segunda-feira, 26 de março de 2012

Dom Matias será o celebrante da Missa dos Santos Óleos em Campina Grande


Dom Matias Patrício de Macêdo será o celebrante da Missa dos Santos Óleos na Catedral Diocesana de Campina Grande. A Solenidade acontece na próxima quinta-feira santa, dia 05 de abril, às 8:30h. Dom Matias foi bispo de Campina Grande nos anos 2000 a 2003 e hoje é arcebispo emérito da arquidiocese de Natal (RN).

Na Missa dos Santos Óleos, todo o Clero da diocese, formado por padres e diáconos diocesanos e religiosos, se reúne diante do bispo para renovar as suas promessas sacerdotais. Nesta celebração, o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação até a quinta-feira santa do próximo ano.

Na quinta-feira santa também acontece a celebração da Missa da Ceia do Senhor e lava-pés. O presidente da celebração, em sinal de amor, entrega e humildade, lava e beija os pés de 12 pessoas representando o gesto de Cristo, que fez o mesmo com seus 12 discípulos. A Missa da Santa Ceia também marca a instituição da Santa Eucaristia.

Fonte: Pascom de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário