom Jaime Vieira Rocha como Arcebispo Metropolitano de Natal - RN.
As fotos foram extraídas do site do Repórter Fotográfico Cláudio Abdon.






















domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º Domingo da Quaresma: Paróquia apresenta o SAMU 192

Dentro da proposta feita pela Paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Cuité para a Campanha da Fraternidade 2012 que traz como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e como lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra", foi realizada na noite de hoje (26), 1º Domingo da Quaresma uma reflexão sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.



Na oportunidade a enfermeira Maria da Guia que compõe a equipe do SAMU 192 do município de Cuité fez uma importante explanação sobre como se dá o atendimento do SAMU 192, desde o momento em que o serviço é acionado pelo telefone até a chegada da viatura do SAMU para os procedimentos de atendimento e condução do paciente até a unidade de saúde. Falou também a respeito da Campanha Trote é Crime, que visa evitar que aconteçam trotes para o serviço e que o serviço seja acionado desnecessariamente.



O Secretário de Saúde do município de Cuité, Gentil Venâncio Palmeira Filho falou a respeito do sentimento de gratidão que todos devemos ter para com a Igreja Católica que a muito tempo vem cuidando não só da cura espiritual dos seus fiéis mas prestou um grande serviço com as Casas de Misericórdia ou as Santas Casas.



O padre Luciano agradeceu a presença de todos e falou da importância de se ter um tema tão abrangente este ano na Campanha da Fraternidade e que esse é o papel da igreja, levar a população, os seus fiéis a discutirem sobre temas do nosso cotidiano, que nos tragam o bem comum tão desejado.
Durante toda a quaresma acontecerão momentos reflexivos como este para que possamos debater todas as áreas ligadas à saúde.

Fonte: Pascom Paroquial

Paróquia das Mercês lança Campanha da Fraternidade em Cuité.


"Ó Maria, saúde dos enfermos, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para o serviço aos doentes e a defesa da boa saúde pública para todos."

Ao propor a "saúde pública" como tema a ser refletido pela Igreja do Brasil, num período litúrgico tão forte de expressão para o povo brasileiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)  quer, antes de tudo, refletir a saúde pública a partir da esfera sócio-econômica e política. Aliás não é possível estudar, refletir e discutir saúde pública dissociada de elementos como: alimentação, moradia, infraestrutura e meio-ambiente.
A saúde pública que refletimos não é apenas aquela que se inicia nos leitos e filas dos hospitais, mas, antes é aquela que incia com a vida, os hábitos e o dia-a-dia do nosso povo.


Em Cuité, a Matriz Nossa Senhora das Mercês, lançou a CF 2012 nesse último sábado (25) com a presença do Secretário de Saúde do Município, Gentil Palmeira Filho, que chamou a sociedade a despertar para a defesa do Sistema Único de Saúde.


"A CNBB  mais uma vez, foi muito feliz na escolha do tema da Saúde Pública, pois a história da saúde em nosso país nasceu dentro dos princípios da Igreja Católica. Quem não lembra das Santas Casas da Misericórdia? Era a Igreja Católica e a Sociedade que davam sustentabilidade a saúde  do povo Brasileiro." Gentil Palmeira - Sec. Saúde de Cuité - PB

Veja o hino da CF 2012 clicando AQUI



Pascom Paroquial com Serra de Cuité


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Papa prega na solenidade da Cátedra de Pedro e diz que Igreja não existe para si mesma

Papa.missaBento XVI voltou a se encontrar, neste domingo, 19 de fevereiro, com os novos Cardeais criados no Consistório de ontem de manhã. Ele presidiu a eucaristia e dirigiu uma palavra aos novatos diante dos quase 100 outros membros do Colegio Cardinalício que vieram a Roma prestigiar o evento e atender o apelo do Santo Padre.
Na Basílica Patriarcal de São Pedro,  o cenário era composto por uma multidão de fiéis que lotou a nave central e, além dos cardeais, estavam também presentes cerca de 150 bispos e por volta de 200 padres. Na duas áreas reservadas para a imprensa, próximas do baldaquino estavam cerca de 80 jornalistas de Rádio e TV.  Forte esquema de segurança impedia o trânsito das pessoas pelas naves laterais e a execução das músicas litúrgicas pelo coro criava uma atmosfera especial.
Fonte: CNBB

Pascom Diocesana realiza a Programação Especial de Carnaval na Rádio Caturité

Neste domingo (19), a Pascom Diocesana deu início a segunda edição da Programação Especial de Carnaval na Rádio Caturité. Das 8h às 14h, os ouvintes tiveram acesso a uma programação cheia de informações, músicas, flashs ao vivo e promoções.
Durante toda a manhã, o Repórter Rafael Augusto, membro da Pascom Sagrada Família, visitou os diversos encontros que acontecem na cidade, fazendo um panorama com flashs ao vivo. A interação com o ouvinte aconteceu através do telefone da Rádio, torpedos para celular, além das redes sociais como twitter, facebook e MSN. Todos concorreram a prêmios que foram sorteados no final da programação.
A Programação Especial de Carnaval vai ao ar ainda nesta segunda e terça, das 9h às 14h, com o “Conversa Aberta”. Nesta segunda, o Conversa Aberta será com Dom Jaime Vieira Rocha, que falará sobre o carnaval desde sua infância e adolescência em Tangará, passando por sua vida sacerdotal até os dias atuais. “Como propões o nome, será uma conversa aberta, livre, onde ouviremos ótimas histórias do nosso administrador diocesano”, lembra o Pe. Adeildo Ferreira, referencial para a Pascom na Diocese e coordenador da Programação Religiosa da Rádio.
Já na terça-feira, o “Conversa Aberta” terá a participação do Pe. Assis Pereira, pároco de N. Sra. de Fátima em Campina Grande e do Ronaldo José, da comunidade Remidos No Senhor. Eles falarão sobre cultura, carnaval, religiosidade, quaresma e qualquer outro tema relacionado que poderá ser sugerido pelo ouvinte. “Zelamos muito pela participação do ouvinte e internauta, afinal, é pra eles que trabalhamos e tentamos fazer sempre mais e melhor as nossas participações”, destaca Márcia Marques, coordenadora diocesana da Pascom.
Para acompanhar a Programação Especial de Carnaval, sintonize a Rádio Caturité AM 1050 ou oca pelo WWW.radiocaturite.com.br

Pascom Diocesana

Dom Jaime participa de abertura do 21º Encontro da Nova Consciência e recebe homenagens

Na noite da última sexta-feira (17), o Administrador Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, participou da solenidade de abertura do 21º Encontro da Nova Consciência. Ele esteve na mesa de abertura ao lado do Governador em exercício Rômulo Gouveia, do Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo; da primeira-dama do município, Ana Claudia; o vereador Cassiano Pascoal e Noaldo Ribeiro, representando a Secretaria de Cultura do Estado.
Em suas palavras, Dom Jaime lembrou que o Encontro da Nova Consciência surgiu da iniciativa, dentre outras pessoas, do então bispo diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes que, ao ser citado, foi bastante aplaudido pelos presentes. Dom Jaime ainda ressaltou a sua alegria em participar deste encontro: "é um momento que me sinto acolhido e ao mesmo tempo acolhendo”, lembra o bispo.  Sobre a mudança de consciência da sociedade, Dom Jaime cita como exemplo a aprovação da lei da “Ficha-limpa”, recentemente aprovada no congresso. “Aos poucos o povo vai mudando de atitude e tomando nova consciência. Devemos continuar lutando por isso” .
A organização do encontro prestou uma homenagem a Dom Jaime devido a sua saída para a Arquidiocese de Natal.  “Dom jaime parte, mas temos a certeza de que continuaremos a tê-lo como participante desse processo. E não poderíamos deixar passar em branco esse momento tão importante para nós e para o evento”, disse Elianildo Nascimento, um dos coordenadores do encontro. A Dom Jaime foi entregue um buquê de flores, selando a homenagem.
Todos os presentes na mesa, em seus discursos, saudaram o Arcebispo eleito de Natal, enaltecendo suas ações enquanto bispo de Campina Grande.



Pascom Diocesaa

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Papa aos novos Cardeais: "Sirvam a Igreja com a fidelidade e a coragem dos mártires"

Consistorio_1
O novo Colégio Cardinalício, agora com a presença dos 22 novos membros inseridos pelo Consistório da manhã deste sábado, 18 de fevereiro, ouviu o Papa recordar a missão de seus colaboradores mais próximos. O Consistório teve a participação de várias comitivas oficiais de diversos países do mundo. No grupo brasileiro, estava o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representando a presidente Dilma Roussef.

Bento XVI, durante o rito solene do Consistório, lembrou que “Aos novos Cardeais, é confiado o serviço do amor: amor a Deus, amor à sua Igreja, amor aos irmãos com dedicação absoluta e incondicional – se for necessário – até ao derramamento do sangue, como diz a fórmula para a imposição do barrete cardinalício e como indica a cor vermelha das vestes que trazem. Além disso, é-lhes pedido que sirvam a Igreja com amor e vigor, com a clareza e a sabedoria dos mestres, com a energia e a fortaleza dos pastores, com a fidelidade e a coragem dos mártires. Trata-se de ser servidores eminentes da Igreja, que encontra em Pedro o fundamento visível da unidade”.
Na parte da tarde, deste sábado, os novos cardeais tiveram a oportunidade de receber os cumprimentos das comitivas oficiais, dos familiares e convidados, em dois ambientes do Vaticano: a Sala Paulo VI e o Palácio Apostólico. Dom João Braz de Aviz, único brasileiro do grupo, recebeu seus convidados no hall da Sala Paulo VI. Entre as pessoas que foram saudar dom João estavam o cardeal Claudio Hummes, ex-prefeito da Congregação para o Clero, dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA) e dom Philip E. R. Dickmans, bispo da Diocese de Miracema (TO), além de leigos representantes das diocese de Ponta Grossa (PR) e das arquidioceses de Vitória (ES), Maringá (PR) e Brasília (DF).
Confira a íntegra da reflexão do Papa durante o Consistório:
«Tu es Petrus, et super hanc petram ædificabo Ecclesiam meam».
Venerados Irmãos,
Amados irmãos e irmãs!
Com estas palavras do cântico de entrada, teve início o rito solene e sugestivo do Consistório Ordinário Público para a criação dos novos Cardeais, que inclui a imposição do barrete cardinalício, a entrega do anel e a atribuição do título. Trata-se das palavras com que Jesus constituiu, eficazmente, Pedro como firme alicerce da Igreja. E o factor qualificativo deste alicerce é a fé: realmente Simão torna-se Pedro – rocha – por ter professado a sua fé em Jesus, Messias e Filho de Deus. Quando anuncia Cristo, a Igreja está ligada a Pedro, e Pedro permanece colocado na Igreja como rocha; mas, quem edifica a Igreja, é o próprio Cristo, sendo Pedro um elemento particular da construção. E deve sê-lo por meio da fidelidade à sua confissão feita junto de Cesareia de Filipe, ou seja, em virtude da afirmação: «Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo».
As palavras, que Jesus dirige a Pedro, põem claramente em destaque o carácter eclesial da celebração de hoje. De facto, através da atribuição do título duma igreja desta Cidade [de Roma] ou duma diocese suburbicária, os novos Cardeais ficam, para todos os efeitos, inseridos na Igreja de Roma guiada pelo Sucessor de Pedro, para cooperar estreitamente com ele no governo da Igreja universal. Estes diletos Irmãos, que dentro de momentos começarão a fazer parte do Colégio Cardinalício, unir-se-ão, por vínculos novos e mais fortes, não só com o Pontífice Romano mas também com toda a comunidade dos fiéis espalhada pelo mundo inteiro. Com efeito, no desempenho do seu peculiar serviço de apoio ao ministério petrino, os neo-purpurados serão chamados a analisar e avaliar os casos, os problemas e os critérios pastorais que dizem respeito à missão da Igreja inteira. Nesta delicada tarefa, servir-lhes-á de exemplo e ajuda o testemunho de fé prestado pelo Príncipe dos Apóstolos, com a sua vida e morte, pois, por amor de Cristo, deu-se inteiramente até ao sacrifício extremo.


É com este significado que se deve entender também a imposição do barrete vermelho. Aos novos Cardeais, é confiado o serviço do amor: amor a Deus, amor à sua Igreja, amor aos irmãos com dedicação absoluta e incondicional – se for necessário – até ao derramamento do sangue, como diz a fórmula para a imposição do barrete cardinalício e como indica a cor vermelha das vestes que trazem. Além disso, é-lhes pedido que sirvam a Igreja com amor e vigor, com a clareza e a sabedoria dos mestres, com a energia e a fortaleza dos pastores, com a fidelidade e a coragem dos mártires. Trata-se de ser servidores eminentes da Igreja, que encontra em Pedro o fundamento visível da unidade.
No texto evangélico há pouco proclamado, Jesus apresenta-Se como servo, oferecendo-Se como modelo a imitar e a seguir. No cenário de fundo do terceiro anúncio da paixão, morte e ressurreição do Filho do Homem, sobressai, pelo seu clamoroso contraste, a cena dos dois filhos de Zebedeu, Tiago e João, que, ao lado de Jesus, ainda correm atrás de sonhos de glória. Pediram-Lhe: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda» (Mc 10, 37). Contundente é a resposta de Jesus, e inesperada a sua pergunta: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu bebo?» (Mc 10, 38). A alusão é claríssima: o cálice é o da paixão, que Jesus aceita para cumprir a vontade do Pai. O serviço a Deus e aos irmãos, a doação de si mesmo: esta é a lógica que a fé autêntica imprime e gera na nossa existência quotidiana, mas que está em contradição com o estilo mundano do poder e da glória.
Com o seu pedido, Tiago e João mostram que não compreendem a lógica de vida que Jesus testemunha, aquela lógica que deve – segundo o Mestre –caracterizar o discípulo no seu espírito e nas suas acções. E a lógica errada não reside só nos dois filhos de Zebedeu, mas, segundo o evangelista, contagia também «os outros dez» apóstolos, que «começaram a indignar-se contra Tiago e João» (Mc 10, 41). Indignam-se, porque não é fácil entrar na lógica do Evangelho, deixando a do poder e da glória. São João Crisóstomo afirma que ainda eram imperfeitos os apóstolos todos: tanto os dois que procuravam obter precedência sobre os outros dez, como os dez que tinham inveja dos dois (cf. Comentário a Mateus, 65, 4: PG 58, 622). E São Cirilo de Alexandria, ao comentar passagens paralelas no Evangelho de Lucas, acrescenta: «Os discípulos caíram na fraqueza humana e puseram-se a discutir uns com os outros qual deles seria o chefe, ficando superior aos outros. (…) Isto aconteceu e foi-nos narrado para nosso proveito. (…) O que sucedeu aos santos Apóstolos pode revelar-se, para nós, um estímulo à humildade» (Comentário a Lucas, 12, 5, 24: PG72, 912). Este episódio deu ocasião a Jesus para Se dirigir a todos os discípulos e «chamá-los a Si», de certo modo para os estreitar a Si, a fim de formarem como que um corpo único e indivisível com Ele, e indicar qual é a estrada para se chegar à verdadeira glória, a de Deus: «Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo, e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos» (Mc10, 42-44).
Domínio e serviço, egoísmo e altruísmo, posse e dom, lucro e gratuidade: estas lógicas, profundamente contrastantes, defrontam-se em todo o tempo e lugar. Não há dúvida alguma sobre a estrada escolhida por Jesus: e não Se limita a indicá-la por palavras aos discípulos de ontem e de hoje, mas vive-a na sua própria carne. Efetivamente explica: «Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua via em resgate por muitos» (Mc 10, 45). Estas palavras iluminam, com singular intensidade, o Consistório público de hoje. Ecoam no fundo da alma e constituem um convite e um apelo, um legado e um encorajamento especialmente para vós, amados e venerados Irmãos que estais para ser incluídos no Colégio Cardinalício.
Segundo a tradição bíblica, o Filho do Homem é aquele que recebe de Deus o poder e o domínio (cf.Dn 7, 13-14). Jesus interpreta a sua missão na terra, sobrepondo à figura do Filho do Homem a imagem do Servo sofredor descrita por Isaías (cf. Is 53, 1-12). Ele recebe o poder e a glória apenas enquanto «servo»; mas é servo na medida em que assume sobre Si o destino de sofrimento e de pecado da humanidade inteira. O seu serviço realiza-se na fidelidade total e na plena responsabilidade pelos homens. Por isso, a livre aceitação da sua morte violenta torna-se o preço de libertação para muitos, torna-se o princípio e o fundamento da redenção de cada homem e de todo o género humano.
Amados Irmãos que estais para ser inscritos no Colégio Cardinalício! Que a doação total de Si mesmo, feita por Cristo na cruz, vos sirva de norma, estímulo e força para uma fé que atua na caridade. Que a vossa missão na Igreja e no mundo se situe sempre e só «em Cristo» e corresponda à sua lógica e não à do mundo, sendo iluminada pela fé e animada pela caridade que nos vem da Cruz gloriosa do Senhor. No anel que daqui a pouco vos entregarei, aparecem representados São Pedro e São Paulo e, no centro, uma estrela que evoca Nossa Senhora. Trazendo este anel, sois convidados diariamente a recordar o testemunho de Cristo que os dois Apóstolos deram até ao seu martírio aqui em Roma, tornando assim fecunda a Igreja com o seu sangue. Por sua vez a evocação da Virgem Maria constituirá para vós um convite incessante a seguir Aquela que permaneceu firme na fé e serva humilde do Senhor.
Ao concluir esta breve reflexão, quero dirigir a minha grata e cordial saudação a todos vós aqui presentes, particularmente às Delegações oficiais de diversos Países e aos Representantes de numerosas dioceses. No seu serviço, os novos Cardeais são chamados a permanecer fiéis a Cristo, deixando-se guiar unicamente pelo seu Evangelho. Amados irmãos e irmãs, rezai para que possa refletir-se ao vivo neles o Senhor Jesus, o nosso único Pastor e Mestre e a fonte de toda a sabedoria que indica a estrada a todos. E rezai também por mim, para que sempre possa oferecer ao Povo de Deus o testemunho da doutrina segura e reger, com suave firmeza, o timão da santa Igreja.

Fonte: CNBB

Cardeal Raymundo Damasceno completa 75 anos e é homenageado na CNBB

domdamascenomissaaniversario2012

No dia 15, o cardeal arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, completou mais um ano de vida. Para celebrar a data especial, houve uma missa na capela da sede da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), e, em seguida, uma confraternização. A missa contou com a presença do arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, do bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner; bispos participantes do Consep; membros da Nunciatura Apostólica, assessores da CNBB, padres, diáconos, além dos colaboradores da CNBB.
Na celebração eucarística, dom Damasceno foi homenageado pelos companheiros de episcopado. Dom Leonardo Ulrich Steiner, proferiu palavras de carinho, citando sua admiração pelo cardeal. “Admiro dom Damasceno pela sua humildade e por não ter traço de vaidade”, disse referindo-se à postura do cardeal.
O padre José Ernanne Pinheiro lembrou sua longa amizade com o cardeal. “Nos encontramos a primeira vez há 51 anos, no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. De lá para cá, pude conhecer um pouco mais esse grande homem”, mencionou.
geralmissadomdamascenoA missa foi presidida pelo próprio aniversariante, e a homilia foi feita por dom José Belisário da Silva. O vice-presidente CNBB dirigiu palavras de afeto a dom Damasceno e também homenageou o bispo diocesano de São José dos Pinhais (PR), dom Ladislau Biernaski, falecido no dia 13 de fevereiro.
Dom Raymundo Damasceno Assis, nasceu no dia 15 de fevereiro de 1937, em Capela Nova (MG). Tornou-se padre em 1968, e sua Ordenação Episcopal foi em 15 de setembro de 1986. Ocupou o cargo de secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por dois mandatos, de 1995 a 1999, e de 1999 a 2003, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Educação e Cultura, e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) de 2007 a 2011.
No dia 9 de maio de 2011 foi eleito com mais de 160 votos presidente da CNBB por quatro anos (2011-2015). Seu lema episcopal é “In Gaudium domini” (Na alegria do Senhor).
Fonte: CNBB

Saudação da CNBB aos novos bispos nomeados para Campinas e Pesqueira

cnbbA Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB saúda com alegria o novo arcebispo de Campinas-SP, Dom Airton José dos Santos, e o novo bispo da diocese de Pesqueira-PE, Dom José Luiz Ferreira Salles, nomeados nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, pelo Santo Padre Bento XVI.
Transferido de Mogi das Cruzes-SP, Dom Airton leva consigo toda a experiência de dez anos de ministério episcopal iniciado na diocese de Santo André em 2002 onde foi auxiliar até 2004. Ao Regional Sul 1 da CNBB tem prestado também relevantes serviços, ancorado sempre em seu lema episcopal: “Para fazer a tua vontade”.
Dom José Luiz que, desde 2006, é bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza-CE, assume agora uma nova missão. A mensagem que levará ao povo de Deus presente na diocese de Pesqueira vai explícita em seu lema episcopal: “Deus é amor”.
Aos dois irmãos que assumem, na alegria da fé e na comunhão com o Santo Padre, este novo serviço, manifestamos a mais profunda gratidão e reconhecimento por todo trabalho que, até agora, desempenharam nas dioceses em que se encontravam.
Assegurando-lhes nossa comunhão episcopal, auguramos a Dom Ariton e a Dom José Luiz votos de profícuo ministério junto ao povo de Deus nestas novas dioceses que agora lhes são confiadas. Pedimos a Nossa Senhora Aparecida que os acompanhe e lhes alcance de Deus copiosas bênçãos e graças.
Brasília, 15 de fevereiro de 2012

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Consistório cria 22 novos cardeais

Santa_Maria_Maior

O decano papal da Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada no centro histórico de Roma, o espanhol dom Santos Abril y Castelló,  além de Dom João Braz de Aviz, único brasileiro, compõem a lista dos 22 novos cardeais que serão criados no Consistório deste sábado, 18 de fevereiro, no Vaticano.
Dom Castelló é arcipreste da Basílica de Santa Maria Maggiore desde novembro de 2011. Foi nomeado também vice-camerlengo da Igreja, o segundo homem na hierarquia da Igreja, na eventualidade de uma vacância da Santa Sé. Antes de assumir esses cargos, dom Castelló cumpriu carreira de diplomata do Vaticano como núncio em vários países da América Latina, África e Bálcãs.
O Consistório, na verdade, já começa a ser preparado nesta sexta-feira com um retiro para todos os indicados. O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, também participará das celebrações que terão lugar na Basílica de São Pedro, no sábado e domingo, e na Sala Paulo VI, na segunda-feira quando o papa Bento XVI receberá os novos cardeais e convidados.
Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os religiosos, estará em retiro durante esta sexta-feira. Ele recebeu, nos últimos dias, um grupo de mais de 40 pessoas que estão em Roma representando a família e os amigos de várias dioceses onde serviu como bispo e como arcebispo.
Fonte: CNBB

Em coletiva, Presidência da CNBB fala sobre Ficha Limpa, CNJ e povos indígenas

consep2012coletiva


Na manhã desta quinta-feira, 16, a presidência da CNBB abriu as portas de sua sede para uma entrevista coletiva. Estiveram presentes o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, o vice-presidente, dom José Belisário da Silva, e o secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner. A entrevista teve o objetivo de abordar os temas discutidos no Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.
Os bispos falaram sobre a Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade está sendo julgada desde ontem, 15, pelo Superior Tribunal Federal (STF); a situação dos povos indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve seus plenos poderes reconhecidos pela Suprema Corte do país no início do mês.
Dom Damasceno destacou, também, que a Lei da Ficha Limpa surgiu a partir de uma iniciativa popular, com o recolhimento de 1,5 milhão de assinaturas. “Tive a oportunidade de estar ontem no plenário do STF para dar uma demonstração de apoio a esta lei complementar”, disse o cardeal, mencionando que a CNNB foi uma das principais entidades que promoveram a coleta de assinaturas a favor da lei.
Povos indígenas
O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, visitou algumas aldeias e comunidades indígenas Guarani Kaiowá, na região sul do estado de Mato Grosso do Sul. O bispo falou à imprensa sobre a situação degradante em que vivem esses povos tradicionais. “Para os povos indígenas a terra é fundamental. Conversando com eles, me chocou a afirmação que alguns adolescentes se enforcam por não terem perspectivas. É um povo que não pode manifestar sua cultura”, descreveu.
domleonardocoletiva2012Uso de preservativos
Dom Leonardo falou, ainda, na entrevista sobre o uso e distribuição de camisinhas pelo Ministério da Saúde no período do carnaval. “Essa política pública de distribuição de camisinhas, penso não ser a mais adequada. É preciso, sim, veicular o sentido da própria sexualidade e da relação entre as pessoas”, disse.
Justiça
Sobre o CNJ, o secretário geral da CNBB afirmou que o STF prestou um serviço ao Brasil. “É mais uma vez o STF dando ao Brasil a oportunidade de ter instituições que ajudem a dar maior transparência também quanto à justiça. Quem ganhou com isso foi o próprio Supremo, foram os magistrados, e a sociedade brasileira”, afirmou.
Fonte: CNBB