segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vigário Geral: Pe. Márcio Henrique divulga carta sobre sua nomeação


Campina Grande, 29 de Outubro de 2012
Aos Irmãos e Irmãs desta amada
DIOCESE DE CAMPINA GRANDE
Paraíba - Brasil

Caríssimos,
Valho-me da presente para expressar meus cumprimentos e desejar que permaneçamos firmes no serviço à nossa Igreja Diocesana de Campina Grande.
Nesta manhã de 29 de outubro, nosso Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, comunicou a nomeação do novo Vigário Geral através do Programa “Bom dia Irmãos” da Rádio Caturité. Fui chamado para ser colaborador nesta nova missão. São doze anos entregues à esta querida Igreja, consagrando minha vida em favor das necessidades da Diocese. Tive a felicidade de trabalhar com os quatro últimos Bispos, Dom Luis Gonzaga Fernandes, Dom Matias Patrício de Macêdo e Dom Jaime Vieira Rocha, agora Dom Manoel Delson me confia esta tarefa de estar ao seu lado partilhando das suas preocupações de Pastor. Dom Delson, toda a minha gratidão pela confiança! Tenho certeza que aprenderei muito com o Senhor.
A nomeação do Vigário Geral apesar de ser por livre escolha do Bispo, Dom Delson, em seu espírito de colegialidade, achou por bem consultar o Clero antes de fazer a nomeação. Para minha surpresa, na noite do dia 23 de outubro próximo passado, Dom Delson, após abrir os papéis que serviram para a consulta sigilosa na reunião do Clero, comunicou-me que os meus irmãos no sacerdócio gostariam que eu pudesse colaborar nesta função. “Você será o Vigário Geral”, disse o Bispo. Sem orgulho nenhum da minha parte, sem nenhuma vanglória, digo de coração, fiquei emocionado por saber que o trabalho desenvolvido em situações anteriores foi positivo, reconhecido e confirmado pelos irmãos no sacerdócio. Tenho limitações humanas, mas o serviço a vocês, meus companheiros de caminhada, me fez aprender bastante e farei todo possível para estar a serviço de todos.
Continuo dizendo Sim como sempre fiz! Acolho esta nova missão com os mesmos sentimentos de humildade, co-responsabilidade e confiança na força divina. A vocação sacerdotal obriga-me a viver na disposição integral para Deus e a Igreja. Por isso, farei o possível para corresponder com este ofício, empenhando-me por fazer crescer a unidade e a comunhão entre nós, Clero e Povo de Deus.
Neste encargo, as atribuições são determinadas pelo Código de Direito Canônico (Cân 475 e seguintes) e a principal tarefa é ajudar o Bispo no Governo de toda a Diocese. Sem dúvida, pelo lema episcopal de Dom Delson, “Ide aos meus irmãos”, percebo que o maior desafio, será buscar incansavelmente uma forma de estar bem perto do rebanho, ser próximo dele.
Como filho desta Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, renovo meu juramento de fidelidade e ponho-me na inteira obediência, suplicando pelas mãos da Imaculada Conceição, nossa Padroeira, as bênçãos de Deus para esta nova caminhada.

Fraternalmente,

Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Vigário Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário