quarta-feira, 29 de junho de 2011

São João


No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era sua esposa Isabel. Os dois eram justos diante de Deus, obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada.

Certo dia, no templo, na hora do incenso, apareceu um anjo do Senhor a Zacarias. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. O anjo disse:

- Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido e sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. Caminhará à frente do povo de Israel, será precursor do Senhor. Terá o poder de Elias, a fim de converter os corações, preparando para o Senhor um povo bem disposto.

Então Zacarias perguntou ao anjo: - Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada.

– Eu sou o anjo Gabriel. Deus me mandou dar esta boa notícia a você. Eis que você vai ficar mudo até o dia em que as coisas acontecerem, porque não acreditou nas minhas palavras.

Isabel ficou grávida como o anjo falou e se escondeu durante cinco meses. No sexto mês, recebeu a visita de Maria, que também estava grávida, e quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre.

Isabel deu à luz o filho, e quando foi circuncidá-lo no oitavo dia queriam dar-lhe o nome do pai. A mãe, porém, disse: - "Não. Vai se chamar João.

Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: ‘O nome dele é João’.

Todos ficaram admirados. No mesmo instante a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus". (São Lucas 1.5-41)

Fonte: (SILVA, Leni de Amorim. O ciclo junino e seus santos. In MAIOR, Mário Souto; VALENTE, Valdemar (org.). Antologia pernambucana de folclore)

Nenhum comentário:

Postar um comentário