Teve início nesta quinta-feira (10) a 31ª Assembleia Pastoral da Diocese de Campina Grande. Com o tema “Igreja, discípula missionária a serviço da vida e da fé cristã”, a Assembleia tem a assessoria do teólogo da PUC Minas Pe. Manoel Godoy e acontece até o próximo sábado, dia 12.Reunidos no Convento Santo Antônio, Ipuarana, em Lagoa Seca, estão padres, seminaristas, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e serviços, articuladores dos zonais, representantes das paróquias, Novas Comunidades e congregações religiosas. Nesta Assembleia será definido o Plano Pastoral que norteará as ações da Diocese no próximo quadriênio 2012 – 2015.
Iniciando a Assembleia, o bispo diocesano Dom Jaime Vieira Rocha, saudou a todos e reforçou a importância deste evento para a Diocese. “Vivemos uma realidade desafiadora, que nos convida a trabalhar e confiar na providência divina”, alertou o Bispo. Dom Jaime ainda lembrou aos presentes que “a Igreja não está sem rumo, ela tem seus caminhos e cabe a cada cristão católico assumir a sua parte".
O assessor, Pe. Manoel Godoy, fez uma explanação sobre o fenômeno religioso e apresentou dados estatísticos que embasaram suas colocações sobre o comportamento das religiões e seus adeptos de um modo geral no Brasil e no mundo.Na sexta-feira, segundo dia da Assembleia, grupos de estudo irão refletir questões colocadas pelo assessor. Estas questões são baseadas nas propostas encaminhadas pelas paróquias e coordenações diocesanas. Destes grupos sairão as propostas que irão compor o próximo plano pastoral.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese, foi entregue à Assembleia no início das atividades de hoje, por volta de meio dia. A imagem, que está visitando todas as paróquias e áreas pastorais da diocese desde o dia 21 de agosto, foi entregue pela comunidade de Nossa Senhora das Dores, Área Pastoral do Estreito, conduzida por Pe. Cristiano e alguns fiéis.
No encerramento da Assembleia, a imagem será entregue à Paróquia de São José, em São José da Mata. A peregrinação será encerrada no dia 8 de dezembro, dia da festa da Padroeira, realizada na Catedral Diocesana.
Fonte: Pascom Diocesana
Nenhum comentário:
Postar um comentário