terça-feira, 27 de setembro de 2011

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)

                A Bíblia é a Palavra de Deus, que nos ensina, nos orienta, nos exorta e nos revela seu Projeto de amor e salvação da humanidade na pessoa de Jesus Cristo. Escrita por 40 autores sob inspiração divina (canônica), nela está contida a razão da existência humana na Terra, a qual ultrapassa a barreira da morte do corpo material perecível e corruptível, tendo em Jesus O Caminho, A Verdade e A Vida eterna para se chegar ao Pai. A bíblia (do grego, significa coleção de livros) está organizada em Antigo Testamento, escrito antes de Cristo, e Novo Testamento, escrito depois de Cristo, e levou mais de 1.500 anos para ficar pronta. Na Bíblia Católica, o Novo Testamento é composto por 46 livros, os quais apresentam a história da criação do mundo, do homem, da vida do povo Judeu, dito povo de Deus, suas lutas e esperança na vinda do Filho de Deus. O Antigo Testamento apresenta em 27 livros a história do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo e a missão dos discípulos na vivência e propagação dos ensinamentos de Jesus, após sua morte (o início do Cristianismo).
Na Bíblia, a importância da Palavra é vista na atuação do Criador (Deus Pai), que fez tudo pelo Verbo (poder do Espírito Santo na fala proferida): No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. O verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade (João 1, 9-14). É vista ainda na atuação de Jesus Cristo (Deus Filho Redentor e Salvador), pelos ensinamentos e revelação do Pai (veículo de comunicação): Todas as coisas me foram dadas por meu Pai, ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo (Mateus 11, 27). Após o Pentecostes, a Palavra também fluiu da boca dos discípulos que saíram curando, pregando e testemunhando o Cristianismo (mistério de fé): Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus e que as coisas visíveis se originam do invisível (Hebreus 11,3). Para a Igreja de Cristo, depositária da fé, além da Bíblia, a própria Eucaristia que celebramos em cada Santa Missa, é um mistério de fé em que, pelo poder que foi conferido ao Padre de, sob a ação do Espírito Santo, a sua Palavra transformar pão em Corpo de Cristo e vinho em Sangue de Cristo, em obediência ao que Jesus ensinou. Portanto, a Palavra de Deus é VIVA, é eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e as intenções do coração (Hebreus, 4, 12).
Ainda nos dias atuais, a Bíblia é, de longe, o maior “Best-seller” de todos os tempos, devido a sua utilidade na vida de cada ser humano que nela encontra refúgio. E você, meu irmão, minha irmã, como faz uso da sua Bíblia? Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus (Efésios 6, 17), porque as Palavras do Senhor são sinceras e verdadeiras.

PasCom das Mercês, Cuité PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário