sexta-feira, 8 de julho de 2011

No Retiro anual do Clero: "A Espiritualidade Sacerdotal"

Na manhã do segundo dia do retiro do Clero de Campina Grande, que teve início no último dia 4, o pregador Dom Cláudio enfatizou o tema central: "A Espiritualidade Sacerdotal". Nesta perspectiva, houve uma reflexão sobre a exigência fundamental de que o padre esteja em sua dimensão pessoal "configurado" ao Cristo, participando ativamente de Sua vida, isto é, identificando-se com Ele.
Dom Cláudio falou aos presentes: “Por outro lado, a dimensão ministerial nos diz que somos ‘mediadores’ e devemos como presbíteros assumir a missão de convidar outros e outras para vivenciarem a ralação de amor com o Cristo. O sacerdote é outro Cristo, não para tomar o lugar do Cristo, mas no sentido de ser alguém que traz em si os sinais do Cristo; não basta exercer funções, mas devemos manifestar o Cristo presente”, enfatizava o pregador.
Ele  insistiu, ainda, em sua pregação que o Cristo se manifesta primeiramente pelo anúncio da Palavra. “Antes de anunciarmos como presbíteros, temos que acolher a Palavra de Deus", disse. Lembrou ainda que o próprio Jesus se colocou em oração, ou seja, esteve sempre disposto a ouvir inicialmente o Pai. "O sacerdote é um consagrado a Palavra", e ressaltou que “não é a Palavra que nos é entregue, mas nós que somos entregues à Palavra porque ela é maior do que nós, é o próprio Deus”, frisou.
No turno da tarde a pregação continuou em torno das características da Palavra: Viva e Penetrante. Viva porque é o próprio Filho de Deus. A Palavra de Deus é viva e é vida. E penetrante pela capacidade que Jesus tem de tocar as pessoas e atingir o coração de cada um, inclusive, nos julga interiormente.
O Papa Bento XVI recorda as 4 dimensões para a interpretação da Palavra de Deus e que devem ser levadas em conta:

1. Cristológica: Porque o Cristo é a Palavra.
2. Escatológica: Porque o Cristo é a revelação definitiva de Deus, então, a Palavra do Cristo é a palavra final.
3. Penumatológica: Porque apenas na força do Espírito Santo podemos compreender a Palavra de Deus.
4. Eclesiológica: Porque a Palavra de Deus nos interpela individualmente, mas não está na posse de ninguém, pertence à Igreja. Somente em comunhão de fé com a Igreja é que é possível interpretar e compreender melhor e mais a Palavra de Deus.

Por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes - Vigário Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário