quinta-feira, 8 de março de 2012

Em Roma: Seminaristas de Campina Grande receberão Ministério de Leitor

Em Roma: Seminaristas de Campina Grande Receberão o Ministério de Leitor
No Próximo dia 26 de Março os seminaristas André Morais e José Marcondes, residentes no Colégio Eclesiástico Internacional Sedes Sapientiae e estudantes do 2º ano de Teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma - Itália, serão instituídos como Leitores. A cerimônia ocorrerá às 16h na Basílica de Santo Apolinário e será presidida por Sua Exa. Revma. Dom Julio Murat (Turquia) arcebispo titular de Orange e Núncio Apostólico em Zâmbia. Tradicionalmente esta celebração de instituição do ministério de leitor no Colégio Sedes Sapientiae acontece no dia 25 de Março - Solenidade da Anunciação do Senhor - mas como esta data é um domingo, este ano a celebração foi transferida para o dia 26.
Durante o itinerário vocacional o candidato ao sacerdócio é instituído com dois ministérios: o de leitor e o de acólito. no Sedes Sapientiae a instituição dos ministérios se dá durante o 2° abo de Teologia, o leitorado no segundo semestre do 2º ano e o acolitato no primeiro semestre do 3º ano, geralmente no mês de novembro. Ambos acontecem depois que o seminarista foi admitido às Sagradas Ordens, rito que ocorre no início do 2º ano. Os dois seminaristas foram admitidos às Sagradas Ordens no dia 8 de Dezembro do ano passado.
O Ministério de Leitor é muito importante na liturgia da Igreja e o indivíduo instituído para este ministério tema função de servir a assembléia litúrgica através da leitura da Palavra de Deus durante a Santa Missa, Liturgia das Horas ou nas celebrações dos Sacramentos e outras ações litúrgicas. Além  disso, deve ajudar na instrução de crianças ou adultos que se preparam para receber o Sacramento da Eucaristia. Segundo o Cerimonial dos Bispos "pode ser conferido a fiéis leigos, do sexo masculino, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao Sacramento da Ordem". Os seminaristas se recomendam as preces e orações de todos os irmãos fiéis da nossa Diocese em mais este passo importante do caminho vocacional de ambos.

Direto de Roma, com informações do correspondente Sem. José Marcondes

Nenhum comentário:

Postar um comentário