O auditório da Federação das Indústrias da Paraíba – Fiep – ficou lotado para a noite de abertura do Seminário Regional promovido pela Diocese em parceria com o Centrac. O bispo diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, presidiu a mesa que contou com a participação do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, Prof. Alberto Edivanildo sobreira, representando a Reitora da UEPB, Profª Marlene Alves, Laudicéia Araújo, do Centrac, Roberto Jefferson, representante das Pastorais Sociais da Diocese e João Alberto, gerente regional do Sebrae.O evento, que traz a temática “A Dinâmica socioeconômica do Brasil e as alternativas para o Nordeste”, trouxe o Doutor em economia, Constantino Cronemberg Mendes, que é técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Dr. Constantino apresentou dados do IPEA que comprovam o crescimento do Nordeste, porém reforçou que este crescimento é desordenado e acentua as desigualdades sociais.
Dom Jaime, que abriu os trabalhos da noite, reforçou o papel da Igreja nas questões sociais. “A voz da Igreja deve estar presente nos aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e comunicacionais das vidas dos fiéis”, explicou o bispo. Dom Jaime ainda reforçou que “tanto os políticos quanto a igreja estão a serviço da sociedade, sendo papel da Igreja colaborar para a construção de uma ordem social justa e pacífica, promovendo o surgimento de uma sociedade humana mais fraterna e solidária”.
O vice-governador, Rômulo Gouveia, que na ocasião representou o Governador Ricardo Coutinho, parabenizou a Diocese pela iniciativa e ressaltou a importância do tema de discussão do Seminário: “Precisamos nos estruturar, pois se houver um crescimento desordenado, precisamos identificar e analisar. O Nordeste é uma porta de entrada para muitos investimentos”, disse.
O prefeito Veneziano destacou que este é “um bom momento para as discussões em torno de alternativas viáveis para o desenvolvimento da região Nordeste”. O prefeito afirmou ainda: “temos muito caminho a percorrer, é verdade, mas não nos esqueçamos daquilo que já foi feito, dos caminhos que já percorremos até aqui”.
Vereadores, deputados e secretários dos governos estadual e municipal, especialistas, estudantes, professores e agentes de pastoral estão participando do evento.
O Seminário Regional continua das 8h às 17h nesta quinta-feira (17) com painéis e mesas. Na sexta-feira, das 8h às 10h30 acontecem os grupos de trabalhos e, encerrando o evento, haverá o lançamento do Observatório Social.
O evento acontece em parceria com a UEPB e UFCG. Conta também com o apoio da Associação Comercial, Sebrae, FIEP, Prefeitura Municipal de Campina Grande e Governo do Estado da Paraíba.
Fonte:Pascom Diocesana
Nenhum comentário:
Postar um comentário