segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pastoral da AIDS realiza Encontro Regional em Campina Grande


Coordenadores diocesanos e agentes da Pastoral da AIDS de todas as dioceses do Regional NE 2 da CNBB estarão em Campina Grande para discutir o incentivo ao diagnóstico precoce da doença. O Encontro regional será realizado neste fim de semana, de 19 a 21 de julho, no Centro Diocesano de Treinamento no bairro do Tambor. O assessor nacional da Pastoral da AIDS, Frei Luís Carlos Lunardi, da Arquidiocese de Porto Alegre, estará em Campina para o evento.
No encontro, será feito um estudo sobre os aspectos técnicos do HIV, como sua história, dados atualizados dos infectados e o que há de novidade no tratamento e prevenção. Durante o evento, os participantes irão discutir sobre a importância do diagnóstico precoce além de estudar qual a maneira mais eficaz de levar ao público as informações necessárias. Os tipos de teste, esclarecimentos sobre as formas de infecção, desmistificação da doença, o acompanhamento aos infectados e as obrigações do poder público também estarão em pauta. Para auxiliar nas discussões, foram convidadas Patrícia Valéria, coordenadora do CTA Municipal (Centro de Testagem e Aconselhamento), e Maria do Socorro Farias, coordenadora do SAE (Serviço de Atendimento Especializado).
Em Campina Grande, a Pastoral da AIDS vem, há 2 anos, no trabalho de aconselhamento e acompanhamento dos infectados, atuando também no campo da prevenção. “Percebemos que, ainda hoje, o número de óbitos em decorrência da AIDS é muito alto devido à falta de diagnóstico precoce e acompanhamento adequado”, explica Socorro Nóbrega, coordenadora da Pastoral na diocese.
Só em 2012, na Paraíba, foram registrados 341 casos de AIDS, sendo 240 do sexo masculino e 101 do sexo feminino. Nos 3 primeiros meses deste ano, 38 pessoas já morreram vítimas da doença. Existem 5.153 casos de AIDS notificados o Estado, contabilizados desde 1985, quando houve o primeiro registro, incluindo as pessoas que já vieram a óbito.

Pascom Diocesana

Nenhum comentário:

Postar um comentário