terça-feira, 3 de abril de 2012

Procissão do Encontro


Na quarta-feira Santa, à noite, existe uma tradição muito antiga e comovente que se faz na maior parte das cidades do interior do Brasil. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos. 

As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário. 

Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. o sermão tem o costume de ser mais exortativo. Após o sermão, a Verônica entoa um hino e mostra a toalha ensangüentada com a face esculpida no pano. 

Na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês a Procissão do Encontro acontecerá hoje, Terça-Feira (03/04). Os Homens sairão da casa de Dona Birina no bairro Antonio Mariz (Tambor) onde está sendo formada a Comunidade de Nossa Senhora Aparecida e as Mulheres sairão da Capela de São José, bairro Bela Vista. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês acontecerá o encontro dos estandartes com as Imagens de Nossa Senhora das Dores e o Bom Jesus dos Passos.
Durante o percusso serão entoados cantos piedosos e orações próprias.

Fonte: PasCom Paróquia Nossa Senhora das Mercês

Nenhum comentário:

Postar um comentário