segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bispos discutem os desafios da evangelização nos grandes centros urbanos

Com o objetivo de aprofundar e refletir os problemas que afetam as grandes cidades brasileiras e como confrontar esses desafios com a mensagem do Evangelho, aconteceu no último dia 31 de outubro, o Encontro dos Bispos das Capitais do Brasil, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.
Participaram os arcebispos e bispos auxiliares das arquidioceses do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, São Miguel Paulista e Duque de Caxias. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, recapitulou as grandes questões debatidas no mês de março entre as arquidioceses do Rio e São Paulo, com o propósito de situar os demais bispos convidados das supracitadas cidades.
Dom Paulo Cezar expôs o panorama da Igreja no mundo atual, a partir do conceito de pós-modernidade. Abordou o individualismo exagerado do sujeito como consequência da negação metafísica. “A negação da totalidade do sujeito leva o homem a viver sem o transcendente. Vivemos em um mundo que não nos remete mais a Deus e a religião não tem mais importância na vida da sociedade, gerando um indiferentismo religioso”, disse ele. Lembrou da última Carta Apostólica do papa Bento XVI intitulada “Porta Fidei” (nº 2) sobre o ano da Fé, onde o papa lembra que o pressuposto da fé no mundo atual é quase inexistente. “Os cristãos devem se preparar cada vez mais para atuarem em um mundo tecnológico e pragmático. O fechamento ao diálogo com as culturas e as ciências leva a um fundamentalismo ou fanatismo religioso”, completou. (...)

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário