sexta-feira, 30 de novembro de 2012

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Pastoral faz panfletagem em CG


O Dia Mundial de Combate a Aids será lembrado em todo país com atividades neste dia 1º de dezembro. Em Campina Grande, membros das Pastorais da Aids e da Saúde farão panfletagem na Praça da Bandeira, durante toda manhã deste sábado, dia 1º, alertado a população para a importância do teste de HIV. Participam da panfletagem também a Pastoral da Pessoa Idosa e o GAV (Grupo de Apoio à Vida), primeira ONG que trata sobre a Aids na cidade.
A data que marca a conscientização da população para os riscos da Aids foi estabelecida por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
Socorro Nóbrega, coordenadora da Pastoral da Aids na Diocese de Campina Grande, diz que é importante as pessoas estarem atentas e buscarem informação. “Estamos incentivando as pessoas a fazerem o teste de HIV, pois número de mortes por diagnóstico tardio ainda é muito relevante”, disse.
A DOENÇA E O TESTE:
Aids é uma doença causada pelo HIV, vírus que deixa o corpo fraco para uma série de outras doenças. Existe tratamento, mas os especialistas alertam que é melhor prevenir, pois ainda não tem cura.
Em todo caso, é recomendado que se faça o teste, mesmo sem ter sintomas da doença. O teste é gratuito e sigiloso.
A Coordenação de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informa que o teste rápido pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata. O serviço do Teste Rápido esta sendo oferecido até o dia 10 de dezembro.

Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário