sexta-feira, 8 de julho de 2011

Noite Cultural anima IV FORMISE


A noite do terceiro dia do IV Formise (Formação Missionária para os Seminaristas) foi repleta de muita alegria. Os representantes dos nove estados do Nordeste realizaram apresentações culturais com danças, músicas, teatro e vídeos. O momento de lazer foi iniciado pela Professora Msa. Eneida Maracajá, Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Em sua exposição, Eneida falou sobre a utilização da arte para as evangelizações missionárias. Ela que é a idealizadora do projeto Cultura no Presídio, o qual trabalha em sincronia com a Pastoral Carcerária da Diocese de Campina Grande, testemunhou sobre sua experiência junto aos encarcerados. “A arte, em suas mais diversas expressões, também é um forte aliado na evangelização missionária. Todos os seminários deveriam, em sua formação, incentivar os seus estudantes para a aplicação desta ferramenta tão eficaz”, declarou a professora.
As atividades desta manhã começaram sob a responsabilidade de Pe. Sávio Corinaldesi e Pe. André Luiz Negreiros, Secretários das Pontifícias Obras Missionárias, com o tema “A organização missionária do seminário”. Pe. Sávio destacou a importância de que, cada seminarista, padre ou religioso, tenha a consciência de não querer estar preso a uma localidade específica, onde possa favorecer apenas a si mesmo, mas que esteja disponível para ir onde seja mais necessário. “Os seminaristas e padres não pertencem a uma diocese, pertencem ao mundo, ao chamado de Jesus Cristo para a sua missão”, afirmou. Ainda hoje, os grupos de estudo irão debater sobre tal tema e apresentarão, em plenário, suas propostas e conclusões.
O IV Formise está acontecendo no Seminário Maior São João Maria Vianney, da Diocese de Campina Grande, no período de 04 a 08 de julho.

Fonte: Assessoria do IV Formise

Nenhum comentário:

Postar um comentário