terça-feira, 29 de maio de 2012

RICA foi tema de formação do clero e agentes de pastorais


Continuando com o processo de formação permanente, que visa reanimar e preparar sempre mais os padres e os agentes pastorais para a missão, a Diocese de Campina Grande promoveu até este domingo, 27 de maio, um momento formativo com o tema: “Aspectos celebrativos do RICA”. Foram estudados e refletidos assuntos referentes ao trabalho da iniciação cristã de crianças, jovens e adultos. O assessor foi o Pe. Domingos Ormonde, ele que é da Diocese de Duque de Caxias – RJ, doutor em liturgia e tem uma experiência de vivência e aplicação do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos, o RICA.
Segundo o Pe. José Aldevan, membro da comissão diocesana da Iniciação Cristã este foi um momento esclarecedor e muito importante para nossa Igreja diocesana, afirmando: “Nós estamos trabalhando a iniciação cristã na Diocese desde 2010, mas esse processo ainda tem provocado muitas dúvidas na cabeça dos catequistas e dos próprios padres. Muitos perguntam como fazer a iniciação cristã acontecer nas comunidades. Então vendo esta necessidade resolvemos promover este encontro para os padres e catequistas, sobretudo para que haja harmonia e entendimento do que é e de como por em prática tudo isso.”
A formação aconteceu em dois momentos. Dos dias 22 a 25 ela foi direcionada para o clero e se realizou no Convento Ipuarana, na cidade de Lagoa Seca. O clero teve a oportunidade de ouvir o testemunho do assessor que buscou apresentar de modo prático e objetivo as pistas de como se implantar e valorizar esta nova maneira de Evangelizar e iniciar na fé as crianças, jovens e adultos.
O segundo momento da formação, de 25 a 27 de maio, destinou-se aos mais de oitenta agentes de pastorais e leigos que estiveram no Centro Diocesano do Tambor aprofundando o conhecimento para aplicá-lo em suas comunidades.

Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário