segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dioceses brasileiras participaram da Adoração Eucarística simultânea com o Papa Francisco


FranciscoAdoracao03062013O Papa Francisco presidiu na tarde deste domingo, na Basílica de São Pedro, uma Adoração Eucarística, que foi realizada simultaneamente em nível mundial. O evento, inserido no âmbito do Ano da Fé convocado por Bento XVI em outubro passado, foi realizado no dia em que é festejado Corpus Christi na Itália e em outros países.
Às 17 horas (horário de Roma) os milhares de fiéis presentes na Basílica estiveram unidos em Adoração, em sintonia com fiéis de todo o mundo presentes em catedrais, igrejas, capelas, casas religiosas, por meio de transmissão via satélite. A adoração durou uma hora, com os momentos de silêncio sendo entremeados por orações e cânticos. Ao final da cerimônia, o Santo Padre abençoou a Assembleia com o Santíssimo. O canto da ‘Salve Regina’ concluiu a celebração.
O Papa Francisco havia indicado duas intenções para este momento de oração. A primeira: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”. E a segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.
De acordo com a Santa Sé, foi um evento histórico que reuniu toda a Igreja em torno da Eucaristia, pela primeira vez de forma simultânea, a nível mundial. A diferença no fuso horário provocou uma situação curiosa, pois enquanto a Adoração tinha seu início na Itália às 17 horas, no Brasil eram 11h50 da manhã. Em Hanói, no Vietnã 23 horas, na Nova Zelândia 3 da manhã e em Nova Orleans, 10 da manhã.
No Brasil, diversas Dioceses aderiram oficialmente à iniciativa, inscrevendo-se no site do Ano da Fé. Entre elas, as Arquidioceses de Brasília, Fortaleza, Salvador; as Dioceses de Caxias do Sul, Chapecó, Erexim, Irecê, Itabuna, Jales, Jundiaí, Luz, Parintins, Piracicaba, Toledo, Uruaçu, Tefé, Jacarezinho, Nepomuceno.

por: CNBB / Rádio Vaticano 

Adoração ao Santíssimo em sintonia com o Papa Francisco lota Catedral de Campina Grande


A pedido do Papa Francisco, toda Igreja espalhada pelo mundo se uniu em Adoração ao Santíssimo por uma hora neste domingo, dia 2. Em Campina Grande, Dom Manoel Delson presidiu a Adoração, que contou com um número muito grande de fieis, que lotou a Catedral. Em todo Brasil, a adoração aconteceu ao meio dia, 17h em Roma, de onde o Papa também presidia a Adoração.
O Papa Francisco havia indicado duas intenções para este momento de oração. A primeira: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”. E a segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.
Dom Delson disse estar feliz em participar de um momento tão bonito para a Igreja. “O Papa conseguiu neste dia, unir toda a Igreja diante do Santíssimo Sacramento em oração; e eu fico muito feliz, pois o povo de Campina Grande atendeu ao nosso chamado, o chamado do Papa”. O Bispo ainda falou da postura de Francisco desde que assumiu o pontificado. “O Papa vem trazendo para a Igreja tanta coisa bonita, uma grande humildade, nos ajudando a rezar pela Igreja, nos colocando nesta postura humilde, de ajoelhar diante do Santíssimo e repensar nossa missão diante dos problemas do mundo”.
De acordo com a Santa Sé, esta foi a primeira vez que a Igreja no mundo todo se uniu, de forma simultânea, diante da Eucaristia. A tecnologia proporcionou este feito, pois a convocação chegou a todos e, durante a realização, todos estiveram unidos ou através de seus bispos e padres, nas Igrejas, ou diante da TV na transmissão ao vivo direto do Vaticano.

Pascom Diocesana

Papa Francisco convoca os católicos para uma hora de adoração no próximo domingo


Neste domingo, dia 02 de junho, os católicos do mundo todo tem um compromisso marcado com Sua Santidade, o Papa Francisco. O Pontífice convocou todos os fieis, espalhados pelo mundo, a se unirem em adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 17h, horário de Roma, 12h no Brasil, o Papa estará na Basílica de São Pedro em adoração durante 1 hora. O gesto será repetido por todos os bispos e arcebispos acompanhados dos fieis. Em Campina Grande, Dom Manoel Delson estará, ao meio dia, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição conduzindo este momento de adoração.
De acordo com o comunicado da Santa Sé, o Pontífice convida os pastores locais a promoverem em suas Catedrais, e em outras Igrejas de suas dioceses, uma hora de adoração Eucarística em sincronia com o Santo Padre em Roma. A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização no âmbito das atividades programadas para o Ano da Fé.
Para este momento de unidade da Igreja, o Papa Francisco enviou as intenções pelas quais todos devem voltar as suas orações neste dia 2 de junho. O Papa pede para que rezem pela Santa Igreja e por todos os que hoje sofrem com as novas – e antigas – formas de escravidão.
Dom Rino Fisichella, presidente da Comissão para o Ano da Fé, divulgou carta explicando que este deve ser um momento de união de todos os católicos. “Deste modo, esperamos que muitos fiéis possam se unir ao mesmo tempo com seus bispos, junto de Jesus Sacramentado, e em espírito de união com o Sucessor de Pedro", escreveu Dom Fisichella.

Pascom Diocesana, com informações do Portal Ecclesia

SERVIÇO:

Para os padres que desejem realizar a Adoração ao Santíssimo no próximo domingo, ao meio dia, segue o esquema que o Papa Francisco seguirá durante a Solene hora de Adoração Eucarística. Tal esquema pode ser utilizado exatamente como está ou pode ser adaptado segundo as exigências pastorais locais (diocesanas).
Embora a adoção deste esquema seja facultativa, convida-se calorosamente a manter a comunhão rezando pelas intenções que o Santo Padre propôs para este profundo momento de oração eclesial.

Roteiro em PDF