terça-feira, 16 de março de 2021

Câmara de Cuité aprova Medalha de Honra ao Mérito ao padre Severino Firmino

 Medalha é a maior honraria do Legislativo cuiteense.



A Câmara Municipal de Cuité (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (15), a Medalha de Honra ao Mérito Presidente Oswaldo Venâncio dos Santos, maior honraria do Legislativo cuiteense, ao pároco de Cuité, padre Severino Firmino, pelos relevantes serviços prestados a comunidade cuiteense e ao estado, através da Associação Donos do Amanhã que atende crianças com câncer na Paraíba.

O vereador Rafael Pimenta (Cidadania) destacou que a homenagem ao padre Severino simboliza o reconhecimento dos valores e dos grandes gestos de solidariedades praticados por ele.

Para o vereador Ivan Martins Filho (Cidadania), autor da propositura, a comenda aprovada é uma iniciativa que visa homenagear nosso pároco, um servo de Deus, a serviço do reino, que desde sempre fez a escolha pelos mais pobres.

"Pe. Severino tem uma história muito forte com nossa cidade, tanto na evangelização como na parte social como todo, chegou aqui em fevereiro de 1990 para o estágio pastoral e, em setembro de 1991 foi empossado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, teve uma brilhante atuação no trabalho voltado para as crianças desnutridas, na época o índice de mortalidade infantil era muito alto, iniciou o projeto de construção de casas populares para famílias carentes que moravam casas de taipa, entre os anos de 1992 a 1995 buscou parceria com amigos da Europa para perfuração de poços artesianos na zona rural de Cuité, reforma completa da Igreja Matriz, no  mesmo período ajudou a Fundação Hospitalar Pedro Viana da Costa com doações de lençóis, material de limpeza e aparelho para exames. Em 1998 preocupado com a situação do idosos abandonados, mobilizou a comunidade cuiteense, Câmara Municipal e Prefeitura para instalação da Casa do Idoso Vó Filomena, no ano 2000 iniciou uma reforma na Cadeia Pública, onde foram restaurados banheiros, diretoria e dispensa. No retorno a nossa cidade em 2014, deu continuidade a campanha de arrecadação do leite para a Associação Donos do Amanhã, onde anualmente são entregues milhares de latas de leite para o atendimento a crianças e adolescentes com câncer, além de vários outros serviços oferecidos pela associação, também iniciou juntamente com a Dra. Cristiane Santos, o projeto Mulheres de Peito, buscando o rastreamento precoce do câncer de mama, evitando assim o aumento no número de mortes.

Existe uma frase de frase que marcou a vida de Dom Pedro Casaldáliga "Na dúvida, fique ao lado dos pobres", assim fez padre Severino Firmino, desde o início, concluiu o vereador Ivan Filho.

Portal da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário