quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Papa Bento XVI divulga mensagem para o Dia Internacional da Paz


A Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou na manhã de sexta-feira, 14 de dezembro, a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2013.
“Bem-aventurados os obreiros da paz” é o tema da Mensagem, em que o Papa pede “um renovado e concorde empenho na busca do bem comum, do desenvolvimento de todo o homem e do homem todo”.
A realidade do nosso tempo, afirma o Pontífice, é caracterizada ainda por sangrentos conflitos e por ameaças de guerra: “Causam apreensão os focos de tensão e conflito causados por crescentes desigualdades entre ricos e pobres, pelo predomínio duma mentalidade egoísta e individualista que se exprime inclusivamente por um capitalismo financeiro desregrado. Além de variadas formas de terrorismo e criminalidade internacional, põem em perigo a paz aqueles fundamentalismos e fanatismos que distorcem a verdadeira natureza da religião”.
Mesmo assim, analisa o Papa, o mundo é rico de inúmeras obras de paz, porque o homem, na verdade, é feito para a paz, que é dom de Deus.
Dividida em sete pontos, a Mensagem de Bento XVI se inspirou nas palavras de Jesus Cristo: «Bem--aventurados os obreiros da paz, porque serão chamados filhos de Deus» (Mt 5, 9).
Para nos tornarmos autênticos agentes de paz, escreve o Papa, são fundamentais a atenção à dimensão transcendente e o diálogo constante com Deus: “Assim o homem pode vencer aquele germe de obscurecimento e negação da paz que é o pecado em todas as suas formas: egoísmo e violência, avidez e desejo de poder e domínio, intolerância, ódio e estruturas injustas”.
Neste contexto, o Pontífice recorda a oração com que se pede a Deus para fazer de nós instrumentos da sua paz, a fim de levar o seu amor onde há ódio, o seu perdão onde há ofensa, a verdadeira fé onde há dúvida.


Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário