quarta-feira, 31 de agosto de 2011

17º Grito dos Excluídos: "Pela Vida grita a Terra. Por direito, todos nós!"

Está se aproximando a Semana da Pátria e, com ela, em todo Brasil, se aproxima o 17º Grito dos Excluídos. Este ano, o tema é “Pela vida grita a terra. Por direito, todos nós”.  Aqui na Diocese de Campina Grande, o Grito acontecerá no próximo dia 6 de setembro na Praça da Bandeira a partir das 14h.
Na programação está previsto um ato público com representações de movimentos sociais organizados, como movimento negro, catadores de materiais recicláveis, trabalhadoras domésticas e pastorais sociais, além de apresentações culturais e uma celebração ecumênica que contará com a participação de Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo de Campina Grande.
O Grito dos Excluídos é promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), aos movimentos sociais, entidades e organizações. Surgiu no ano de 1994 ancorado no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, que tinha como tema “Fraternidade e os Excluídos”.
A partir de 1995 o evento toma dimensão própria e tem como 1º tema “A Vida em Primeiro Lugar”. Até os dias de hoje, o Grito aparece como um conjunto de manifestações que tentam chamar a atenção da sociedade para a desigualdade e exclusão sociais, além de preconceitos que agravam estes problemas. É um evento que chama toda sociedade a clamar por mudança.

 Fonte: Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário