sexta-feira, 30 de novembro de 2012

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Pastoral faz panfletagem em CG


O Dia Mundial de Combate a Aids será lembrado em todo país com atividades neste dia 1º de dezembro. Em Campina Grande, membros das Pastorais da Aids e da Saúde farão panfletagem na Praça da Bandeira, durante toda manhã deste sábado, dia 1º, alertado a população para a importância do teste de HIV. Participam da panfletagem também a Pastoral da Pessoa Idosa e o GAV (Grupo de Apoio à Vida), primeira ONG que trata sobre a Aids na cidade.
A data que marca a conscientização da população para os riscos da Aids foi estabelecida por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
Socorro Nóbrega, coordenadora da Pastoral da Aids na Diocese de Campina Grande, diz que é importante as pessoas estarem atentas e buscarem informação. “Estamos incentivando as pessoas a fazerem o teste de HIV, pois número de mortes por diagnóstico tardio ainda é muito relevante”, disse.
A DOENÇA E O TESTE:
Aids é uma doença causada pelo HIV, vírus que deixa o corpo fraco para uma série de outras doenças. Existe tratamento, mas os especialistas alertam que é melhor prevenir, pois ainda não tem cura.
Em todo caso, é recomendado que se faça o teste, mesmo sem ter sintomas da doença. O teste é gratuito e sigiloso.
A Coordenação de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informa que o teste rápido pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata. O serviço do Teste Rápido esta sendo oferecido até o dia 10 de dezembro.

Pascom Diocesana

Nota do Conselho Episcopal do Regional NE 2 da CNBB em solidariedade com as famílias atingidas pela seca

NOTA DO CONSELHO EPISCOPAL DO REGIONAL NORDESTE 2 DA CNBB
SOLIDARIEDADE COM AS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA SECA
“Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber”. (Mt 25,35)

Nós, Bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, solidários com o povo sofrido, cujas amarguras se agravam por causa do longo período da falta das chuvas, nos unimos às vozes dos que sofrem, com um apelo veemente para que sejam tomadas, com a urgência que a situação exige, as providências necessárias a fim de minimizar as sequelas devastadoras da seca que, mais uma vez, assola o Nordeste. Lamentamos que, mesmo contando com os conhecimentos da ciência e os recursos da tecnologia, as autoridades competentes não tenham implementado as ações necessárias e possíveis para que a seca não se tornasse, outra vez, uma experiência devastadora.
Expressamos nossa solidariedade às famílias vitimadas por esta estiagem que se apresenta como a mais severa dos últimos 30 anos, enquanto buscamos o dialogo com as autoridades e a sociedade civil, numa linha de colaboração. Queremos contribuir com a formulação, execução e monitoramento de políticas públicas emergenciais que venham possibilitar o acesso à água para consumo das famílias e dos seus rebanhos. Em nossa condição de Pastores Diocesanos, não como técnicos, vimos solicitar aos Poderes Públicos competentes a necessária agilidade, eficiência e transparência na execução dessas políticas públicas emergenciais que possam amenizar a sede e a fome das pessoas e dos rebanhos, na cidade e no campo, em centenas de Municípios de nossos Estados. Alertamos para a necessidade de um vigilante exercício da cidadania, a fim de que não haja uma instrumentalização política e social dessa adversidade enfrentada pelo povo, para explorar, promover trocas ilícitas de favores, criar ou fortalecer relações de dependência. Estas práticas tornam a situação mais terrível e ferem a dignidade de nossos irmãos e irmãs mais diretamente atingidos pela seca.
Em face da realidade da seca, consideramos serem necessários a concentração dos esforços necessários e o investimento dos recursos possíveis em iniciativas concretas que promovam a convivência com o semiárido nordestino, através de programas específicos do Estado, em parceria com as experiências da sociedade civil, entre as quais se incluem as da Igreja, valorizando, apoiando e incentivando projetos, desde os mais simples aos mais amplos, que garantam a captação, distribuição e uso racional da água. No contexto atual, os escassos recursos hídricos devem ser melhor aproveitados e estocados de forma eficaz, a fim de que nos próximos períodos de estiagem, não nos encontremos tão despreparados para conviver com este fenômeno que atinge 80% do nosso território. O problema da seca no Nordeste, todavia, exige intervenções estruturantes. Desde que adotadas, as ações estruturantes haverão de melhorar a qualidade de vida dos habitantes do semiárido, a médio e longo prazo. Dentre essas políticas estruturantes, destacamos como prioridade a conclusão das obras, em curso, para transposição de águas do Rio São Francisco para os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Convocamos nossas comunidades cristãs, especialmente aquelas pertencentes à jurisdição das Arquidioceses e Dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB, a juntos enfrentarmos, com coragem, as provações do momento. Iluminados pela fé, além de enxergarmos as causas e consequências do que estamos vivendo, podemos vislumbrar “o novo que há de vir”.
Que as luzes e as esperanças do Natal de Jesus nos mantenham unidos aos nossos irmãos e irmãs, nesta adversidade da seca, através da força profética da solidariedade que pode e deve se manifestar de muitas formas, em nossas comunidades.

Recife, 30 de novembro de 2012
Memória do Apóstolo Santo André

Dom Genival Saraiva de França
Bispo de Palmares - PE
Presidente do Regional Nordeste 2

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Bispo de Campina Grande - PB
Vice-Presidente

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo de Guarabira - PB
Secretário

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSSR
Bispo de Pesqueira – PE
Bispo referencial da Comissão Regional de Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz

Seminário Diocesano promove “Cantata Natalina”


Nos próximos dias, a Igreja começa a viver o Tempo do Advento. Neste período, as pessoas devem se preparar para a chegada do Salvador. Vivendo este clima, o Seminário Diocesano São João Maria Vianney proporciona a toda comunidade a Cantata Natalina. No próximo dia 30 de novembro, sexta-feira, corais sob a regência do Maestro Francisco Alexandre trarão repertório com grandes clássicos para encantar o público.
Na oportunidade se apresentarão os corais: São João Maria Vianney, Isis Cruz e o Coral Facisa. As apresentações são gratuitas na Igreja de São João Maria Vianney, no Seminário Diocesano.
“Será uma noite de júbilo, em que poderemos prestigiar a apresentação dos corais, os quais entoarão belas canções em preparação para o Natal do Senhor”, disse Pe. Dezenilton, Reitor do Seminário.
Para maiores informações ligue 3343 4226.

Pascom Diocesana

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Festa de Nossa Senhora da Conceição na Catedral Diocesana


A tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada pela Paróquia da Catedral terá início no próximo dia 29 de novembro.  A imagem da padroeira está em peregrinação pelas casas dos paroquianos e chega à Catedral para o início da festa, que terá seu ápice no dia 8 de dezembro. Toda comunidade já se prepara para os festejos da padroeira da Diocese e da cidade de Campina Grande.
“Com Maria, minha Fé dá sim à Jesus”. Este foi o tema escolhido para a festa deste ano, fazendo alusão ao Ano da Fé (outubro 2012 – novembro 2013). Também são celebrados os 243 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição,  148 anos da cidade de Campina Grande, 63 anos da Diocese e 05 anos da Dedicação da Catedral.
Na programação da festa nos dias 29 de novembro à 7 de dezembro, haverá  ofícios, novenas e Missas, presididas por vários padres da diocese. Além disso, todas as noites, Pavilhão na Praça da Catedral com várias atrações musicais e lanchonetes. Pe. Márcio Henrique informou que a venda e consumo de bebidas alcoólicas no espaço da festa estão proibidos. Segundo ele, “não são poucas as famílias que estão lutando para vencer a batalha contra o álcool, então, o nosso testemunho cristão deve ser mais forte”, disse. O pároco ainda enfatizou que “muitos jovens e adultos já morreram ou destruíram suas famílias por causa da bebida”.
A programação do dia 8 de dezembro terá início com a Missa da Alvorada às 7h e, em seguida, o tradicional Café com Maria. Às 10h, Dom Delson preside a Missa do Lar. Às 16h acontece a Procissão, que levará os fieis até o Parque do Povo, onde será celebrada a Santa Missa de encerramento, também presidida pelo Bispo Dioceano Dom Delson.

Pascom Diocesana

Confira a programação completa da Festa da Padroeira 2012

Campanha de Alimentos 2012

Catedral de Campina Grande realiza Campanha de Arrecadação de Alimentos


A Catedral de Nossa Senhora da Conceição está realizando a Campanha do Alimento 2012. Aberta no último dia 10 de novembro, a arrecadação dos donativos vai até o dia 15 de dezembro. A iniciativa faz parte do projeto “Solidariedade e Partilha” em funcionamento na Catedral há 5 anos. As doações poderão ser entregues nos horários das celebrações e de terça a sábado na secretaria da Catedral.
Com o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt, 14, 16), a campanha faz parte da programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição, que começa dia 29 de novembro e se estende até 08 de dezembro.
A Campanha do Alimento 2012 é a 11ª ação desenvolvida pelo Projeto Solidariedade e Partilha, coordenado por Aurea Ramos Araújo. Instituições que atendem crianças, idosos, moradores de rua e pessoas necessitadas já foram beneficiadas pelo projeto. Já foram desenvolvidas as ações Na Fidelidade a Cristo Sou Solidário, Ação Missionária em Favor da Vida, Renúncia Quaresmal a Serviço da Economia e da Vida, Campanha do Agasalho (2010, 2011, 2012), Dia da Solidariedade “SOS Palmares” (em conjunto com a Diocese), Seminário de Saúde, Distribuição de Feijão, Campanha do Leite em Pó, Semana da Solidariedade e Campanha de Materiais Recicláveis.
Além das instituições, as diversas ações beneficiaram também aquelas pessoas assistidas pelas pastorais sociais da Catedral: Pastoral do Menor, Promoção da Mulher, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral dos Sofredores de Rua.
“Neste ano de 2012, estamos realizando a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para distribuir cestas de natal para aqueles assistidos pelas pastorais sociais da paróquia e pessoas carentes que buscam ajuda diariamente na Catedral”, afirmou o Pe. Márcio Henrique, pároco.
Para maiores informações: 3321 3140 (Secretaria), 88575600 (Coordenação Geral) ou acesse www.catedralcg.org.br.

Fonte: Pascom Catedral

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Diocese realiza Seminário de preparação para a 5ª Semana Social Brasileira



A 5ª Semana Social Brasileira acontecerá no próximo ano, de 2 a 5 de setembro. Toda a Igreja do Brasil vem se preparando para este importante momento com ações desenvolvidas nas dioceses e regionais. A Diocese de Campina Grande, através da dimensão sócio-transformadora, convida toda população para o Seminário que trará palestras, debates, oficinas e painéis. O evento acontece nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro no Centro Diocesano do Tambor.
“Um Novo Estado: Caminho para uma Nova Sociedade do Bem Viver”. Este é o tema do Seminário de preparação para a 5ª Semana Social Brasileira aqui na Diocese. O lema do evento oferecerá aos participantes a seguinte discussão: “Estado para quê e para quem?”. Para os debates foram convidados Cesar Sanson, que é Sociólogo professor da UFRN e Assessor para as Pastorais Sociais da CNBB e Roberto Saraiva, membro do Serviço Pastoral dos Migrantes do Regional NE2. O evento ainda conta com a participação do Professor Severino Lima, da UFCG;  Fátima Cavalcanti, Socióloga e o Bispo Diocesano Dom Manoel Delson.
As oficinas oferecidas serão: Juventude e Políticas Públicas; Políticas Públicas para Saúde; Políticas Publicas para as Mulheres; Desenvolvimento Urbano e Sustentável; Homeopatia e meio ambiente e Geração de renda a partir de recicláveis.
As inscrições custas R$ 30 e garantem hospedagem e alimentação.

Confira aqui a programação completa

Baixe aqui sua ficha de inscrição

Para maiores informações, (83) 9957 1283 – Roberto Jefferson, membro da dimensão sócio-transformadora.

Pascom Diocesana

Estudos e encaminhamentos marcam o segundo e último dia da 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral


As proposições do Sínodo dos Bispos, realizado em outubro deste ano em Roma, foram os pontos abordados pelo Pe. Limacedo neste segundo e último dia de Assembleia. O dia ainda foi de encaminhamentos para 2013 e a Santa Missa encerrou oficialmente a 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral.
Pe. Limacedo fez uma apresentação do documento que os Bispos enviaram para apreciação do Papa Bento XVI e que servirá de base para a exortação pós-sinodal. Sobre a ação pastoral, o assessor afirmou que precisamos “viver totalmente a fé para fazermos assim, uma ação pastoral que produza frutos”.
Dom Manoel Delson falou aos presentes da sua alegria em presenciar este momento tão importante para a Diocese. Para ele, a unidade e a comunhão entre as pastorais, movimentos e demais serviços diocesanos é fundamental para que os frutos da missão da evangelização aconteçam. O Bispo ainda afirmou que as boas ações precisam ser divulgadas para que toda comunidade conheça o que vem dando certo e para que motive os cristãos mais afastados da missão, a voltar para o centro da Igreja.



Encerrando a Assembleia, Dom Delson presidiu a Santa Missa e enfatizou em suas palavras que de nada adiantará as nossas ações se nós não fizermos a experiência de Deus, através da Sua Palavra e da Eucaristia. “A evangelização acontece a partir dessa nossa relação íntima com Deus. Ninguém permanece o mesmo depois de se encontrar com Ele”, disse.
Dom Delson agradeceu a presença e disponibilidade de todos e encerrou oficialmente a 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

Para baixar o material utilizado pelo assessor, Pe. Limacedo, clique aqui.

Para ver as fotos da Assembleia, clique aqui.

Pascom Diocesana

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Questionamentos de João XXIII norteiam os estudos na tarde do primeiro dia da 32ª Assembleia


Divididos em grupos, os participantes da 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral discutiram sobre os questionamentos deixados pelo Papa João XXIII. Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano e momento de confraternização encerraram a quinta-feira no Centro Diocesano de Formação Dom Luís Gonzaga Fernandes.
A força da fé na transformação da humanidade e a eficácia na proclamação do Evangelho foram alguns dos assuntos discutidos em grupo. O Pe. Limacedo, assessor da Assembleia, pediu que cada grupo discutisse os questionamentos de João XXIII e apresentasse no plenário o que vem sendo feito e o que pode avançar na Diocese de Campina Grande.
Sobre o tema que norteia a Assembleia, “Nova Evangelização”, o Padre parabenizou a Diocese e se disse feliz e satisfeito com o que vem sendo apresentado no evento. “Está sendo muito gratificante. Estou vendo que as pessoas estão interessadas, estão acompanhando e questionando... é sinal de que o tema interessa, é atual, nos provoca e deixa a lição que precisamos aprofundar sempre mais.” Afirmou Pe. Limacedo.
No final da tarde, Dom Delson presidiu a Santa Missa e falou, durante a homilia, que a força da Nova Evangelização está no testemunho dos Cristãos: “felizes os que são evangelizadores 24h por dia”, disse. O Bispo citou o exemplo do São Paulo, se referindo às atitudes dos cristãos, especialmente dos sacerdotes: “quanta ternura no apóstolo Paulo no trato com as pessoas, que até na prisão comunicou e testemunhou o amor à Cristo perdoando e rezando por aqueles que o prenderam.”
O primeiro dia da Assembleia foi encerrado com uma confraternização. As atividades vão até o final desta sexta-feira, dia 16.

Para baixar o material utilizado pelo assessor, Pe. Limacedo, clique aqui.

Para ver as fotos da Assembleia, clique aqui.

Pascom Diocesana

Tem início a 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral


Pe. Limacedo
Teve início na manhã desta quinta-feira a 32ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Para discutir o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, foi convidado o padre da diocese de Nazaré, Pe. Limacedo. Participam da Assembleia o Bispo, Clero, representantes dos seminaristas, instituições religiosas, Novas Comunidades e coordenadores diocesanos de Pastoral, Movimentos e Serviços.
A abertura oficial dos trabalhos foi feita pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson. Pe. Aparecido Camargo, coordenador diocesano de Pastoral, apresentou as questões práticas do evento, que vai até o final da sexta-feira, dia 16.
O assessor do encontro, Pe. Limacedo, falou sobre o Ano da Fé, o Sínodo dos Bispos e o Concílio Vaticano II. O padre ainda falou sobre os questionamentos do Papa João XXIII que foram orientadores para a Nova Evangelização. Alguns padres que viveram o período do Concílio Vaticano II, deram testemunhos das mudanças ocorridas na Igreja. Pe. Pascale, Pe. Cristiano, SSsR, Mons. Antônio Apolinário e Frei Petrônio falaram das renovações que aconteceram no comportamento de padres e leigos. Os padres enfatizaram que as decisões tomadas no Concílio ecoam até hoje na vida da Igreja.
À tarde, dando continuidade às atividades da Assembleia, os participantes discutirão em grupos, alguns dos questionamentos do Papa João XXIII.

Para baixar o material utilizado pelo assessor, Pe. Limacedo, clique aqui.

Pascom Diocesana

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DNJ 2012 contará com Bate-Papo com Dom Delson: “Que vida vale a pena ser vivida?”


Toda juventude da diocese de Campina Grande estará reunida neste domingo (11) no Colégio Estadual da Prata para celebrar o Dia Nacional da Juventude. Louvor, oração, Santa Missa e um bate-papo com o Bispo fazem parte da programação. Os jovens discutirão o tema “Que vida vale a pena ser vivida?”.
O DNJ deste ano pretende fazer com que os jovens reflitam sobre assuntos que fazem relação com suas vidas. Para um bate-papo especial, foi convidado o Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson. O Bispo falará sobre vida, vocação, Igreja, ser jovem, missionariedade e assuntos pertinentes que surjam durante a conversa. O Ministério de Música Restauração fará a animação do evento. Momentos de oração e a Santa Missa completam a programação.
A entrada é gratuita e as atividades serão iniciadas a partir das 13h.

Pascom Diocesana

Papa nomeia Pe. Eraldo, natural de Monteiro, novo Bispo de Patos


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira (7), que o Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeou  o padre Eraldo Bispo da Silva para a diocese vacante de Patos (PB).
Padre Eraldo Bispo da Silva nasceu em 13 de agosto de 1966, em Monteiro (PB). Na diocese de Barreiras (BA), onde está atualmente, exerceu inúmeras atividades. Foi vigário paroquial de Santa Rita de Cássia (BA), em 1993, e administrador paroquial de São Desidério (BA), entre 1994 e 1999. O padre, dentre outras funções, coordenou o Vicariato IV, (entre 1994 e 1996, e entre 2008 e 2009), também foi coordenador diocesano de Pastoral (entre 1997 e 1999, e entre 2003 e 2004).
O padre cursou Filosofia, no Seminário de Santa Cruz de Goiânia (GO); e cursou Teologia no IFITEG de Goiânia. Entre 2001 e 2002, também cursou Metodologia da Formação Presbiteral e Religiosa para Formadores na UCSAL, em Salvador (BA), e, em 2002, foi diplomado em Direito Canônico no ITEPAL, em Bogotá, na Colômbia.
Após a nomeação, o Padre José Ronaldo Marques da Costa, Administrador Diocesano de Patos, divulgou nota saudando o novo Bispo da diocese local (confira abaixo). Ainda será divulgada a data da ordenação episcopal do Pe. Eraldo, bem como a data de sua posse.

Patos, 7 de novembro de 2012
"Eu mesmo irei em busca de minhas ovelhas e cuidarei delas... Farei surgir para elas um pastor. Ele as apascentará e lhes servirá de pastor" (Ez 34,11.23).

A Diocese de Patos exulta de alegria com a nomeação feita pelo Santo Padre o Papa Bento XVI do Reverendíssimo Pe. Eraldo Bispo da Silva para ocupar a cátedra desta sede Episcopal ora vacante. Na liturgia romana rezemos em um dos prefácios para a missa própria dos apóstolos: "Pastor eterno, vós não abandonais o rebanho, mas o guardais constantemente pela proteção dos Apóstolos. E assim a Igreja é conduzida pelos mesmos pastores que pusestes à sua frente como representantes de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso", isto confirma ainda mais a nossa feliz certeza de que, o Senhor nunca abandona o seu rebanho e por isso, nos alegramos com a nomeação do novo Pastor Diocesano.
O bispo eleito Dom Eraldo Bispo escolhido para ser  sucessor dos apóstolos vem para confirmar, animar, apascentar e conduzir o povo de Deus desta igreja Diocesana através do seu ministério episcopal e por isso, o esperamos   e o  saudamos com os mais sinceros e profundos sentimentos de otimismo. Alegramo-nos também por ele ser nosso conterrâneo, nascido no Cariri da nossa  Paraíba, no município de Monteiro e  em seguida por  sua disponibilidade de serviço e amor a Igreja para deixar  o seu presbitério, sua Diocese, para ser um missionário nas terras do sertão da Paraíba. Podemos ler estes fatos a luz da Palavra de Deus que afirma, “insondáveis são os pensamentos do Senhor”.
Nossa Igreja diocesana ao longo destes 53 anos foi e é marcada pela fé do povo, a doação do clero e, sobretudo a vida missionária de nossas comunidades. Como o redil  que espera o seu pastor e “cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são contudo guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom pastor e príncipe dos pastores (cfr. Jo. 10,11; 1 Ped. 5,4), o qual deu a vida pelas suas ovelhas (cfr. Jo. 10, 11-15) LG 6”.  Nós o esperamos em nosso meio para exercer seu múnus episcopal, somando forças na perspectiva do maior crescimento do Reino de Deus. Os desafios para a nova Evangelização também estão presentes nesta diocese, mas com o protagonismo dos leigos  e das religiosas, a participação do clero e a motivação do nosso bispo Dom Eraldo, anunciaremos a pessoa de Jesus Cristo a todos através da práxis de uma “Igreja discípula e missionaria.”
Se antes rezávamos suplicando ao Senhor que enviasse um pastor para o nosso povo, a partir de hoje, estaremos unidos numa profunda comunhão  aquele que já é o nosso Pastor Diocesano por nomeação do Santo Padre e em cada santa missa, rezaremos na prece eucarística pelo bom êxito do seu pastoreio esperando ansiosamente o dia feliz de sua posse em nossa catedral Diocesana.
Nossa Senhora Da Guia, cuja mãe conduz seus filhos ao Cristo “caminho verdade e vida”, a ela confiamos  seu mais novo filho e  ela mesma o conduzirá a esta terra abençoada, cuja ermida ergue-se sob o vale das Espinharas desejando ardentemente aquele que vem em nome do Senhor. Seja bem vindo Dom Eraldo! Nosso povo te abraça.

Padre José Ronaldo Marques da Costa
Administrador Diocesano de Patos

Pascom Diocesana com CNBB