quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pe. Márcio Henrique fala sobre a transferência de Dom Delson para Campina Grande

Caríssimos irmãos e irmãs da Diocese de Campina Grande,

Tenho a satisfação de comunicar-lhes que, nesta manhã de 08 de agosto de 2012, o Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo dessa Diocese de Campina Grande, Excelentíssimo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, transferindo-o da Diocese de Caicó no Estado do Rio Grande do Norte.
A Diocese de Campina Grande na Paraíba acolhe com profunda exultação de alegria, a nomeação do seu sétimo Bispo, anunciado oficialmente nesta manhã de quarta-feira, dia 08 de agosto de 2012.
Nós que fazemos parte desta porção diocesana, clero, religiosos (as), agentes de pastorais e todo o povo de Deus, agradecemos de coração a Santa Sé, na pessoa do Santo Padre Bento XVI pela generosa escolha deste novo Bispo após cinco meses de vacância desde a transferência de Dom Jaime Vieira Rocha para a Arquidiocese de Natal em 26 de fevereiro deste ano.
A vinda de Dom Delson será um momento de intensa alegria para as nossas comunidades e, desde já, rezaremos pedindo ao Espírito Santo que Dom Delson tenha um ministério fecundo em nosso meio, que proporcione a todos nós em sua paterna dedicação, o entusiasmo pela missão de servir à Igreja.

Breve Histórico do novo Bispo:
Dom Delson é natural de Biritinga/BA, nasceu em 10 de julho de 1954 (58 anos), foi ordenado Presbítero em Feira de Santana/BA, na Ordem dos Frades Menores Capuchinho em 05 de julho de 1980 (32 anos de sacerdócio) e nomeado Bispo de Caicó aos 05 de julho de 2006 (06 anos). Em 24 de setembro de 2006 foi ordenado Bispo na cidade de Feira de Santana/BA e assumiu a Diocese de Caicó em 08 de outubro de 2006. Atualmente é o Bispo responsável pelo setor Comunicação do Regional. O Lema escolhido por ele foi: “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).
O novo Bispo eleito para a Diocese Campina Grande cursou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza/SP; concluindo os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Também é licenciado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Atividades anteriores ao Episcopado nos Capuchinhos
(1981) Foi formador dos aspirantes, Vigário Paroquial e Vice Guardião em Feira de Santana/BA;
(1984) Formador do Pós-noviciado; Guardião e Vigário Provincial em Salvador/BA;
(1986-1992) Ministro Provincial;
(1993) Diretor da Rádio Sociedade e Vice Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Feira de Santana/BA;
(1995) Em Roma obteve o Mestrado em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Salesiana;
(1998 - 2001) Ministro Provincial de Salvador/BA;
(2002-2006) Em Roma exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos.

Obra Escrita: Rádio Comunitária e Catequese: hipótese de um trabalho complementar (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Gregoriana).

Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Administrador Diocesano

Fonte: Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário