segunda-feira, 30 de abril de 2012

Quem vive em família a experiência do amor de Deus, recebe um dom inestimável, que dá fruto em seu tempo, enfatiza o papa

Neste domingo, 29, depois da celebração na Basílica Vaticana, na qual ordenou nove sacerdotes, o Papa Bento XVI, da janela de seu escritório no Palácio Apostólico, fez a proclamação do Regina Coeli aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, como faz tradicionalmente aos domingos.
O Papa salientou que as famílias são o primeiro ambiente no qual se “respira” o amor de Deus, que dá a força interior também em meio às dificuldades e às provações da vida. “Quem vive em família a experiência do amor de Deus, recebe um dom inestimável, que dá fruto em seu tempo”, disse.
Bento XVI pediu ainda que os fiéis orassem pelas vocações, para que “todos os jovens sejam atentos à voz de Deus que interiormente fala em seus corações e os chamam a desligar-se de tudo e servir Ele”.
“De fato, o Senhor chama sempre, mas tantas vezes nós não escutamos. Estamos distraídos com tantas coisas, às vezes vozes mais superficiais; e depois temos medo de escutar a voz do Senhor, porque pensamos que pode tirar nossa liberdade”, ressaltou o Pontífice.
Destacando a passagem bíblica que diz: mesmo que tua mãe não te quisesse, eu te quero, porque te conheço e te amo (cfr Is 49,15), o Santo Padre enfatizou que no momento que uma pessoa se dá conta desse amor, toda sua vida muda, tornando-se uma resposta a esse amor, maior que qualquer outro, e assim se realiza plenamente a liberdade.
E como encontrar esse amor de Deus? Em Jesus Cristo – explica o Papa - no Seu Evangelho, na Eucaristia e na comunhão da Igreja. 
“Na Igreja descobrimos que a vida de cada homem é uma história de amor. Vemos isso claramente na Sagrada Escritura e nos confirmam os testemunhos dos santos”, salientou o Papa, pedindo que os fiéis rezem também por cada comunidade local, para que em cada uma delas germinem e amadureçam todas as vocações. 

CNBB apresenta nota orientando fiéis sobre eleições municipais


No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem a todos os seus fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais.
Em sintonia com este momento importante para o país, assim os bispos são chamados a dar uma palavra que “ilumine e ajude” as comunidades eclesiais e todos os eleitores, chamados a exercer um de seus mais expressivos deveres de cidadão, que é o voto livre e consciente.
As eleições municipais têm uma característica própria em relação às demais por colocar em disputa os projetos que discutem sobre os problemas mais próximos do povo: educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia e lazer.
“Trata-se de um processo eleitoral com mais participação da população porque os candidatos são mais visíveis no cotidiano da vida dos eleitores”, destaca a nota.
Desde modo, a Igreja Católica no Brasil orienta para que seus fiéis estejam atentos aos valores que definem o perfil de seus candidatos.
“Estes devem ter seu histórico de coerência de vida e discurso político referendados pela honestidade, competência, transparência e vontade de servir ao bem comum. Os valores éticos devem ser o farol a orientar os eleitores, em contínuo diálogo entre o poder local e suas comunidades”, reforça a CNBB.
Dom Damasceno espera que os políticos cumpram seu cargo recebido através de um gesto de confiança de seus eleitores, com responsabilidade e a serviço da comunidade.
“A política é uma das forças mais sublimes do exercício da caridade, do amor. O político verdadeiro é aquele que se coloca 24 horas por dia a serviço do bem do país, não aquele que faz da política um meio de se enriquecer, de apenas atender o interesse de seus grupos, exercendo uma política fisiológica e corporativista, mas aquele que pensa no bem da sociedade, especialmente dos mais pobres e necessitados”, reforça Dom Damasceno.
O episcopado brasileiro recordou ainda o importante instrumento contra a corrupção que foi a aprovação da Lei da Ficha Limpa, um passo importante para “colocar fim à corrupção, que ainda envergonha o nosso país”.
“Há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas todos aqueles que vão ocupar um cargo. O bom prefeito, bom vereador deve escolher também colaboradores competentes, honestos, capazes de ajudá-lo no exercício de sua função”, esclarece ainda Dom Damasceno.

Fonte: Canção Nova

Paróquia encerra Semana de Liturgia


A 4ª Noite de debates da Semana Paroquial de Lirtugia (sexta-feira 27), realizada pela Paróquia de Nossa Senhora das Mercês teve como Debatedor o Padre Luciano Guedes da Silva - Pároco. Com o tema "A Palavra de Deus nas celebrações da fé", todos os presentes puderam aprofundar os seus conhecimentos e tirar todas as dúvidas, na oportunidade também foi feita uma retospectiva de todas as noites da Semana de Liturgia.
O Padre Luciano destacou a importância de se realizar eventos de formação: "É motivo de muita alegria para nós, podermos reunir todas as representações das diversas pastorais, comunidades, movimentos e serviços para debater sobre um tema tão importante que é a Sagrada Liturgia. Tenho certeza que a partir deste momento iremos crescer na nossa ação pastoral. Também teremos este ano o estudo em torno do Diretório Pastoral dos Sacramentos, para auxiliar todos os fiéis no entendimento dos Sacramentos."
A 4ª Noite de detabes teve a animação do Grupo Kairós da cidade de Sossego - PB, que integra a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês. No final o Poeta Daxinha recitou versos falando de todos os demas debatidos durante a semana e de uma forma bastabte expontânea citou oque foi dito por todos os debatedores.
Fonte: Pastoral da Comunicação
          Paróquia Nossa Senhora das Mercês - Cuité/PB









 


 


quinta-feira, 26 de abril de 2012

3ª Noite da Semana Paroquial de Liturgia

A noite desta Quinta-Feira (26) foi marcada pelo debate do tema "Ministérios e Funções Litúrgicas", mediado pelo Graduando em Teologia pelo Centro de Estudos Acadêmicos - Seminário Diocesano São João Maria Vianney Francisco de Assis Júnior, enfatizando sobre as funções do Presidente, Diácono, Acólitos, Leitores, Salmistas e Ministérios do Canto. A animação ficou por conta do Coral Missionário dos 72 Discípulos.
Na oportunidade também foi marcada a Solenidade de Pentecostes como data limite para apresentação ao Conselho Paroquial de Pastoral do Hinário Litúrgico Paroquial que está sendo preparado.
A exemplo das noites anteriores os debates também tiveram a colaboração do Padre Luciano Guedes - Pároco.

Fonte: Pastoral da Comunicação
          Paróquia Nossa Senhora das Mercês

















2ª Noite de Debates da Semana Paroquial de Liturgia

Na noite da última Quarta-Feira (25) foi discutido sobre Mistério Pascal e Ano Litúrgico, com a mediação do Diácono Heberte Pereira.
De uma maneira bastante direta e até alegre o Diácono Heberte falou sobre o tema proposto e levou os presentes a tirarem todas as suas dúvidas, com a colaboração do Padre Luciano Guedes da Silva - Pároco local.
Fonte: Pastoral da Comunicação
          Paróquia Nossa Senhora das Mercês








Semana Paroquial de Liturgia

A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês realiza desde a última Terça-Feira (24) a Semana Paroquial de Liturgia, tendo como tema: "Eucaristia, Fonte e Ápice da vida Cristã."
Na 1ª noite dos debates foi feita uma Memória do Concílio Ecumênico Vaticano II, tendo em vista os 50 anos da realização do mesmo. Com a mediação do Graduando em Teologia pelo Centro de Estudos Acadêmicos - Seminário Diocesano São João Maria Vianney Thiago Ramos Balbino, sendo enfatizado a Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia (Reforma Litúrgica).

Fonte: Pastoral da Comunicação
          Paróquia Nossa Senhora das Mercês