segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bento XVI em viagem pastoral à Itália, Santa Missa em Arezzo

Bento XVI chegou por volta das 8h30 a Arezzo, cidade da região italiana da Toscana. Pela manhã, presidiu a Santa Missa. À tarde, o Papa segue para o Santuário de La Verna, onde se encontrará com os religiosos franciscanos. À noite, Bento XVI fará um discurso aos cidadãos de Sansepolcro.
Na manhã deste domingo, no Parque do Prato, em Arezzo, logo no início de sua homilia, o Papa destacou a raiz cristã da diocese e as qualidades do povo.
“Hoje uma antiga Igreja me acolhe, uma Igreja perita em relações e benemérita pelo compromisso secular de construir a cidade do homem à imagem da Cidade de Deus. Na Toscana, a comunidade de Arezzo muitas vezes se distinguiu na história pelo sentimento de liberdade e pela capacidade de diálogo entre os diversos atores sociais. Vindo aqui pela primeira vez, minha alegria é que a Igreja saiba sempre fazer frutificar essa herança tão preciosa”.
O Papa ainda lembrou São Donato, Patrono da diocese “cujo testemunho de vida fascinou o cristianismo na Idade Média, e que ainda é atual”. Citou ainda o fato de que na Catedral de Arezzo está sepultado o Beato Papa Gregório X, numa demonstração “na diversidade dos tempos e das culturas, da continuidade do serviço que a Igreja de Cristo pretende promover ao mundo”.
Bento XVI citou também a questão da crise econômica, dizendo que “a complexidade dos problemas torna difícil encontrar as soluções mais rápidas e eficazes para sair dessa situação, que atinge principalmente os mais fracos e que tanto preocupa os jovens”. Por outro lado, incentivou a Igreja a continuar nos esforços e a “estar atenta e solidária àqueles que se encontram em necessidade, mas que saiba também educar visando a superação de lógicas meramente materiais, que frequentemente marcam o nosso tempo, e terminam por inibir o próprio sentido da solidariedade e da caridade”
 
Fonte: CNBB Ne 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário